Rodas de Diálogo

As Rodas de Diálogo são encontros presenciais entre educadores de escolas públicas, realizados por cada uma das equipes EMdiálogo das nove universidades parceiras: UFAM, UFPA, UFC, UnB, UFMG, UFF, UFSCar, UFPR e UFSM. O intuito das Rodas de Diálogo é promover o diálogo entre os professores em torno de questões levantadas no curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI e a partir das diferentes experiências nas escolas.

Nestes encontros, muitos temas relacionados à juventude já foram discutidos entre professores e gestores de uma mesma escola ou cidade. O objetivo desta comunidade é que ela seja o espaço onde todos os envolvidos nas Rodas de Diálogo possam trocar experiências, opiniões, planejamentos, resultados etc.

Além disso, vale lembrar que a Roda de Diálogo não é uma metodologia exclusiva do portal EMdiálogo, mas sim uma maneira de estimular as trocas, neste caso, dentro do espaço escolar. Sendo assim, esta comunidade pode servir ainda como estímulo para que o diálogo se propague para muito além dos limites do Portal.

Esta comunidade está aberta a todos os interessados em participar do diálogo sobre a escola e o currículo do Ensino Médio.

 

Foto: Círculo de Cultura, de Francisco Brennand. Compõe as fichas de cultura do Sistema Paulo Freire de Alfabetização de Adultos. Elaborado para o Plano Nacional de Alfabetização, em 1963.

Conscientizar para o futuro do Planeta

Este artigo relata as atividades aplicadas em sala de aula no 1º ano 01 e 1º ano 05 da Escola de Educação Básica Dr. Paulo Medeiros planejadas de acordo com o projeto “Aquecimento Global: conscientização para o futuro do planeta” que propôs como objetivo principal a reflexão sobre comportamentos e hábitos no presente que podem impactar negativamente para a manutenção do ambiente, gerando consequências desastrosas para o planeta.

Experiência do Ovo

O vídeo consistiu na condução de uma experiência em que um ovo não passa a priori pelo gargalo de uma garrafa. A partir dessa primeira “verdade” se falou sobre o primeiro cálculo que corrobora com o resultado encontrado em que o raio da circunferência do ovo é maior que o raio da circunferência do gargalo da garrafa. Depois disso, trazemos a tona a questão da lei da gravidade que está em ação e com a qual se conta para a segunda etapa da experiência.

Revista Virtual: a produção e leitura de textos mediados por recursos tecnológicos.

     

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROPOSTA DE AÇÃO INTERDISCIPLINAR- PROJETO ÁGUA EM FOCO.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
COORDENADORIA REGIONAL METRO I- NOVA IGUAÇU
COLÉGIO ESTADUAL SÃO JORGE
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

FORMADORA REGIONAL: VERA LUCIA PEDRA CLÍMACO MENDES
ORIENTADORA DE ESTUDO: KÁTIA CAVALCANTI VASCONCELOS DE SIQUEIRA

Releitura de Vídeo Clipe - Happy

Um grupo participante da oficina de cinema e produção de vídeo - Olhares EMDiálogo da E.E Dionysio Vieira em Sorocaba, composto por Lucas Henrique, Lucas Santos, Alexsandra, Caroline, Matheus Braz, Matheus Tomaz e Gustavo pediu um suporte na produção de uma releitura do videoclipe da música Happy do cantor Pharell Willians, a atividade havia sido um pedido da professora de Inglês (Vilma) da turma.

Dimensões: Do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia

        Proposta: Sintetize as conclusões e socialize seus registros nas redes sociais.

      As minhas reflexões sobre a nossa LDB. Em sua proposta, é fundamentada cientificamente com uma estética perfeita. Envolvendo as principais dimensões  que nos envolve como um ser social em pleno exercício.

OFICINA DE CINEMA - OLHARES EMDIÁLOGO - UFSCAR SOROCABA

Na última semana, realizamos mais oficinas de cinema nas escolas participantes do projeto Olhares EMDiálogo - UFSCar Sorocaba. Nossos encontros começaram com o seguinte questionamento:  O que é cinema?

Equipe Ufscar-Sorocaba e Jovens retomam as atividades do Projeto Olhares em Diálogo a todo vapor!

Aproxima-se o III Festival Imagens em Diálogo, cujo tema é “Uma escola sem muros”, no qual os estudantes de escola pública apresentarão algumas produções de vídeo e nós, equipe do projeto “Olhares em diálogo: aproximando jovens e docentes no Ensino Médio”, retomamos as nossas rodas com os estudantes a todo vapor, no sentido de trabalhar com os jovens questões relacionadas a vídeo e cinema, no sentido de levar para o Festival alguma produção feita por eles.O nosso projeto é desenvolvido em quatro escolas da região de Sorocaba: EE Maria Aparecida M. S.

