MOMENTOS PEDAGÓGICOS E A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO TEMÁTICA ENFOCANDO A ESCASSEZ DA ÁGUA E A CRISE ENERGÉTICA

                                            ÁGUA: EXCASSEZ, REFLETINDO CRISE ENERGÉTICA.
                                    *1Delsilene dos Santos Borges, 2Edmundo Ângelo Cabral,
                                     3Iracema dos Santos Vilas Boas, 4Júlia Maria M. de Almada Tosta,
                                                  5Márcia Andrade de Oliveira Bello

            RESUMO:
                      Texto de abordagem científico pedagógica, versa sobre a dinâmica da problematização temática à respeito da água e a sua escassez, com ênfase na crise energética, estabelecendo questionamentos, relações e aspectos interdisciplinares na área de Ciências da Natureza, cujas etapas de realização são executadas em Momentos Pedagógicos, sistematizados pelos docentes do Ensino Médio, rede estadual, Bahia, unidade escolar: Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães à cadeira de Química, Física e Biologia, estimulando a  pesquisa e o aprendizado concreto, através da associação de paradigmas, compreensão de conteúdos e  sua integração com a realidade cotidiana e consequente interferência na sociedade; veiculando a pesquisa como método fomentador de soluções e reflexões  a partir  do incremento participativo e atuante dos discentes no processo de construção do saber, aliando fontes científicas, cotidianas individuais e coletivas, além do arcabouço curricular dos conteúdos escolares.

                                  Palavras-chave
                                     Escassez de Água; Crise Energética; Pesquisa Interdisciplinar;
                                     Fontes Científicas, Cotidianas e Curriculares;      
                                    Problematização Temática.   

*1Docente concursada, efetiva, graduada e licenciada em Biologia.2Docente concursado, efetivo, graduado e     licenciado em Física. 3Docente concursada, efetiva, graduada e licenciada em Química.4Docente concursada, efetiva, graduada e licenciada em Biologia. 5Docente concursada, efetiva, graduada e licenciada em Biologia.
                             

          INTRODUÇÃO  
    A atividade pedagógica de problematizatização e reflexão extensiva e interativa de saberes no âmbito científico, curricular e cotidiano, vem corroborar para a construção analítica, consciente e comparativa dos fatores de integração cognitiva com estímulo e fomentação à pesquisa  instrumento basilar, fornecedor de informações, conteúdos, teorias, exemplos, dentre outros campos de comunicação a respeito da temática abordada, fundamentando conclusões, pareceres, teses e interpretações acerca da questão suscitada.  A utilização deste recurso objetiva a aprendizagem associativa e interdisciplinar, subsidiando um saber calcado na diversidade de questionamentos e conclusões, onde a compreensão advém do trinômio: entender, perscrutar e certificar, consubstanciando a produção de uma sistemática educativa crítica, participativa capaz de pensar e repesar teorias, hipóteses, pensamentos, conceitos e definições, resultando na atuação efetiva, eficaz e cidadã de cada estudante e professor.  Um aspecto mais específico decorrente da organização estrutural da dinâmica perfaz a divisão setorial dos Momentos Pedagógicos listando as fases de execução e planejamento das ações que iram caracterizar cada etapa do estudo. A questão em pauta Água: escassez que reflete a crise energética vai ser observada e comentada sob os diferentes e diversificados olhares dentro de searas interligadas   dos ramos do conhecimento, desenvolvendo uma árvore ecosófica das Ciências da Natureza, através da edificação integrada do ensino-aprendizagem.

       DESENVOLVIMENTO

 

  •   METODOLOGIA

                     A aplicação da metodologia de problematização tem início com a apresentação do tema e o levantamento de informações individuais e coletivas a respeito da questão. A partir deste ponto novas indagações e discussões são colocadas e os professores organizam estes dados, na nossa prática buscamos fazer um mapa conceitual** ligando pontos chaves e para dar subsídio as associações informativas, criando um banco de informações integradas em uma teia de conhecimentos diversos.
                                      ** MAPA CONCEITUAL DAS DISCUSSÕES 
                                                                                                     Recurso Energético
                            Água  Hidroelétricas
Manutenção da vida
                                  Reservas
Fenômenos Energéticos
Propriedades químicas e físicas

