REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO II

Caros Professores,

Avançamos para o Caderno II. Aqui o nosso foco vai ser a juventude e como orientação para estudo desta temática segue abaixo as orientações:

1º MOMENTO: leitura e estudo (24 a 28/11)

  • Leitura individual do Caderno II “O jovem como sujeito do Ensino Médio” e discussão em grupo das reflexões sobre o tema abordado;

2º MOMENTO:  apresentação oral (03 a 07/12)

  • Socialização através de apresentação oral da síntese de cada tema, conforme o grupo de estudo e área:
    • GRUPO 1: Construindo uma noção de juventude
    • GRUPO 2: Jovens, culturas, identidades e tecnologias
    • GRUPO 3: Projetos de vida, escola e trabalho
    • GRUPO 4: Formação das juventudes, participação e escola

3° MOMENTO: publicação das reflexões (07/12)
GRUPO 1:  Aprecie as músicas “Não é sério” de Charlie Brown Jr. (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=w_HUCmMnB5o), e “Teatro dos Vampiros” de Legião Urbana (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UDdOmeOgeX0), e produza um pequeno texto rela-cionando as músicas com as reflexões sobre a construção da noção de juventude presente no caderno 2.
GRUPO 2:  Promova um diálogo sobre a questão de culturas juvenis e elabore uma síntese da discussão, após assistir ao vídeo “O desafio do passinho: uma forma de expressão corporal e sociocultural?”. (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ggDH2IvNEBk)
GRUPO 3: Assista ao vídeo “Projeto de Vida” (Disponível em: http://vimeo.com/14557744) e elabore estratégias de como nós professores podemos ser parceiros e coconstrutores de projetos para o futuro dos jovens e das jovens estudantes.
GRUPO 3: Produza coletivamente uma carta dos professores e professoras endereçada ao jovem estudante da nossa escola após assistir ao vídeo “Juventude nota 10” e refletir sobre as imagens que contemporaneamente construímos sobre o jovem. (Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/node/3292)

Os textos deverão ser postados no site do portal Emdiálogo na comunidade O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO MARANHÃO (Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/content/o-fortalecimento-do-ensino-medio-no-... ).

Bom trabalho!

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imagem de Adriano Pinheiro Lopes

Construindo uma noção de juventude

A reflexão que podemos fazer sobre essa questão é que o jovem não é levado a sério, a opinar a tomar decisões dentro de uma instituição. não é beneficiado por políticas públicas que lhe garanta bens materiais e culturais. Há uma imagem do jovem como problema por ex: criminalidade, drogas, AIDS e gravidez na adolescência. Temos que ter cuidado para não transformar o jovem em idade problema, até porque muitos desses problemas não foram produzidos por ele.

A solução está em novas formas e conteúdos de políticas públicas reconhecendo as potencialidades desses jovens. Juventude é uma condição social definida além de critérios biológicos. Há consenso a cerca da entrada na juventude, como: condições psicológicas, critérios biológicos, e inserção social, mas não temos a cerca da sua culminância que se define por: conclusão dos estudos, trabalhar, casar, ter imóvel próprio. Isso ocorre sem uma sequência lógica previsível. Temos então juventudes e não juventude.

Adriano Pinheiro, Alfredo Neto e Saulo Liceu Noturno Grupo 1

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imagem de ANA PAULA DOS SANTOS REINALDO VERDE

Nós professores podemos ser parceiros e coconstrutores de projet

O papel do professor diante da juventude contemporânea é ser um mediador de conhecimentos em dialogo constante com seus alunos,conhecendo sua trajetória de vida, suas expectativas pesssoais e profissionais.Através desse diagnóstico, nós professores podemos pensar de forma flexivel em sermos parceiros e coconstrutores de projetos que envolvam o nosso alunado, buscando relacionar suas influências territoriais e identidárias individuais e ou coletivas.

