Ciências da Natureza

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Professora: Rosana Braz Silveira Dozol
Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ciências da Natureza
Etapa II – Caderno III
29/03/2015

Realizei a pesquisa com a turma do 3º série do Ensino Médio e tem como objetivo fazer uma observação sobre o pensamento dos alunados referente ao ambiente familiar, o que esperam do futuro profissional, qual o papel dos professores na visão dos estudantes e o que esperam dos estudos escolares.
O ensino de Ciências da Natureza, de uma maneira ampla, é aplicada para confirmar algum conceito e, muitas vezes, tem somente como objetivo motivar mais o estudante para o referido tema.
Realizada a pesquisa observei que para a grande maioria dos pesquisados o fator em primeiro lugar ainda é a família como base sólida, os entrevistados dizem ser de suma importância o convívio familiar, sente-se seguros com o apoio de seus entes queridos.
Os alunos dizem querer viajar, conhecer novos lugares, fazer intercâmbio em países diferentes, acham que será de grande importância esse aprendizado em lugares que possibilitaram aprender uma língua diferente, conhecer novas culturas.
Observei também que os alunos esperam enquanto ensino médio saírem preparados para enfrentar um vestibular, foi relatado por eles, isso é o que esperam do aprendizado escolar.
Alguns alunos dizem fazer falta no ensino médio de professores que abordem  temas sobre sexualidade e doenças transmissíveis, com um foco maior do que o habitual.
Concluí que é de grande importância estimular a atividade intelectual e social dos estudantes, ou seja, como professora preciso motivar e dar prazer pelo aprendizado. Certificar que o processo da ciência e da tecnologia resultou de um esforço cumulativo de toda humanidade.
Devo acompanhar essa mudança, pois o conhecimento científico vai mudando à medida que novas informações e teorias levam a interpretações diferentes fatos novos, e os alunos vão acompanhando toda essa transformação cientifica.
Estimular à criatividade, a curiosidade, a imaginação na exploração de fenômenos de interesse dos alunos. Fazer com que os alunos conheçam fatos, conceitos e ideias básicas da ciência. Promover aos estudantes condições para realizar trabalhos práticos que permitiram vivenciar investigações cientifica éticas.