A PESQUISA COMO FONTE DE CONHECIMENTO: CIENCIA, TECNOLOGIA, TRABALHO E CULTURA.

A PESQUISA COMO FONTE DE CONHECIMENTO:
CIENCIA, TECNOLOGIA, TRABALHO E CULTURA.

Pacto Nacional para o fortalecimento Do Ensino Médio- Colégio Estadual Tancredo Neves- São João- Paraná

RESUMO

Conhecimento é tudo que adquirimos e absorvemos pelas maneiras de aprendizagem, estes podem ser adquiridos ao decorrer da vida ou através de estudos específicos. Desta forma, as Ciências são pensamentos exatos que procuram por meio dos conhecimentos específicos explicar, provar e compreender a realidade através dos fatos. Sendo assim suas descobertas são perecíveis ao tempo em que se relata, o que a faz ser atualizada a cada nova pesquisa. A ciência mostra a realidade usando a investigação, preservando os fatos, em alguns casos é preciso vivenciar os acontecimentos para obter resultados significativos. A investigação cientifica é resultado de planejamento e constatações, hipóteses já pesquisadas e comprovações. Ela segue etapas, métodos já estabelecidos, meios estes que podem ser aproveitados. Assim as ciências podem ser reconhecidas tanto pelo objeto de investigação quanto pelos métodos peculiares para investigá-las. O presente trabalho busca compreender e identificar que a pesquisa na educaçãotraz para o pesquisador conhecimentos, desta forma objetiva-se analisar o impacto da industrialização no município de São João, Paraná, mais especificamente, as mudanças ocorridas após a instalação do Frigorífico “Le Vida” da empresa Coasul,esta realizada atravésda pesquisa ação, com análisebuscando compreender as transformações ocorridas dentro do contexto social, cultural, familiar, tecnológico, científico e do mundo do trabalho.
Palavras chave: Linguagens da Ciência. Pesquisa. Conhecimento

 

 

1. INTRODUÇÃO

Aprender ciências é, em boa medida, aprender as linguagens da ciência, utilizadas na produção e na divulgação do conhecimento científico. Se toda aprendizagem se dá a partir de conhecimentos anteriores, as linguagens da ciência são construídas sobre a base fornecida pela linguagem cotidiana, já de domínio no ensino formal
O conhecimento humano pode ser definido de várias maneiras. Na prática, como o processo pelo qual se determina a relação entre o sujeito e o objeto. Esta definição deixa entrever que pode haver vários tipos de conhecimento: o conhecimento popular, o conhecimento religioso, o conhecimento científico, entre outros.
O conhecimento popular é aquele baseado na experiência cotidiana da espécie, transmitido de geração para geração e na maioria das vezes relacionado às práticas que possibilitam ou facilitam sua sobrevivência. Em filosofia este conhecimento poderia ser definido, em um sentido amplo, como o atributo geral que tem os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante, na medida de sua organização biológica e no sentido de sua sobrevivência.
O conhecimento é fruto da curiosidade, inquietação e atividade investigativa dos indivíduos. A pesquisa é, assim, a estrada a percorrer para auxiliar o ser humano a apropriar-se do conhecimento e satisfazer essa gama de curiosidade natural. É uma atividade de interesse imediato e continuado e se insere numa corrente de pensamento acumulado.
Desta forma, o conhecimento que consiste na apropriação do objeto pelo pensamento, por metodologia apropriada, a obtenção de uma percepção clara, de representação completa, de definição e análise dos fenômenos naturais é o que filosoficamente se define como conhecimento científico. Todo pensamento se baseia em uma representação.
Com esse intuito, busca-se através da pesquisa bibliográfica aprofundar o olhar  crítico confrontando aspectos identificados como relevantes para essa discussão, na prática.
A Ciência pode, portanto, ser definida como uma representação da realidade, um quadro abstrato, codificado, mas fiel da realidade, porque obtido dentro de regras estritas. Pode também, de maneira prática, ser definida como a soma dos conhecimentos humanos resultantes da observação e da experimentação.
Nesse sentido, esse trabalho tem a finalidade de avaliar os fatores  que envolvem o conhecimento científico, como resultado de estudos para a construção do conhecimento, considerando que esse tipo de conhecimento surgiu da necessidade e do desejo que o ser humano tem em saber como as coisas funcionam, não as aceitando de forma passiva e sem questionamentos, possibilitandoao ser humano entender os fenômenos naturais e intervir cada vez mais nos acontecimentos diários. Quando utilizado de forma correta, esse tipo de conhecimento traz muitos avanços para a humanidade.
Contudo, inicia-se a discussão pela conceituação e procedimentos da técnica e análise de conteúdo com o intuito de explicitá-la, pois objetivamos conhecer uma realidade única que se desenvolve em um lugar único, por isso não se pode generalizá-la. Dessa forma, apresenta-se um breve panorama histórico, salientando, na sequência, a pertinência da análise de conteúdo das pesquisas qualitativas.
Buscamos aqui uma compreensão das relações entre linguagem cotidiana e conhecimento científico, a partir da resolução de problemas presentes em situações que envolvem o trabalho, a tecnologia e a cultura, através da análise de dados obtidos por instrumento de pesquisa ação, realizada na empresa LE VIDA, produtora de alimentos, localizada no município de São João, Paraná, por meio de questionário aberto, e com alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves, pelo recurso dequestionário fechado, objetivando incentivar a pesquisa e provar que por este procedimento, é que se obtém conhecimento significativo.
A hipótese inicial é de que a industrialização como se apresenta em nosso município, tem impacto muito grande na organização familiar e consequentemente na vida escolar dos nossos alunos, pois, supõem-se que as famílias buscam manter a economia familiar através do trabalho na empresa consultada em seus diversos turnos, manhã, tarde e noite, o que supostamente, modifica a rotina familiar dos nossos alunos e consequentemente o rendimento dos mesmos. Outro fator influenciável através da industrialização, é no que se refere a tecnologia que envolve o mundo do trabalho, o que atribui uma demanda maior de adultos que retornam os bancos escolares a fim de adquirir maiores conhecimentos para poder lidar com as novos meios de produção, de maneira eficaz.
Essas questões, conduzem a nossa pesquisa, que além de buscar desenvolver em nossos alunos o espírito de pesquisador, pretende se mostrar como um instrumento de levantamento de dados, concreto, significativo que mostrará a realidade vivida por nossa comunidade escolar.
Os dados levantados nessa pesquisa servirão também, como informação real e concreta sobre a realidade vivida por nossos alunos e familiares em relação a industrialização instalada em nosso município, especificamente relacionada a empresa Le Vida , do Frigorífico de aves da Coasul Agroindustrial.

2. REVISÃO LITERÁRIA
2.1- A Ciência

A aprendizagem em geral, principalmente de conceitos científicos, é um processo lento.
Deste modo, os conteúdos científicos são estudados em conjunto com questões sociais ou socioambientais, abordando, além desses conteúdos, os aspectos históricos, políticos, econômicos e éticos relacionados.
Um dos principais objetivos deste enfoque é possibilitar que o próprio aluno se aproprie dos conhecimentos científicos, de modo a compreender a sociedade em que vive do ponto de vista da formação de um cidadão capaz de tomar decisões e participar ativamente de uma sociedade democrática. (SANTOS e SCHNETZLER, 2003)
Em geral o desenvolvimento completo de uma estrutura conceitual ocupa anos de ensino e de estudo sistemáticos e deliberados, e mesmo nesses casos, não há garantia de que substitui e suplanta completamente as formas anteriores de pensamento (MORTIMER, 1996). Mortimer propõe a noção de perfil conceitual, segundo a qual as novas formas de pensar coexistem com as antigas formas, e o conhecimento científico é construído dialeticamente, a partir das formas anteriores, mas ao mesmo tempo contra elas (BACHELARD, 1996), em um processo tanto de continuidade quanto de ruptura. Afirma Bachelard: “É preciso, pois, aceitar uma verdadeira ruptura entre o conhecimento sensível e o conhecimento científico”.
O conhecimento científico que depende da observação e a experiência tida com os objetos e fenômenos do mundo real diferenciamo conhecimento científico do empirismo. O conhecimento científico que depende da experiência consiste em construir esquemas ou modelos abstratos a partir dessa experiência; em explorar por meio da lógica, as relações entre os elementos abstratos com a finalidade de, daí deduzir propriedades que correspondam com precisão suficiente às propriedades empíricas diretamente observadas.
Os objetos das ciências empíricas são, portanto, abstrações, mas, abstrações susceptíveis de serem vinculadas, segundo procedimentos regulados por constatações dos nossos sentidos, à realidade. As ciências empíricas são, então, formadas por observação da natureza e por teorias e hipóteses que podem ser com ela confrontadas.
Nesse sentido, a ciência se configura como parte do conhecimento sistematizado e expresso na forma de conceitos da realidade concreta tematizada, a qual constitui o campo da ciência nas disciplinas.

2.2. Tecnologia

Os estudantes são geralmente afetados mais pela tecnologia do que pelas ciências, considerando-se que a mesma é uma extensão das capacidades humanas, mediante a apropriação de conhecimentos como força produtiva. De grande complexidade, ela englobaum conjunto de aspectos, podendo citar entre eles a sua relação com a ciência, com a técnica e com a sociedade.
Sua integração com os elementos materiais, ferramentas do fazer.Relaciona-se a fatores políticos sociais e econômicos e sua evolução é inseparável das estruturas sociais e econômicas da sociedade. Não é autônoma, nem neutra, pois, os sujeitos sociais determinam a sua necessidade ou não.
MIRANDA (2002) ao se referir ao termo “tecnologia”, enfatiza que:

A tecnologia é fruto da aliança entre ciência e técnica, a qual produziu a razão instrumental, como no dizer da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Esta aliança proporcionou o agir-racional-com-respeito-a-fins, conforme assinala Habermas, a serviço do poder político e econômico da sociedade baseada no modo de produção capitalista (séc. XVIII) que tem como mola propulsora o lucro, advindo da produção e da expropriaçãoda natureza. Então se antes a razão tinha caráter contemplativo, com o advento da modernidade, ela passou a ser instrumental. É nesse contexto que deve ser pensada a tecnologia moderna; ela não pode ser analisada fora do modo de produção, conforme observou Marx. (MIRANDA, 2002, p.51)

No mundo atual, a tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento. No paradigma vigente, ela é assumida como um bem social e, juntamente com a ciência, é o meio para a agregação de valores aos mais diversos produtos, tornando-se chave para a competitividade estratégica e para o desenvolvimento social e econômico de uma região.

2.3. Trabalho

O trabalho é a produção da existência e objetivação da vida humana, pois desenvolve as capacidades humanas gerais para a transformação da realidade material. No sentido ontológico, a relação entre o homem e a natureza é que viabiliza a existência humana. O sentido histórico representa as formas específicas de como acontece esta mediação, ou seja, através das relações sociais de produção.
Vários filósofos e pensadores debateram sobre o conceito de trabalho. Para Aristóteles, por exemplo, as lutas e conquistas deveriam vir apenas com o trabalho, não era justo que fosse de outra maneira. Para ele, o trabalho fazia com que os homens se tornassem independente.
Na filosofia, o trabalho tem concepções simples, como o próprio conceito de trabalho e suas diversas definições. Existem também as concepções mais complexas do trabalho, como as atividades exercidas por pensadores e seus interesses, como a virtude, a riqueza, a beleza, e entre outros.
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
No pensamento marxista, a categoria trabalho está no centro de sua teoria, visto que desempenha o papel fundante na construção e desenvolvimento da humanidade, expressado como fio condutor da obra marxiana, desde suas primeiras elaborações teóricas até às da sua maturidade, na busca de explicitar, como os seres humanos se produzem e reproduzem a sua existência humana.
O conceito de trabalho pode ser rastreado no pensamento de Marx desde os seus primeiros escritos, culminando na sua análise das relações capitalistas de produção na obra O Capital. Nos Manuscritos Econômicos Filosóficos, Marx desenvolve uma crítica sobre a filosofia hegeliana assinalando que: “Hegel descobriu apenas a expressão abstrata, lógica, especulativa do processo histórico, que não é ainda a história real do homem enquanto sujeito pressuposto, mas só a história do ato da criação da gênese do homem” (MARX, 2001, p.174).
Corroborando com o exposto MARX (2001), explicita:

