Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e possibilidades de explicação para eles.

Professora Andrea, Professor Daniel, Professor Emerson , Professor José Rivelino e Pedagoga Maisa.

"O Ensino Médio é o desafio da década".
A universalização do Ensino Médio como temos hoje, que chega a uma grande parcela da população brasileira tem uma serie de desafios, e cada desafio por si só abre caminhos para algumas possibilidades. O Ensino Médio por ele mesmo já é um grande desafio, pois se trata de uma etapa na vida dos educandos de grandes mudanças e decisões profundas que podem ser para a vida toda.
Um  grande desafio para o atual Ensino Médio está relacionado a evasão escolar e  aos altos índices de reprovação. Fica claro que no escopo geral da educação não podemos conviver com altos índices de evasão e reprovação. A questão se encontra em como resolver esse desafio, os alunos abandonam a escola por vários motivos, necessidade de ter um emprego para complementar a renda familiar, reprovação, questões sociais entre outros.
A solução dos problemas da sociedade passa pela escola, e a educação é a parte essencial dessa solução, contudo  a escola é de certo modo limitada. Sob esse ponto de vista precisamos encarar os desafios do Ensino Médio com o que a escola pode fazer de fato, a escola pode sim tomar medidas efetivas para tentar diminuir os índices de evasão e reprovação, no entanto é essencial que tenhamos politicas publicas para a educação, politicas que incluam a escola na discussão dos problemas e na elaboração das soluções.
Os altos índices de evasão e reprovação podem estar relacionados ao fato de que o Ensino Médio é desmotivador para o educando, pois ele não consegue relacionar o conteúdo com sua vida, logo, os professores devem contextualizar os conteúdos trabalhados e trazer os novos saberes para o mais próximo do educando, levando em consideração a realidade do mesmo, por exemplo, se o educando não for prestar um concurso vestibular, boa parte dos conteúdos vistos no Ensino Médio são de pouca valia para o mesmo, e de fato é pouco proveitoso para a educação como um todo pautar as grandes áreas do conhecimento para algumas questões de uma prova de vestibular, assim é essencial uma profunda discussão sobre o que e como estamos ensinando no Ensino Médio, pois a formação do aluno deve ser voltada para a cidadania, e para se tornar um cidadão pleno e capaz o jovem deve saber Geografia, Física, Matemática, Química, História, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Artes, Biologia, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna, mas é primordial que estas grandes áreas estejam trabalhando junto para a formação completa e coesa do cidadão, que todos os conhecimentos dessas disciplinas tragam oportunidades para os educandos e nunca uma memorização insana de conceitos, datas, procedimentos e fórmulas.
Podemos eleger alguns apontamentos para de fato melhorar a qualidade da educação no Ensino Médio, tais como: nós professores precisamos discutir o que e como estamos ensinando nas nossas disciplinas. As Universidades precisam melhor a formação inicial de novos professores, as mesmas precisam estreitar os laços com a Educação Básica, os professores devem receber mais cursos de formação continuada e esses cursos devem ser muito bem preparados.

imagem de José Francisco Filho

Desafios

Acredito que precisamos de boas Politicas Públicas, para vencemos este desafios ou mesmo diminuir estes desafios. As Universidades precisam  melhorar a inicial dos novos professores, os receber mais formação continuada e esses cursos devem ser muito bem preparados. O ensino e desmotivador os conteúdos não conseguem ter uma relação com a vida dos alunos, nos professores precisamos  trazer saberes para mais proximo do educando.

Vote neste Comentário