Estratégias são planejadas antecipadamente com uma sondagem prévia dos nossos alunos,podemos relacionar nossos conteúdos de área com as expectativas almejadas pelos mesmos, além de desenvolvermos projetos e aulas fora do ambiente escolar proporcionando a coparticipação desses possiveis projetos de vida e profissional dos nossos educandos.Essa tarefa é algo pessoal e intransferivel e só o professor que esta em sala de aula com sua disciplina específica pode desenvolver essas estratégias compartilhando dúvidas, anseios e resultados positivos e ou negativos, uma devir de ação e reflexão sobre sua prática docente.

Ana Paula Reinaldo e Rosinéia Grupo 3

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imagem de RAIMUNDA NONATA ARAUJO MORAES

Os Jovens e seus Sonhos de Realização........

Essa necessidade de ter um ídolo a quem seguir como se fosse uma luz que os levasse às suas próprias realizações é tão vidente que um jovem depoente, vencedor da competição, disse categórico que o seu grande sonho é “jogar futebol e dançar”.  Os jovens buscam os desafios e superação, por meio de suas conquistas, realizações, mas é necessário um motivador; precisam de um ponto de partida para seguir e criar seus espaços na coletividade, por meio  da irreverência de alguns. Os jovens precisam de identificação, estilos próprios, seguindo aqueles que lhe inspiram admiração. Para desafiar a sociedade, usam de ostentação, tatuagens, irreverência, liberdade.Não apenas a juventude deixa em nós marcas profundas da personalidade. A infância, a juventude, a maturidade formam um tripé para construção do humano.  E as heranças recebidas dos nossos ancestrais também não podem ser jogadas fora como se fossem  um “sobejo”  cultural que a juventude atual tenta “vomitar” para construção de seus próprios repertórios, desvinculados do passado.E a visão que eles têm do futuro? Ao ouvir essa juventude, percebe-se que eles traçam os seus próprios projetos, planos de vida futura. A ideia do trabalho é transformar o ser humano em um ser social, realidade para muitos, meio de subsistência (uma mercadoria gerando novas mercadorias... Antunes, 2004). E nos professores somos os personagens colaboradores e mediadores destes jovens que chegam as nossas sala de aula cheios de sonhos desafios em suas vidas cotidianas.Professores: Lucia Tereza Souza Correa, Raimunda Nonata Araujo Mores e Vanda Cristina da Cunha e Silva

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imagem de Raimundo Marques Vieira

GRUPO 2 LICEU NOTURNO.

                                              DIALOGANDO E BUSCANDO UMA IDENTIDADE.

          

                                                                                                          " Ninguém educa ninguém, os homens se educam em comunhão".

                                                                                                                                                      Paulo Freire.

              

                 A educação é um processo no qual estão envolvidos diretamente professores e alunos, convém salientar no entanto, a necessidade de condições objetivas para que isso ocorra da melhor maneira possível. Compreendendo dessa forma, a tarefa de ensinar também sofreu e continua a sofrer profundas modificaçãoes no decorrer  do tempo, pois,  que tais mudanças acarre taram um deslocamento no papel do professor que, de sujeito central na relação com o aluno, ele passou a mediador das práticas educativas, sendo o aluno transformado em sujeito principal do processo ensini-aprendizagem. Nesse sentido, não é possível falar de educação fora de um contexto dialogal, onde a juventude estudantil deve ser vista e considerada a partir de suas vivências, bem como do seu espaço-tempo. Desse modo, é de muito bom aviltre que a escola conheça a realidade sócio-econômico e cultural dos seus alunos para a partir daí propor ações pedagógicas efetivas e capazes de favorecer uma boa aprendizagem.

             Considerando que os alunos hoje são sujeitos de suas escolhas e, estas se dão em ambientes diversificados de espaço e tempo, compreendendo também a importância que tiveram as artes e os esportes na formação saudável de identidades juvenís e, entendendo esta era com sendo a era da tecnologia, onde com apenas um aparelho celular você se conecta e comunicase com o mundo, gostaríamos de propor aos nossos alunos,  um diálogo tecnológico, onde toda a juventude com a qual nós trabalhamos,  ficaria conectada em comunidades de  sua preferência de modo que o diálogo seja feito sempre que necessário por cada um dos membros, sendo que seriam feitas avaliações quinzenais, visando sempre melhorar as relações entre alunos e professores, bem como entre os próprios alunos.

