O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO

Esta comunidade é destinada ao programa de formação sobre o Pacto de Fortalecimento do Ensino Médio no Maranhão, que tem suas atividades realizadas no Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense.O objetivo é publicar as produções realizadas pelos professores da escola a partir do estudo do material do PactoEM, colocando-os em uma rede de discussões e  favorecendo o uso da mídia na construção de uma formação mais diálogica.

A CANA DE AÇÚCAR E SUAS IMPLICAÇÕES

Anna Luiza Leme Calgaro da Fonseca
Arlete Calgaro da Silva
Edna Alvarenga
Izabel Cristina Alves
Rosilene Aparecida Ferneda Lucacin

REFLETINDO SOBRE O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA

Eliana Braz da Silva
Geni Sales de Souza
Ivanete Souza Nascimento
Judite Puerari Borgheti
Rosinei Vacilio de Arruda
Sueli Terezinha do Nascimento

Atividades Integradoras

Percebe-se que a articulação entre as disciplinas acontecem de forma fragmentada, pois os professores não tem disponibilidade para estar se reunindo e realizar o planejamento, visando que as horas atividades são concentradas por disciplinas.
O maior desafio que encontramos para realizar as atividades integradoras com todas as áreas de conhecimento é a falta de tempo e disponibilidade de professores. Temos a hora atividade por áreas, que não são suficientes para preparação de aulas, correções de trabalhos e avaliações.

A PESQUISA COMO FONTE DE CONHECIMENTO: CIENCIA, TECNOLOGIA, TRABALHO E CULTURA.

A PESQUISA COMO FONTE DE CONHECIMENTO:
CIENCIA, TECNOLOGIA, TRABALHO E CULTURA.

Pacto Nacional para o fortalecimento Do Ensino Médio- Colégio Estadual Tancredo Neves- São João- Paraná

ETAPA II CADERNO III- Atividade página 41 PLANO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

ESCOLA ESTADUAL MAJOR LISBOA DA CUNHA- WESCESLAU BRAZ-MG
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
GRUPO DE ESTUDOS: Angelina Costa Sousa de Paula/ Carlos Magno Cruz/ Dirce Rosa Laurindo/ Marcos César de Souza/ Thierry Carneiro Mauro
ORIENTADORA: Edna Lemos Eloi Ferreira
ETAPA II CADERNO III- Atividade página 41
PLANO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Ciências da Natureza

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Professora: Rosana Braz Silveira Dozol
Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ciências da Natureza
Etapa II – Caderno III
29/03/2015

Ensino Médio Brasileiro

Atividade Caderno I / construção de poesia pelos  professores .

Ensino Médio Brasileiro

O Império e a 1ª República
o ensino separou.
Elite e povo distanciou.

O ensino médio, feito para as elites,
cheio de limites,
ao povo não devia chegar.

O ensino profissional ao povo era indicado.
E assim seu destino seria traçado,
e na universidade não poderia entrar.

Em 88 novos rumos foram traçados,
um novo modelo foi desenhado.
A LDB surge como uma novidade,
buscando redesenhar a sociedade.

REFLEXÃO E AÇÃO PÁG 41. CADERNO III

PILHAS E BATERIAS: DESCARTE E COLETA NO BAIRRO DE SÃO CRISTÓVÃO

Elineide Clímaco Duarte Araújo (elineided@yahoo.com.br)
Maria José Pereira (mjpl@ig.com.br)
Pacto pelo Fortalecimento do EM – Orientador(a): Rosângela Cruz

REFLEXÃO E AÇÃO CADERNO IV

Caros Professores,

Seguem, abaixo, as orientação para estudo do caderno 4 que abordará a temática: "Áreas De Conhecimento e Integração Curricular":
1º MOMENTO: Leitura do material coletivamente e consulta aos materiais indicados nos campos “Saiba mais” e “Traduzindo”;

2º MOMENTO: Roda de conversa - discussão coletiva dos aspectos significativos apresentados no caderno e construção de uma mapa conceitual (conforme grupo de trabalho), para socialização ao grupo de professores presente na formação;

REFLEXÃO E AÇÃO CADERNO V

Caros Professores,

Seguem, abaixo, as orientação para estudo do caderno 5 que abordará a temática: "Organização e Gestão Democrática da Escola":

2º MOMENTO: Roda de conversa - discussão coletiva dos aspectos significativos apresentados no caderno;

3º MOMENTO: Ação e Reflexão - construção de um texto com as conclusões

Gestão democrática

Apesar do colégio trabalhar com gestão democrática não há autonomia para sobrepor uma legislação vigente, não é que queremos trabalhar na ilegalidade, mas sim, que a legislação seja à favor da educação de qualidade neste país.

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO II

Caros Professores,

Avançamos para o Caderno II. Aqui o nosso foco vai ser a juventude e como orientação para estudo desta temática segue abaixo as orientações:

1º MOMENTO: leitura e estudo (24 a 28/11)

• Leitura individual do Caderno II “O jovem como sujeito do Ensino Médio” e discussão em grupo das reflexões sobre o tema abordado;

2º MOMENTO:  apresentação oral (03 a 07/12)

BEM VINDOS AO PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO I