II Roda de Diálogos_CEM 04 de Ceilândia_Distrito Federal

A segunda Roda de Diálogos nesta escola foi realizada no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, também no período vespertino. Neste segundo encontro, os professores apresentaram as atividades realizadas conforme indicações na primeira roda: uma professora realizou duas rodas de discussão com seus jovens alunos e se sentiu motivada para fazer esse tipo de dinâmica todo o início de semestre, pois avalia que é uma oportunidade para conhecer seus alunos; dois outros professores fizeram fotos e gravaram momentos em que os jovens utilizavam celulares e outros equipamentos tecnológicos e descobriram que os alunos usam essas tecnologias para se comunicar, mas também como recurso de aprendizagem: leitura de apostilas, busca de palavras, etc. No entanto, ressalta-se que o uso do facebook em sala por vezes atrapalha a aula e expõe excessivamente professores e alunos.

Além disso, aproveitamos a oportunidade para falar com os professores sobre o Dia da Consciência Negra, apresentando como recursos motivadores o poema de Oliveira Silveira “Treze de Maio” e o curta “Pode me chamar de Nadi”.