                                                                                               São Luis 08 de dezembro de 2014

         Raimundo Marques

        Breno Cardoso

       Marangela.

 

 

 

 

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imagem de José Ribamar dos Santos Macedo

CARTA AO JOVEM ESTUDANTE. GRUPO-IV: HUMANAS- NOTURNO

São Luis-Ma, 04 de dezembro de 2014.

Prezados estudantes do ensino médio:

 

            A fase da juventude é uma importante etapa da vida para o indivíduo e toda sociedade, visto que ocorrem profundas mudanças de cunho biológico, cognitivo, emocional e outros; momento que o (a) jovem busca consolidar ações afirmativas, estabelecer diretrizes e solidificar seu perfil social. Estar assimilando e difundindo tendências, quebrando e criando condutas sociomorais, econômicas e culturais, e estabelecendo sua identidade em meio ao seu espaço de vivência.

            Entende-se que a juventude quer e precisa de novidades tecnológicas, sociais, culturais e também no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido é indispensável saber o que vocês estão querendo aprender e como ensinar, no entanto, o fundamental a ser ensinado em cada área de conhecimento não pode ficar excluído, independentemente de sua vontade, visto que é preciso trabalhar sua dimensão política, econômica e cultural, numa perspectiva familiar e da sociedade. Assim sendo, o grande desafio a ser enfrentado no ensino médio é despertá-lo e motivá-lo para permanecer na escola e estudar, uma vez que o desinteresse e abandono escolar é grande nos últimos anos do ensino básico no Brasil; e não se deseja que você faça parte do grupo de jovens que, lamentavelmente, desistem dos estudos no ensino médio.

            Diante desse quadro, a juventude tem que se fazer ouvir e precisa ser entendida pelo restante da sociedade, porém não deve desprezar os conselhos e os conhecimentos dos de idade mais avançada. Não esqueça que suas opiniões e ideias são bem-vindas e salutares, principalmente se forem relevantes para superar modelo ultrapassado de ensino-aprendizagem. Lembre-se também, que é necessário e importante dedicar-se aos estudos, que são uma porta segura para a mobilidade socioeconômica, já que independentemente das transformações no meio social, o conhecimento é fundamental para marcar-se posição na sociedade em âmbito político, econômico e cultural e tornar-se um sujeito ativo e transformador no mundo e na sociedade do seu tempo.

 

Um abraço fraternal.

 

J.R. Macêdo.

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imagem de KETSIA REJANE OLIVEIRA GASPAR

CARTA AO JOVEM ESTUDANTE - GRUPO IV (LINGUAGENS)

São Luís, 08 de dezembro de 2014

 

                     Estimados alunos,

                     Vocês estão atravessando uma das mais belas etapas da vida humana: a juventude. Essa fase de busca pela identidade é repleta de mudanças, expectativas, angústias, decisões, escolhas e também cheia de esperanças e desesperanças. É nessa etapa que vocês se definem enquanto pessoa e solidificam seus interesses, seus projetos e suas relações com o mundo ao redor.

                      Por isso, nós professores, queremos demonstrar a vocês a nossa preocupação com a sua formação enquanto cidadãos. Cidadãos que sejam capazes de buscar o melhor para si e para toda a sociedade, responsabilizando-se pelas suas escolhas, entendendo que cada um possui um importante papel na construção de um mundo melhor. Estamos preocupados também, com os elevados índices de abandono escolar, especialmente nessa etapa que é o Ensino Médio e queremos motivá-los a não desistirem dos estudos. É necessário muito além que a força de vontade. É necessário que vocês expressem quais são as suas insatisfações e expectativas em relação à escola. Desejamos que ela seja realmente importante na vida de cada um e que vocês se sintam estimulados a participar, que seja um espaço de diálogo, aprendizados significativos que os auxiliem a serem cidadãos autônomos, responsáveis e reflexivos.