Oficina de Cinema e Produção de vídeo: Olhares EMDiálogo – UFSCar

Uma vez li uma frase – com certeza de algum autor famoso – que dizia algo assim como a vida está feita da mesma matéria dos sonhos. Eu digo que a vida pode perfeitamente estar feita da mesma matéria dos filmes.
Contar um filme é como contar um sonho.
Contar a vida é como contar um sonho ou contar um filme
(Do livro,  A contadora de filmes, Hernán Rivera Letelier, Cosaqnaify, 2013).  
   

Convite: Oficina de Cinema e Produção de Vídeo - UFSCAR Sorocaba

O Projeto Olhares EMDiálogo convida Professores (as), gestores (as) e demais funcionários da sua  Escola para a  Oficina de Cinema e Produção de Vídeo.

Serão 5 encontros nos dias: 30/07,01/08, 04/08, 06/08 e 08/08, das 14h00 às 18h00.

Seminário "Sujeitos e Práticas no Ensino Médio - Tecendo redes curriculares na relação universidade-escola"

Transmissão on line. Assista ao seminário "Sujeitos e Práticas no Ensino Médio" pela internet (08/05 às 18h e 09/05 às 9h).  Acesse o canal http://www.webtv.uff.br//

Inscrições encerradas.

Acesse aqui os cadernos de Formação de Professores do Ensino Médio que serão utilizados no seminário.

Roda de Diálogos Centro Educacional 03 de Planaltina, Distrito Federal

Mediadoras: Sinara Zardo e Celina Cassal Josetti

Roda de Diálogo - Recanto das Emas - Brasília - II

Durante o encontro na escola do Recanto das Emas, o posicionamentos sobre a escola em que atuam ou SEDF está ligado as seguintes palavras: Esperança, Importante, Construção, Educação, Ensino e Encontro.

Roda de Diálogo - Setor Oeste - Brasília - II

Durante a Roda de Diálogo no Setor Oeste, Brasília, foi possível perceber que o posicionamento dos docentes sobre a escola está relacionado as seguintes palavras: liberdade; crescimento; vida; vivência; instrumento; padrão; apego; decisão.

Roda de Diálogo - Ceilândia (CEM 04)

Segunda roda de diálogo no CEM 04, Ceilândia, Brasília.

Roda em Diálogo - Brasília

Resultados imagéticos das visitas em Brasília...

Roda de Diálogo - Recanto das Emas - Brasília - I

No CEM 804 do Recanto das Emas conseguimos realizar apenas uma Roda (embora tenham sido feitas duas visitas da equipe ao local), agendada pela própria Secretaria de Educação do Distrito Federal. Nesta escola, os professores não autorizaram a gravação do vídeo e fotografia, por isso conseguimos apenas gravar o áudio da roda. Foi possível identificar que, para o corpo docente que participou da roda, a escola é entendida como um território de saberes, como um espaço de convivência e troca de experiências.

Roda de Diálogo - Setor Oeste - Brasília - I

Para iniciar o diálogo, fizemos uma breve apresentação da proposta que deveria ser desenvolvida no primeiro encontro. Os temas discutidos foram: o ensino médio; a escola e juventudes. Cada professor foi convidado a associar a esses temas uma palavra. E as palavras associadas foram: futuro (duas vezes); possibilidade; desenvolvimento; transformação; oportunidade (duas vezes)

II Roda de Diálogos_CEM 04 de Ceilândia_Distrito Federal

A segunda Roda de Diálogos nesta escola foi realizada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, também no período vespertino. Neste segundo encontro, os professores apresentaram as atividades realizadas conforme indicações na primeira roda: uma professora realizou duas rodas de discussão com seus jovens alunos e se sentiu motivada para fazer esse tipo de dinâmica todo o início de semestre, pois avalia que é uma oportunidade para conhecer seus alunos; dois outros professores fizeram fotos e gravaram momentos em que os jovens utilizavam celulare

Roda de Diálogos_CEM 04 de Ceilândia_Distrito Federal

A Escola CEM 04 de Ceilândia é popularmente conhecida como Centrão. Localiza-se na Região Administrativa IX de Ceilândia, distante a cerca de 35km do Plano Piloto de Brasília.

Divulgar conteúdo