É exatamente na atuação sobre o mundo objetivo que o homem se manifesta como verdadeiro ser genérico. Esta produção é a sua vida genérica ativa. Por meio dela, a natureza nasce como sua obra e a sua realidade. Em consequência, o elemento do trabalho é a objetivação da vida genérica do homem: ao não se reproduzir somente intelectualmente, como na consciência, mas, ativamente, ele se duplica de modo real, e percebe a sua própria imagem num mundo por ele criado. Na medida em que o trabalho alienado tira do homem o elemento de sua produção, rouba-lhe do mesmo modo a sua vida genérica, a sua objetividade real como ser genérico [...]. De forma geral, a afirmação de que o homem se encontra alienado da sua vida genérica, significa que um homem está alienado dos outros, e que cada um dos outros se encontra do mesmo modo alienado da vida humana (MARX, 2001, p. 117 -8).
O trabalho permite a pessoa humana desenvolver sua capacidade física e intelectual, conviver de modo positivo com outros seres humanos e realizar-se integralmente como pessoa. Por isso o trabalho deve ser visto como um direito de todo ser humano.
2.4. Cultura
Cultura é a produção da existência em sociedade; seus valores éticos, estéticos, normas de conduta;é comunicação e arte; é produção e fruição e constitui o modo de vidade uma população determinada.
A cultura é um fenômeno extremamente complexo. Segundo Eliot, 1988, o termo cultura tem associações diferentes segundo o desenvolvimento de um indivíduo, de um grupo ou classe, ou de toda uma sociedade. A cultura do indivíduo depende da cultura do grupo, e a do grupo, da sociedade.
Por outro lado, a cultura da sociedade não determina a do grupo, nem esta a dos indivíduos, que processa as informações que recebe através da linguagem, dos rituais, da cultura material de forma própria e pessoal, e embora mantenha as tendências gerais da sua sociedade nas formas de ver o mundo e atuar sobre ele, tem um espaço próprio de ação. Por ser um ser dotado de consciência e razão, o ser humano é capaz de refletir sobre sua realidade e sobre si mesmo e atuar sobre ambos.
A cultura existe sempre, não há ser humano sem cultura. Ela estrutura e organiza os comportamentos sociais, mas é necessário certo esforço para enxergá-la e compreendê-la. A forma como ela atua está relacionada a um contexto, que é criado pelo fluxo da interação social. A cultura molda o contexto e o contexto, assim moldado, auxilia na manutenção e reprodução da cultura. Compreender esse mecanismo é importante para poder pensá-la criticamente.
MELLO (1986, P.397) citando LEVI SATRAUSS, define: Cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento, crença, arte, lei costumes e várias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (LEVI-STRAUSS, apud MELLO 1986, p. 397).
O homem é um ser social e, portanto, possui sua individualidade e diversidade, pois ao conviver socialmente adquire novas características, novos hábitos, atitudes, valores culturais. E, para sentir-se bem, precisa estar bem consigo mesmo e com os diferentes grupos sociais que conviva. Com isto, o homem vai adquirindo habilidades diversas, completando-se e completando a sociedade.
Dentro de cada organização existem várias culturas, a sua identificação é algo importante para a gestão de uma organização e para a equipe de pessoas que nela atua. “Um estudo de cultura permite compreender as relações de poder, as regras não escritas, aquilo que é tipo como verdade, como valores, crenças, mitos e costumes” (ZAVAREZE, 2008, p. 02).

