Roda de Diálogos_CEM 04 de Ceilândia_Distrito Federal

A Escola CEM 04 de Ceilândia é popularmente conhecida como Centrão. Localiza-se na Região Administrativa IX de Ceilândia, distante a cerca de 35km do Plano Piloto de Brasília.

De acordo com dados do Censo Escolar de 2013, a escola tem 1.278 alunos matriculados no Ensino Médio, sendo que 328 alunos cursam o EJA – Educação de Jovens e Adultos. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) , 2012, 77% dos seus jovens concluintes do Ensino Médio participaram deste exame. As notas médias obtidas variaram de 496,24 em Linguagens, Códigos e 540,00 em Redação. No entanto destaca-se que mais de 12% dos alunos obtiveram 700, ou mais pontos, em Redação.

A primeira Roda de Diálogo no CEM 04 foi realizada no dia 23 de outubro de 2013, no período vespertino, entre 14h e 17h00. Deste encontro, participaram oito professores e professoras, dos quais quatro homens e quatro mulheres. Destes, seis estavam inscritos e cursando o JUBEMI regularmente.

Principais temas discutidos
Para iniciar o diálogo, fizemos uma breve apresentação da proposta que deveria ser desenvolvida no primeiro encontro conforme roteiro previamente elaborado. Os temas discutidos foram: o ensino médio; a escola e juventudes. Cada professor foi convidado a associar a esses temas uma palavra. Seguem breves apontamentos sobre as impressões dos docentes sobre cada um dos temas:
• Posicionamentos sobre o Ensino Médio em geral
Palavras associadas: necessidade; conhecimento; desafio (foi indicada duas vezes; preparação (foi indicada duas vezes); descoberta; científico.
Observa-se que as palavras acima se complementam e até se repetem, demonstrando que os professores percebem que por meio do ensino médio o jovem acessa um mundo novo, que avança rumo à ampliação dos seus conhecimentos, é o nível de ensino onde terá acesso a novos conteúdos e novas amizades. Mas reconhecem que é uma necessidade, pois permite que o jovem se qualifique, é momento de preparação que pela sua dificuldade traduz-se em oportunidade de vencer desafios. Os professores reconhecem que para muitos daqueles jovens, só o fato de estarem na escola já é uma grande vitória, pois são inúmeras as dificuldades enfrentadas por eles no âmbito da vida familiar.
• Posicionamentos sobre a escola em que atuam
Palavras associadas: educação; território; convívio; saber; sociedade; lugar de conhecimento; futuro.
Identificou-se a escola como um território de saberes, como um espaço de convívio e trocas. Se o ensino médio é o conhecimento, a escola é o local onde este será perseguido. É espaço para educar e para se pensar o futuro, para se preparar para o futuro. Docentes, jovens alunos, pais e tantos outros atores escolares formam uma grande sociedade que se organiza em torno da busca pelo conhecimento. A escola é local de convívio, mas também local de violências e tráfico de drogas (nesta escola, os professores contam que um aluno teve que ser expulso, pois ele reprovava intencionalmente para manter o tráfico de drogas no interior da escola. Essa situação perdurou por 10 anos). Importante ressaltar também que, apesar dos problemas, a escola também é vista como um espaço que gera em todos o sentimento de apego (na sala havia um professor que foi aluno na escola e retornou para ser professor graças aos exemplos recebidos por um dos professores que estava presente na atividade).

• Posicionamentos sobre os jovens do EM
Palavras associadas: formação; melhor momento da vida; desafio; insolente; dispersa; conflito; dinamismo; vulnerável.
Ao falar sobre o que pensam sobre as juventudes, os professores se referiram principalmente aos jovens com os quais trabalham, mas também fizeram uma retrospectiva da sua própria juventude. Avaliam que esse é o melhor momento da vida, pois se tem energia e disposição para aprender e ousar. No entanto, observa-se que é uma fase de formação tanto física e mental como moral. É um momento de vencer desafios, mas embora a juventude seja dinâmica ela também é vulnerável, dispersa e permeada por conflitos.