Releitura de Vídeo Clipe - Happy

Um grupo participante da oficina de cinema e produção de vídeo - Olhares EMDiálogo da E.E Dionysio Vieira em Sorocaba, composto por Lucas Henrique, Lucas Santos, Alexsandra, Caroline, Matheus Braz, Matheus Tomaz e Gustavo pediu um suporte na produção de uma releitura do videoclipe da música Happy do cantor Pharell Willians, a atividade havia sido um pedido da professora de Inglês (Vilma) da turma. Incorporamos então esta atividade como parte do trabalho de oficina (mais no sentido de promover uma experimentação e de buscar novos alunos para as oficinas, o que deu certo resultado), realizamos a gravação no asilo Lar São Vicente de Paulo, pois os jovens já tinham interesse em realizar alguma atividade solidária aos idosos do lar, e chegaram a conclusão de que o asilo é um lugar com pouca visibilidade na sociedade e precisa ser lembrado. Marcamos a data e nos encontramos, pais e parentes ajudaram no transporte da turma toda para o local. Intencionalmente resolvi deixar a decisão das ações para a gravação para o grupo, dando suporte apenas em questões técnicas, como tempo de gravação, importância de se pensar em um roteiro (o grupo não havia pensando nisso) e alguns recursos técnicos da câmera. O grupo se dividiu ao chegar no local e começar o processo de socialização com os idosos, buscando tornar o ambiente amigável e aberto as ações que eles pretendiam. O objetivo ali era, encontrar idosos que tivessem interesse em participar do videoclipe. E logo nos primeiros contatos, papo vai para vem, música rolando, já tivemos nossas primeiras candidatas, Dona Iolanda e Maria José, encantadas com a proposta, participaram do filme, dançando com Pharell Willians (interpretado por Lucas) e mais o grupo todo. Ao longo da visita, outras cenas foram se desenrolando e o videoclipe foi se formando, marcamos a edição, que por sinal foi construída coletivamente, em software livre, em apenas dois encontros conseguimos fechar os vídeos.

Mas nossa viagem pela música Happy, não acabou por aí... outro grupo também da E.E Dionysio Vieira, realizou a mesma atvidade, no entanto, escolheram diversos pontos do bairro para a gravação, uma turma também muito animada, composta por: Nicoly, Larissa, Mayara, Vitor, Taila, Josi, Hester e Luiz Fernando tiveram a experiência de compor este videoclipe, como cenas em espaços públicos, e até mesmo em um ônibus da frota local. Explorando espaços da própria escola, o grupo conseguiu realizar experiências estéticas diferentes, trabalhando com ângulos diversos, closes e planos abertos. Apesar do calor forte, e todos os obstáculos de uma gravação externa o grupo se saiu bem. Também com o mesmo intuito de deixar a criatividade correr solta, o grupo foi aprendendo as técnicas e usos da câmera, além de encontrar melhores ângulo para cada cena. Se soltar em frente as câmeras, também foi um grande desafio para alguns, e nem tanto para outros. O que nos proporcionou muitas risadas. Os erros de gravação deixaram o vídeo ainda mais happy o que ajudou a transmitr a mensagem, dentro da releitura proposta pela professora e ressignificada na produção de vídeo.

Foi uma honra compartilhar esse momento, com essa galera!

Em breve divulgaremos por aqui os vídeos realizados!

Fica a pergunta: qual o caráter educativo da produção coletiva de cinema? Escreva seu comentário abaixo...vamos prosear...