Uma visão democrática na escola

Após diálogos neste grupo de trabalho, observamos dificuldades na tomada de decisões coletivas e democráticas para todas as situações da demanda escolar, pois se constata que em determinadas situações onde a coletividade teve oportunidade de se organizar frente às demandas curriculares, não houveram avanços efetivos.

Segundo estudiosos, no capitalismo não há como ter um sistema totalmente democrático. Democracia depende da participação da comunidade nas tomadas de decisões, cobrando as melhorias que se fazem necessárias, porém a sociedade olha a escola com olhar capitalista.

A promoção da gestão democrática no âmbito escolar resulta de um processo de construção social e da vontade de cada pessoa em comprometer suas ações em prol do bem comum.

A gestão democrática na escola se faz por meio da eleição direta e deve favorecer a discussão, fazer emergir e tornar transparentes os conflitos internos, estimulando a relação da gestão com as dimensãoes pedagógicas, envolvendo todos que trabalham na escola a partir do PPP, desde a sua elaboração, implementação,crítica e reelaboração sistemática. Fazer gestão democrática implica em um trabalho que leva ao crescimento do coletivismo é um processo de construção social.

O Conselho Escolar é composto de gestores, professores, funcionários , alunos e pais de alunos que em conjunto definem regras claras e democráticas de condução de debates, de formulação e votação de sugestões e finalmente, de tomada de decisões sobre diversos assuntos do dia a dia da escola, desde financeiros até os disciplinares. O Conselho somente exercerá seu papel de instância máxima de deliberação democrática se a comunidade escolar tiver claro que a escola é espaço onde podem estar em jogo visões diferentes e até conflitantes do que é educar, do que é qualidade de ensino, de como lidar com situaçãoes que surgem no dia a dia, mas que somente de modo democrático ele assume sua importante função pedagógica de promover a cultura do diálogo e da colegialidade.

O Grêmio estudantil está presente em nosso colégio com o intuito de unir os anseios da comunidade com a escola através de atividades propostas pelos alunos. As decisões deste grupo são tomadas mediante discussões e exposição à direção da escola.

Gestão democrática é envolver todos dentro de um trabalho escolar. O desafio é que todos participem nas ações desenvolvidas na escola, devendo haver um gestor articulador, que perceba as necessidades da escola. Para uma gestão democrática a direção, o corpo docente, os funcionários e  a comunidade escolar devem ser democráticos    oportunizando abordagens, assuntos de interesses dentro de um todo com atitudes que reflitam  no  crescimento da escola. Quando se conquista no coletivo, abrange um processo ganhador.

As ações de caráter patrimonialista são atualmente raras em nossa  realidade escolar e acontecem de forma isolada. Foi durante muito tempo uma prática relacionada a questões culturais, religiosas, familiares e sociais. Percebe-se que por parte da gestão escolar, existe a preocupação  de estabelecer   normas e critérios, e efetivamente segui-los para o bom andamento das ações e atendimento igualitário para todos. Caso exista algo ou alguém que fuja a regra estabelecida, as instâncias são consultadas e as sanções são decididas pelo coletivo.

Com relação ao PPP percebe-se que não é de conhecimento de todo o coletivo escolar devido até mesmo pela rotatividade de profissionais que atuam na escola.Tem-se o entendimento de que os alunos e comunidade devem participar no processo de aprimoramento dos saberes e conhecimentos através de diálogos e que juntamente aos professores, pois todos são construtores nesse processo de natureza educacional, valorizando a reflexão.

Elaborado pelos professores do COL. EST. JAYME CANET – ENS. FUND. E MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS: Carlos Eduardo Ritter, Inês Freder, Jaqueline Fernandes dos Santos, Rita de Cássia Calixto, Sergio Rogério Teixeira, Vera  Lúcia Carlon de Carvalho, Vera Márcia Mortean e Viviane Buba.
Professora Orientadora: Themis de Araújo Gutierrez