OFICINA DE CINEMA - OLHARES EMDIÁLOGO - UFSCAR SOROCABA

Na última semana, realizamos mais oficinas de cinema nas escolas participantes do projeto Olhares EMDiálogo - UFSCar Sorocaba. Nossos encontros começaram com o seguinte questionamento:  O que é cinema? Foi a partir deste questionamento que tivemos a oportunidade de viajar pelos gostos e experiências em cinema de cada participante, buscando entender a partir dos limites explicativos presentes nas falas de cada um, as diferentes concepções de cinema presentes no grupo, compreendendo também a forte influência da indústria cultural na construção do gosto e de um determinado modelo do que vem a ser CINEMA. Além de promover um debate interessante, a pergunta o que é cinema, vem acompanhada de uma outro questão que se faz necessária para começarmos a pensar na experiência da produção de um filme. Afinal de contas, quem faz cinema? A esse questionamento o ato de  assistir filmes com diferentes linguagens cinematográficas e de escolas de cinema diferentes, pode possibilitar a abertura de novos horizontes sobre o que é cinema. Um outro recurso interessante é a análise da própria produção fílmica. Como primeira experiência com a câmera propomos uma Oficina Minuto Lumiere, inspirada no material Inventar com a Diferença, onde em um primeiro momento da oficina os participantes, em duplas, realizaram um exercício sem câmera, onde um faria o papel de câmera e outro de cinegrafista, este último guiaria o colega, que deve estar de olhos fechados, por determinado espaço, o cinegrafista escolhe um local e pede para que o colega (câmera) abra os olhos por 5 segundos, com o intuito de registrar aquela imagem. Após três registros, os participantes trocaram de papéis. Após o término do exercício, falamos um pouco sobre a experiência, e chegamos a conclusão de que nem sempre o que o cinegrafista queria registrar teria sido o mesmo foco daquele que ficou como câmera, promovendo dessa forma uma discussão sobre intencionalidade e registro. Já em um segundo momento da proposta, os alunos escolheram um local e um tema para realizar um filmagem de no máximo 1 minuto com o tripé fixo e sem o recurso da ferramenta zoom, diferentes diversos filmes foram criados e em breve divulgaremos no portal.
Toda semana a oficina de cinema Olhares EMDiálogo – UFSCAR Sorocaba está na escola, bora lá?

Referencias:

Inventar com a diferença : cinema e direitos humanos / Cezar Migliorin... [et al.]. - Niterói : Editora da UFF, 2014.- 104 p.