Olho Vivo no Ensino Médio

A comunidade se propõe comentar e analisar de forma prática as ações e formulações sobre o ensino médio de abrangência nacional e regional.

Programa Ciências sem Fronteiras terá 5 mil bolsas de pós graduação

Uma boa notícia para a comunidade de estudantes que procuram por bolsas em universidade para pós graduação, o Ministério da Educação garantiu milhares de vagas para pós-graduação - Cinco mil bolsas de pós-graduação! Isso mesmo, o MEC afirma que o Ciência sem Fronteiras terá 5 mil bolsistas na pós-graduação. Ele descarta a hipótese do fim do programa, que já beneficiou milhares de estudantes e comenta que o programa está da mesma forma nas atividades de internacionalização.

Secretários de educação defendem conteúdo obrigatório mínimo para o ensino médio

Mariana Tokarnia - Enviada Especial da Agência Brasil*
Os secretários estaduais de educação querem o fim da divisão dos conteúdos por disciplinas no ensino médio e tempo para uma formação diversificada. A intenção é  dividir os conteúdos obrigatórios em grande áreas de conhecimento e  que ocupem de 50% a 75% do ensino médio. No restante do tempo, o estudante poderá escolher uma formação voltada apenas para uma dessas áreas de acordo com o próprio interesse.

Colégio de Aplicação da UFRJ retoma aulas para ensinos fundamental e médio

Por Vinícius Lisboa Edição: Valéria Aguiar 

Técnicos sugerem mudanças em projeto que obriga bolsista a colaborar com ensino público

Anderson Vieira | 06/05/2015, 14h16 - ATUALIZADO EM 06/05/2015, 15h44

MOMENTOS PEDAGÓGICOS E A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO TEMÁTICA ENFOCANDO A ESCASSEZ DA ÁGUA E A CRISE ENERGÉTICA

                                            ÁGUA: EXCASSEZ, REFLETINDO CRISE ENERGÉTICA.
                                    *1Delsilene dos Santos Borges, 2Edmundo Ângelo Cabral,

Ensino Médio e Juventudes - Chamada para artigos - Revista Educação & Realidade

 

 

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Faculdade de Educação
Educação & Realidade

Sob a lógica do mercado

A especialista em política educacional Nora Krawczyk critica a influência do setor privado e da Economia na Educação: link

Base Nacional Comum do Currículo. Que jogo é esse?

Juventudes, Ensino Médio e trabalho: Estágio para alunos do Ensino Médio

O estágio é um ato educativo escolar, supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa a formação e a preparação do educando para o ingresso no mundo do trabalho; proporciona ao estudante aprendizagens social e cultural e o desenvolvimento de competências profissionais necessárias ao ambiente de trabalho. O estágio supervisionado é uma atividade de caráter educacional, opcional para o aluno, que lhe permite aprender e conhecer o funcionamento de um ambiente de trabalho real, enriquecendo o seu percurso curricular.

Quem pode estagiar?

Ampliação da jornada escolar e alteração dos currículos na reformulação do Ensino Médio

Tramita, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 6840/2013, que trata da reformulação do Ensino Médio no Brasil.

A presidente também pode contribuir para diminuir a evasão escolar, de maneira imediata?

A criação do piso para agente comunitário de saúde e a evasão escolar
 

Alunos pedem sede para escola e transporte escolar em Teresina

Pais, estudantes e professores realizaram protesto para cobrar melhorias. Escola deveria atender 30 comunidades e mais de 450 alunos da capital.

Com bolsa de R$ 500, alunos do ensino médio do Estado de São Paulo podem concorrer a estágio

 10/07/2014 às 11:50 

Secretaria da Educação seleciona estudantes para atuar em programa de inclusão digital. Inscrição para o processo seletivo vai até o dia 22 de julho e prova está marcada para agosto.