                                                        Utilização sustentável

                                         Equilíbrio ambiental                Ciclo da água

                                                                                                                Utilização desordenada
                                         Escassez hídrica

Após, cada relação será apresentada sob o enfoque biológico, químico e físico salientando aspectos específicos, peculiares e gerais, sempre interagindo e integrando os saberes, tornando a análise interdisciplinar e mais ampla e completa. Em seguida serão feitas duas leituras fílmicas, uma evidenciando os impactos da construção e manutenção de usinas hidroelétricas, o potencial hídrico brasileiro e a política nacional de energia (Hotxuá, 2009, documentário de 70 mim) sequenciada de uma atividade prática, organização de uma plenária para debate e apresentação de conclusões e do aprendizado produzido. A outra projeção é um curta que aborda a energia das pequenas centrais energéticas, o ciclo hidrológico e a força das águas, ensaio didático montado em DVD intitulado: Química, meio ambiente e progresso (produção independente), dando seguimento a construção de painéis, folders, informativos e apresentações explicativas sobre o ciclo da água, o processo de transformação de energia hidráulica em energia elétrica, Pequenas centrais hidroelétricas(PCH) e suas vantagens e desvantagens e o panorama das PCHs no Brasil.
Em continuação ao processo, lançaremos questionários investigativos pertinentes as reflexões, buscando ampliar a ótica de percepção do assunto, associando, comparando e fundamentando as novas visões a respeito da temática. Pesquisas, textos complementares, documentários e depoimentos enriquecerão este enlace de conhecimentos, que após apresentação em debates renderão a formatação de um seminário sobre a escassez de água e a crise energética pontuando as premissas químicas, biológicas e física na conglobância de um saber uno e interativo onde a realidade e suas consequências, bem como a ciência interajam na promoção da qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta, numa ação cidadã e consciente.
O estudo das transformações da energia- potencial, cinética, a força e trabalho realizado, a potência do trabalho e seu rendimento, o movimento de queda livre, resistência do ar, termodinâmica correlacionado com os estados de agregação da matéria, ciclo da água, soluções e misturas, solubilidade, calorimetria, polaridade das moléculas, temperatura e pressão associada a osmose, as reações intra corpóreas, meio ambiente  e ecologia, origem da vida, cadeia trófica e sua  manutenção, grandezas físicas e as propriedades coligativas da água vão fortalecer a relação conhecimento cientifico e realidade cotidiana estreitando laços de saberes e constituindo um aprendizado unificado  reflexivo  e integrado.

 

  •  Secção de estruturação da unidade curricular, distribuído por séries:

•1 ª Série Ensino Médio:

  •  Matéria e energia (propriedades da matéria, estados de agregação), Origem da vida, Polaridades das moléculas, Água e sais minerais, Grandezas físicas, Movimento de queda livre, Resistência do ar, Ciclo da água.

• 2ª Série Ensino Médio:

  •  Potência e Trabalho, Força e Energia, Soluções e Misturas, Solubilidade, Calorimetria, Cadeia trófica, Propriedades coligativas da água, Reações intra corpóreas.

• 3ª Série Ensino Médio:

  •  Ecologia, Polímeros, Combusteis fósseis, Ciclo do carbono, Termodinâmica, Campo elétrico.

     O encerramento da dinâmica dar-se-á com a culminância: 
  Escola: Expressão e Ação, que mobilizará professores e estudantes num evento de três dias, onde a comunidade do entorno escolar será contemplada com atividades lúdicas de cunho educativo e informativo a respeito da água, os fatores geradores de sua escassez, mecanismos de combate à poluição hídrica, economia energética, fontes de energia, eficiência energética e crescimento energético e sustentabilidade.

  CONCLUSÃO

A integração interdisciplinar e o aprendizado reflexivo, aliados as metodologias que favoreçam a aprendizagem eficiente, caracterizada pela interpretação, análise, entendimento e associações científicas, cotidianas e disciplinares, dão validade ao processo de construção e concretização do conhecimento, destarte a prática cidadã e humanística, que se verifica neste exercício de formação e desenvolvimento individual com vistas ao bem comum, a qualidade de vida e a paz social.

 

  BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

1. AULER, D. Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): Modalidades, Problemas e Perspectivas em sua Implementação no Ensino de Física. In: Encontro de pesquisa em ensino de física, 6, Florianópolis. Atas. Florianópolis, 1998.

2. BRASIL. (2013a). Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - Caderno II: o jovem como sujeito do ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [organizadores: Paulo Carrano, Juarez Dayrell]. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

3. BRASIL. (2013c). Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do Ensino Médio, etapa I - Caderno IV : áreas de conhecimento e integração curricular/ Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica [autores: Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson]. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

4. CACHAPUZ, G. P. et al. A necessária renovação do ensino e ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

5. GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química, Atividades Experimentais de Química no Ensino Médio: Reflexões e Propostas, São Paulo: SEE/CENP, 2009. Disponível em: http://cenp.edunet.sp.gov.br/ Portal/Publicações/livro_experimentacao.pdf 

6. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia.  São Paulo: EDUSP, 2004.

7. SANTOS W. L. P e SCHNETZLER, R. P, Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2003SANTOS W. L. P e SCHNETZLER, R. P, Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2003SANTOS W. L. P e SCHNETZLER, R. P, Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

 

 Anexos

 

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