                     Para tanto, entendemos que a nossa prática pedagógica também precisa passar por intensas reflexões e mudanças. É indispensável estarmos mais próximos de vocês para buscarmos juntos as alternativas para superarmos as dificuldades e o modelo já ultrapassado de ensino-aprendizagem. Gostaríamos que vocês se manifestassem, expondo as suas opiniões sobre como a escola pode contribuir de forma mais efetiva para satisfazer as suas necessidades e auxiliá-los na percepção de mundo, preparando-os para as futuras escolhas profissionais.

 

Um grande abraço dos seus professores!

Texto de Kétsia Gaspar e Lúcia Lobato

 

 

 

 

 

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imagem de Carla Susana Lucena Boueres

GRUPO 1 - NATUREZA - NOTURNO

Professoras: Aníger e Carla Susana

• O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO

1- Construindo uma noção de juventude

Eles iniciaram os estudos, em média aos sete anos de idade, repetiram no mínimo duas vezes de ano, tem pais com baixa escolaridade. Esses adolescentes entre 15 e 17 anos, não conseguem estabelecer conexão, nem permanecer no ambiente escolar.  Para eles, a escola é o lugar para encontrar amigos, e não para aprender. Para a escola, eles são jovens problemas, com os quais é muito difícil lidar.No texto é citado a música “ Não é sério “ da banda Charlie Brown Jr. , ela nos passa a informação de que em nossa sociedade, os jovens não tem espaço para uma participação efetiva . Percebemos alguns conceitos incrustados em nossa sociedade com relação ao jovem , no que diz respeito à estética, energia e  busca pelo novo.Os jovens não são chamados a participar de decisões na escola, são chamados de incapazes, não podem participar de tomadas de decisões políticas importantes, e isso provoca um desestímulo.Muitas vezes isso acontece devido à imagem do jovem que nos é passada pela mídia, que nos leva a adotar certos estereótipos em relação aos jovens, os rotulamos ou projetamos nele os jovens que gostaríamos que fossem. Temos razões para isso, tais como a violência, mortes, drogas, álcool, Aids, gravidez, problemas inerentes a juventude. Só não podemos esquecer que toda essa problemática não se refere à juventude atual, pois  são fatos que acompanham nossa sociedade a várias gerações.O jovem necessita ser visto como uma pessoa de direitos, com assistência garantida, e que representa uma parte da sociedade com potencialidades a serem exploradas e trabalhadas. Sendo assim, não existe “ jovem ideal”, como nossa geração de adultos sonha e prega, já que vivemos em uma sociedade heterogênea com realidades sociais e culturais também diferentes.

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imagem de Silvia Maria Barbosa Paes Landim

Caderno 2 - LINGUAGENS- ELLEN E SILVIA

Grupo 1- Construindo uma noção de juventude.A música brasileira “Não é Sério” da banda “Charlie Brown” retrata com exatidão o sentimento dos jovens de hoje ao serem julgados pelos adultos, pela mídia, pela polícia sem que ninguém dê importância para suas existências, muito menos, levar a sério suas filosofia, os seus sonhos e como diz a letra “ só faz destruir a esperança”. O tom da letra do começo ao fim vem carregado de um desabafo dessa juventude, a começar pelo título “Não é Sério”. Um desabafo carregado de dor, de ressentimento, de melancolia e de perda de identidade.Antropologicamente se queremos compreender , é necessário conhecer.Então precisa-se urgentemente reconhecer as representações produzidas sobre os jovens.O que acontece na nossa sociedade é que costumamos castrar os jovens, uma vez que também fomos no passado , e também lutávamos pelos mesmos objetivos.A verdade é que a escola não buscou atualizar-se a realidade desses jovens.E aí nos perguntamos o porquê de tanta violência entre os atores do processo ensino aprendizagem, a indisciplina dentro de sala de aula, a discilpina x não é atrativa e nem muito menos o ambiente escolar.Não estamos aqui para achar culpados como o prório estudo do caderno nos propõe.Mas é necessário reconhecer esse jovem atual.A noção de juventude não pode ser reduzida a um recorte etário na qual “São considerados jovens os sujeitos com idade compreendida entre os 15 e os 29 anos”.(Brasil, 2006).O jovem é um sujeito com valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares.O jovem é um sujeito de direitos.(Estatuto da Juventude(2013),ECA (2010), PEC da Juventude (Emenda Constitucional n.65 (2010).O jovem não é um pré adulto.O jovem como interlocutor na tomada de decisões.As afirmações acima nos indaga , há buscarmos algumas reflexões.

