Alunos pedem sede para escola e transporte escolar em Teresina

Pais, estudantes e professores realizaram protesto para cobrar melhorias. Escola deveria atender 30 comunidades e mais de 450 alunos da capital.

Alunos da Unidade Escolar Estadual de Ensino Médio Santa Teresa reclamam da falta de transporte escolar e de uma sede própria para o colégio. Segundo os estudantes, muitos deles não conseguem assistir aulas porque não tem condições de chegarem à outras escolas. Com a falta do prédio próprio, os 450 alunos foram divididos em 11 turmas para assistirem aulas em outras duas outras escolas municipais.
Mesmo sem sede, a escola atende cerca de 30 comunidades da região do Povoado Santa Tereza, Zona Rural da capital. Há 14 anos a Escola Santa Tereza funciona em um prédio emprestado da Prefeitura de Teresina. “Nos turnos da manhã e tarde a escola já é ocupada com alunos do ensino fundamental em Teresina. Não temos contra turnos, não conseguimos usar a quadra de esportes, porque não há rede de proteção. Os computadores do laboratório de informática há oito anos não são utilizados”, disse a vice-diretora Maria Lucia Carvalho.
O professor Luís Alberto de Oliveira confirmou que os alunos estão sendo prejudicados e o ano letivo está comprometido. “Nós estamos com sete turmas assistindo aula na Escola Municipal Santa Teresa e outras quatro assistindo na Escola Municipal Joca Vieira. Nossos alunos precisam de transporte para ir até essas escolas. Algumas pessoas iam de bicicleta e moto, mas com a escuridão muitas foram assaltadas”, disse.
Para pedir melhorias na educação, os pais, alunos e professores realizaram uma manifestação na PI-113, na manhã desta sexta-feira (11). Os manifestantes interditaram por alguns minutos a rodovia que liga as cidades de Teresina e José de Freitas.