Roda de Diálogo - Recanto das Emas - Brasília - I

No CEM 804 do Recanto das Emas conseguimos realizar apenas uma Roda (embora tenham sido feitas duas visitas da equipe ao local), agendada pela própria Secretaria de Educação do Distrito Federal. Nesta escola, os professores não autorizaram a gravação do vídeo e fotografia, por isso conseguimos apenas gravar o áudio da roda. Foi possível identificar que, para o corpo docente que participou da roda, a escola é entendida como um território de saberes, como um espaço de convivência e troca de experiências. Se o ensino médio é o momento de crescimento individual, a escola é o espaço onde essas experiências se realizam. Daí a importância deste espaço para educar e para se preparar para o futuro. Para esses docentes, a escola deveria ser encarada pelos alunos e pelos pais como uma coletividade organizada em prol da construção de novos conhecimentos. No entanto, a fala dos professores é bastante contundente quanto a falta de participação da comunidade nas atividades escolares, especialmente em relação ao ensino médio.