Ensino Médio

Ampliação da jornada escolar e alteração dos currículos na reformulação do Ensino Médio

Tramita, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº 6840/2013, que trata da reformulação do Ensino Médio no Brasil.

Relatório #5 - Leitura e estudo sobre o Politicas Públicas e Pedagogicas

Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio

Núcleo Educacional de Paranaguá/PR

Colégio Estadual Professora Maria Helena Teixeira Luciano

Orientador Professor Ricardo Marcos Volpini de Souza

Professor Nícolas Martins de Freitas

Município de Pontal do Paraná/PR

Data: 29/07/2014

Carga Horária: 1hora

Leitura e reflexão sobre o conteúdo do caderno 1 – unidade 4 – e caderno temático 1 da SEED, para anotações acerca das políticas publicas educacionais e políticas pedagógicas.

Relatório #4 - Leitura e estudo sobre o Curriculum no Ensino Médio

Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio

Núcleo Educacional de Paranaguá/PR

Colégio Estadual Professora Maria Helena Teixeira Luciano

Orientador Professor Ricardo Marcos Volpini de Souza

Professor Nícolas Martins de Freitas

Município de Pontal do Paraná/PR

Data: 28/07/2014

Carga Horária: 1hora

Leitura e reflexão sobre o conteúdo do caderno 1 – unidade 3 – e caderno temático 1 da SEED, para anotações acerca dos planejamentos e estruturas curriculares educacionais.

 

Relatório #3 - Estudo sobre as Problemáticas no Ensino Médio

Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio

Núcleo Educacional de Paranaguá/PR

Colégio Estadual Professora Maria Helena Teixeira Luciano

Orientador Professor Ricardo Marcos Volpini de Souza

Professor Nícolas Martins de Freitas

Município de Pontal do Paraná/PR

Data: 25/07/2014

Carga Horária: 1hora

Pesquisa e aprofundamento nas temáticas abordadas no caderno 1 – unidades 1 e 2 – e estudos sobre a metamorfose na educação no ensino médio ao longo dos anos.

Relatório #2 - Leitura e estudo sobre os Problemas no Ensino Médio

Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio

Núcleo Educacional de Paranaguá/PR

Colégio Estadual Professora Maria Helena Teixeira Luciano

Orientador Professor Ricardo Marcos Volpini de Souza

Professor Nícolas Martins de Freitas

Município de Pontal do Paraná/PR

Data: 22/07/2014

Carga Horária: 1hora

Leitura e reflexão sobre o conteúdo do caderno 1 – unidade 2 – e anotações acerca dos dados estatísticos sobre o ensino médio e quais os impactos no ambiente escolar.

Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e possibilidades de explicação para eles.

Professora Andrea, Professor Daniel, Professor Emerson , Professor José Rivelino e Pedagoga Maisa.

Reflexão e Ação - Reconstrução histórica: desafios que permanecem para o Ensino Médio na realidade brasileira e possibilidades de explicação

CADERNO I – TÓPICO I

REFLEXÃO  AÇÃO

A partir da reconstrução histórica identifique em grupo os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

 

1º ENCONTRO PACTO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Alunos pedem sede para escola e transporte escolar em Teresina

Pais, estudantes e professores realizaram protesto para cobrar melhorias. Escola deveria atender 30 comunidades e mais de 450 alunos da capital.

Número de alunos do ensino médio cai 0,7% de 2012 a 2013

O número de alunos do ensino médio, etapa que vive a principal crise na educação brasileira, caiu 0,7% entre 2012 e 2013, revelam dados do Censo da Educação Básica 2013 divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a pesquisa, havia no país 8.312.815 alunos no ano passado, 64 mil a menos do que em 2012.

Apenas 22% dos jovens mais pobres completaram o ensino médio aos 19 anos

Etapa final da educação básica deveria ser concluída aos 17 anos; entre mais ricos, índice de conclusão sobe para 84,1%. Para especialista, escola precisa se reinventar para atrair jovem
Para especialistas, ensino médio com o currículo atual é inútil para a maioria dos estudantes

Especialistas questionam projeto de lei que visa reformulação do ensino médio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FGV Ensino Médio

A Fundação Getulio Vargas está envolvida nos debates sobre a educação no Brasil desde meados do século XX. Sua atuação iniciou-se em 1950, quando foi criado o Colégio Nova Friburgo, escola que implantou práticas pedagógicas inovadoras, tornando-se modelo de excelência e inovação nos ensinos fundamental e médio. Em 1971, o Instituto de Estudos Avançados em Educação (Iesae) surgiu para promover discussões e formas alternativas de lidar com as questões educacionais.

Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio

O Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio agrega atualmente as seguintes entidades:

Livro desmonta visão economicista da educação

“Febre dos rankings coloca escolas umas contra as outras”

O Ensino Médiio e o direito à Educação Básica

Um olhar cuidadoso afasta alarmismos 
na queda de matrículas no Ensino Médio

Por Monica Ribeiro da Silva

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