ETAPA II CADERNO III- Atividade página 41 PLANO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

ESCOLA ESTADUAL MAJOR LISBOA DA CUNHA- WESCESLAU BRAZ-MG
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
GRUPO DE ESTUDOS: Angelina Costa Sousa de Paula/ Carlos Magno Cruz/ Dirce Rosa Laurindo/ Marcos César de Souza/ Thierry Carneiro Mauro
ORIENTADORA: Edna Lemos Eloi Ferreira
ETAPA II CADERNO III- Atividade página 41
PLANO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

TEMA:FONTES DE ENERGIA E OS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS
O trabalho interdisciplinar, abrangendo os conteúdos de Física, Geografia, História e Português tem como tema FONTES DE ENERGIA E, OS POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS. Assim, para o desenvolvimento deste, a Física concentrar-se-á especificamente na Energia do Brasil; a Geografia nos Recursos naturais; a História,  nas fontes de energia utilizadas pela humanidade e seus impactos ambientais ao longo da História e o Português, no uso da água.
Objetivos
• Levar ao conhecimento do aluno a evolução da matriz energética do país;
• Diferenciar energia renovável de energia não renovável;
• Entender o que é biocombustível;
• Conhecer as fontes de energia utilizadas pela humanidade e seus impactos ambientais ao longo da história;
• Demonstrar como as fontes de energia modificam as mais diversas sociedades;
• Comparar a energia utilizada no passado e no presente;
• Conscientizar o educando sobre os impactos positivos e negativos das diversas fontes de energia;
• Identificar os problemas vividos no mundo com a escassez da água;
• Observar as mudanças ocorridas, na natureza, em função da escassez da água;
• Conscientizar sobre a economia de água.

Justificativa
O uso consciente da energia é fundamental tanto para a sociedade atual quanto para as futuras gerações. Economizar os recursos naturais é papel de cada um. Sabemos que nosso planeta tem a capacidade de se recuperar, porém nosso ritmo de consumo bem como a geração de resíduos é maior do que o suportado, o que torna nosso estilo de vida e consumo insustentáveis em longo prazo. Verificando a importância em nossa vida diária, a crise energética e a crise hídrica vêm tornar necessário o estudo sistemático de fontes alternativas que gerem o mínimo de impacto ao meio ambiente. Pensando nisso, nosso trabalho interdisciplinar foi elaborado baseando-se na energia do Brasil ao longo da história até os dias atuais na intenção de levar ao conhecimento dos alunos a situação energética atual e, uma possível projeção daquilo que poderá acontecer se atitudes conscientes não forem tomadas hoje na sociedade.

Estratégias
• Fazer levantamento de material (artigos, revistas, internet) coletando informações sobre a situação atual da energia (produção/utilização) no Brasil;
• Assistir os vídeos: “A história das coisas” parte I e II;
• Trabalhar a música de Guilherme Arantes “Terra, planeta água” a fim de extrair a mensagem de conscientização da mesma preparando murais e ilustrações;
• Trabalhar as diversas fontes de energia, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma, projetando os resultados em gráficos, tabelas e mapas;
• Socializar o trabalho para toda comunidade escolar.

Responsabilidades
Professora Angelina: A Física concentrar-se-á na Energia no Brasil;
Professores Dirce e Carlos Magno: O Português trabalhará em torno da Música “Terra, planeta água” de Guilherme Arantes;
Professor Marcos César: A Geografia concentra-se-á nos Recursos Naturais e seus impactos ambientais, plotando em gráficos e tabelas as análises de seus materiais;
Professor Thierry: A História concentra-se-á nas fontes de energia utilizadas pela humanidade e suas consequências de uso para o meio ambiente ao longo da história no Brasil.

Conclusão
A partir desse nosso trabalho, não somente o aluno, mas toda comunidade escolar conhecerá a realidade energética do nosso país e através do diálogo poderemos conscientizá-lo a fazer na nossa cidade, no nosso bairro e, na nossa rua planos de melhoria no uso dos recursos naturais, projetando-se assim um futuro melhor para nossas gerações.

 

Comentários

imagem de suely maria de albuquerque ugiette

A importancia das atividades Intedisciplinar

Embora ainda um pouco dificil, as atividades interdisciplinar tem um importante papel na aprendizagem , além de promover a intereação entre os professores e suas práticas pedagogicas.

Vote neste Comentário