 

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imagem de andrea cristina oliveira e silva

GRUPO 2 - NATUREZA - NOTURNO

Os jovens constroem seus proprios acervos  e identidades culturais há uma rua de mão dupla entre aquilo que os jovens herdam e a capacidade de cada um construir sua cultura . A identidade do jovem surge apartir de negociações constantes entre as diferentes experiências de vida. A mesma ocorre com uma necessidade de se autoafirmar.Eles selecionam as diferenças com as quais querem ser reconhecidos socialmente fazendo de sua identidade muito mais do que uma escolha.

Rosana e Andréa 

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imagem de Saulo Wemerson Lira Silva

música e juventude

Considerando o que se espera e o que se faz pela construção integral do jovem, é notório o distanciamento entre a realidade e aquilo que é idealizado como noção efetiva de juventude.
Ambas as músicas(teatro dos vampiros e não é sério) analisadas, evidenciam a insatisfação e falta de perspectivas sentidas pela juventude. Apontar o jovem como o futuro assumiu uma dimensão negativa, já que ele, que é o objeto de construção, é o que menos participa desse processo. daí o sentimento de inutilidade e falta de representatividade expressa nas letras.

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imagem de Antônio Henrique Ferreira da Cunha

GRUPO 3 - NATUREZA - NOTURNO

Caderno 02 – O jovem como sujeito do ensino médio

Atividade nº 03 - Equipe: Prof. Antônio Henrique, Profª Elenice Pinheiro e Prof. Wilson Rocha

Estratégias dos professores como parceiros e coconstrutores de projetos para o futuro de jovens estudantes.

• Conhecer os seus alunos partindo da identidade de cada um e de acordo com as suas potencialidades.

• Propor uma aprendizagem significativa - o ser humano é antes de tudo o construtor de sua realidade, que é resultado direto de seu processo de significação no mundo.

• Modificar suas práticas atendendo aos anseios e expectativas dos alunos.

• Proporcionar condições para que os alunos falem sobre seus projetos e sonhos, ao invés de simplesmente, impor.

• Aulas, na medida do possível, motivadoras relacionando os conteúdos dados ao dia a dia do aluno e as suas necessidades para seu desenvolvimento.

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imagem de DIONARY COSTA CORDEIRO

GRUPO 4 - NATUREZA - NOTURNO

Caros alunos,

                Hoje vivemos no mundo diversificado com vários tipos de pessoas e na comunidade escolar não poderia ser diferente, sendo que os ideias são os mesmo para a educação, onde queremos uma educação de qualidade onde todos possam aprender para o seu futuro, não importando o jeito de ser vestir, falar, andar, agir...  

               Investigue as suas abilidades abra os seus horizontes, seja feroz em relação a sua aprendizagem e sua vida, desperte seu interesse, crie metas e principalmente  sonhe. Mas não esqueça que para realizá-lo precisará de motivação, esforço, disciplina e dedicação.

              O seu caminho no ensino médio é mais uma etapa de sua vida, caminho pelo qual não será fácil e teremos que nos unir para combater grandes desafios que somente juntos iremos vencer esta nova fase juntos e lembre-se que esta será uma etapa de muitas outras que lhe marcará para o resto de sua vida e que seu futuro depende delas. 

 

Dionary, Gladiston, Ismael e Mauro Rosa

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