REFLEXÃO E AÇÃO CADERNO IV

Caros Professores,

Seguem, abaixo, as orientação para estudo do caderno 4 que abordará a temática: "Áreas De Conhecimento e Integração Curricular":
1º MOMENTO: Leitura do material coletivamente e consulta aos materiais indicados nos campos “Saiba mais” e “Traduzindo”;

2º MOMENTO: Roda de conversa - discussão coletiva dos aspectos significativos apresentados no caderno e construção de uma mapa conceitual (conforme grupo de trabalho), para socialização ao grupo de professores presente na formação;

3º MOMENTO: Ação e Reflexão

• 1º GRUPO: Após leitura e reflexão do texto: “Alguns elementos para pensar a Educação Alimentar numa perspectiva Integradora” pág. 17, faça o esboço de como trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional”  de  forma articulada entre os componentes curriculares.

• 2º GRUPO: Faça a leitura da CARTA nº 195 pág. 26, destacando as dimensões da cultura, do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes no texto e reflita fazendo uma analogia com o material que você utiliza como subsidio para o desenvolvimento de seu trabalho pedagógico.

• 3º GRUPO:  Organizados em grupos multidisciplinares, definam um tema (processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno) e, levando em conta as sugestões do quadro da pág. 37, elabore um projeto para ser desenvolvido na Escola em um prazo de seis meses.

• 4º GRUPO: Analise criticamente a noticia “Reflexo da greve” e diga como poderia problematizar, na Escola, a situação relatada. Estabeleça que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

4º MOMENTO: Divulgue essa proposta curricular no Portal EmDiálogo na comunidade “O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO”

Bom trabalho!