Número de alunos do ensino médio cai 0,7% de 2012 a 2013

O número de alunos do ensino médio, etapa que vive a principal crise na educação brasileira, caiu 0,7% entre 2012 e 2013, revelam dados do Censo da Educação Básica 2013 divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a pesquisa, havia no país 8.312.815 alunos no ano passado, 64 mil a menos do que em 2012.

Índio e deficiente são os que menos terminam ensino médio entre latinos

Na América Latina, mais de 40% da população indígena entre 12 e 17 anos está fora da escola.
Em quase todos os países da América Latina os estudantes indígenas e com deficiência são os grupos mais propensos a não terminar o ensino médio.
Escolarização de jovens latino-americanos sobe 26% em 14 anos  

Em média, na região, mais de 40% da população indígena entre 12 e 17 anos está fora da escola. Além disso, estima-se que apenas 20% ou 30% das crianças latino-americanas com deficiência frequentam a escola.

MUDANÇAS NA POLÍTICA CURRICULAR À VISTA: MEC LANÇA DOCUMENTO PARA DEFINIÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM DO CURRÍCULO

Nesta quinta-feira, 03 de junho de 2014, o Ministério da Educação lançou oficialmente o Documento que dará início à discussão da base nacional comum do currículo. Tema polêmico, pois um país com o tamanho e a diversidade do nosso Brasil já de há muito tempo se depara com a questão de um "currículo nacional". Ainda que não seja esta a intenção do MEC, vale a pena conferir e acompanhar o debate. Este é o momento para educadores e estudantes se colocarem como protagonistas nas discussões da escola que queremos.

O ENSINO MÉDIO NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: vamos ficar atentos para assegurar os avanços consquistados

O texto da Lei que aprova o Plano Nacional de Educação reconhece o jovem como sujeito de direitos; reconhece que são várias as juventudes que estão em nossas escolas e que temos que atender a todas e a cada uma delas.

Afirma o texto da Lei:

Apenas 22% dos jovens mais pobres completaram o ensino médio aos 19 anos

Etapa final da educação básica deveria ser concluída aos 17 anos; entre mais ricos, índice de conclusão sobe para 84,1%. Para especialista, escola precisa se reinventar para atrair jovem
Para especialistas, ensino médio com o currículo atual é inútil para a maioria dos estudantes

No Brasil, salário de professor é metade do que recebem outros profissionais

Salário médio é de R$ 1.874; enquanto outras categorias com curso superior ganham, em média, R$ 29 por hora trabalhada, o professor brasileiro da Educação Básica recebe apenas R$ 18

Ministro da Educação defende mudanças nos currículos de formação dos professores

Em evento para secretários municipais de Educação, Henrique Paim disse que ministério pretende discutir com gestores e universidades "gargalos" da formação até o fim do ano

O Ministério da Educação vai liderar discussões sobre mudanças na formação dos professores até o fim do ano. Segundo o ministro Henrique Paim, essa será a prioridade do ministério nos últimos meses de governo. Para ele, o país está “maduro” o suficiente para discutir as falhas que ocorrem nos cursos de licenciatura e pedagogia, que formam professores nas universidades.

Comentários

imagem de wallace miranda simplicio

trabalho escolar da brigadeiro turma 1003

ola estamos aqui para poder dizer q a escola BRIGADEIRO SCHORCHT precisa de melhoras como: reformas nas sala pelas condiçoes das paredes serem precarias e mal estruturadas falta de vidros nas janelas e portas impedindo o refrigeramento da sala quando o tempo esta quente, precisamos tambem de mais professores  para preenxer os tempos vagos de aula perdidas a falta de livros escolares  que esta muito dificio outra coisa bem complicada e o horario da noite ,alunos menores de idades que moram em area de risco frequentando esse periudo e a  falta de pessoas na  direçao para tirar nossas duvidas ,muitas goteiras no teto da sala de aula causando alagamento obrigado pela colaboraçao e compreençao de voces espero que nossa opiniao seja ouvida com atençao e copetencia.alunos que colaborarao com esse pedido

TURMA:1003

 

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