2.5. Conceituação e Pressupostos da Pesquisa

As situações de ensino e de aprendizagem por nós investigadas são muito complexas e se apresentam em um fluxo dinâmico de falas e ações, para as quais a pesquisa qualitativa se mostra mais eficaz no levantamento e na análise dos dados. Os alunos aprendem mais sobre Ciências e desenvolvem seus conhecimentos conceituais de forma significativa, quando participam de atividades investigativas, semelhante às feitas nos laboratórios de pesquisa.
A função do intelecto humano é sempre escolher o que lhe parece verdadeiro entre a multiplicabilidade de aspectos com que apresentam os fenômenos naturais. No conhecimento científico essa escolha não é arbitrária porque deve ser sempre submetida à contraprova da observação do próprio fenômeno. A verificação experimental, ou seja, a contraprova pode sugerir modificações substanciais no modelo teórico.
Esse mecanismo de obter o conhecimento: teoria – contraprova – revisão da teoria é a própria essência do método científico ou da metodologia científica, que não pode ser ignorado por nenhum cientista que pretende fazer avançar a ciência. O problema do aprendizado da ciência ou da criação científica gira, portanto, em torno de saber se há alguma coisa de místico no pensamento científico ou alguma coisa de científico no pensamento místico.
Os alunos por meio de um ensino por investigação são orientados a desenvolver, de forma adequada, habilidades como: manipular, questionar, investigar, organizar e comunicar.Atividades investigativas são meios que auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas, como: pensamento crítico, raciocínio, flexibilidade, argumentação, solução de problemas e síntese.
Atividades investigativas são estratégias pedagógicas que auxiliam os alunos a compreenderem a natureza da Ciência.  Atividades investigativas são recursos que ajudam os alunos desenvolverem atitudes, como: correr riscos, curiosidade, interesse, objetividade, perseverança, satisfação, consenso, colaboração, gostar de Ciência.
O ensino por investigação é uma maneira de educar o aluno para ser um aprendiz autônomo. O ensino por investigação se constitui em uma estratégia de ensino que viabiliza ao aluno significar a linguagem da ciência, fazendo dela uma forma de ler, compreender e denotar assuntos científicos, passando a ter uma visão mais rica do universo, do mundo e do ambiente em que vive.
Para subsidiar os trabalhos foram utilizadas informações secundárias e bibliográficas, as quais foram obtidas mediante pesquisas de campo e estudo, construindo assim o conhecimento sobre a realidade, apresentando os impactos que a industrialização provocou em nosso município.

3.  O impacto da Industrialização no Município de São João – Paraná.

A  pesquisa de campo foi realizada na empresa LE VIDA, um frigorífico de aves localizado em nosso município de São João Paraná, com objetivo de conhecer  a demanda de trabalhadores da empresa vindos de outros municípios, regiões, estados ou países e qual a sua influência na organização do trabalho, no desenvolvimento tecnológico e na cultura do povo sanjoanense.
Também foram ouvidos alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves, no que se refere ao envolvimento das famílias locais na produção de aves, sementes para a produção de ração, transporte, ou, carregamento de aves.
A Hipótese inicial é de que a vinda de trabalhadores de outras regiões, estados e países, mexe com toda a organização social e cultural dos habitantes sanjoanenses, bem como a industrialização vem modificar o modo de produção que era estritamente agrícola, modificando inclusive o modo de vida das famílias e o envolvimento dos pais com a educação dos filhos.
Os resultados dessa pesquisa e a metodologia aplicada na busca de informações, está descrita abaixo.

3.2 Classificação da Pesquisa

A metodologia aplicada na construção deste trabalho foi através da pesquisa- ação definida pelos seguintes passos:
-Delimitação do tema;
-Estudo bibliográfico;
-Elaboração de roteiro de entrevista para a Empresa “Le Vida”, Coasul;
-Construção de roteiro de questionário com questões fechadas para alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual  Tancredo Neves-EFM;
-Aplicação e tabulação de dados;
-Apresentação dos resultados e elaboração do artigo.

3.3Coleta, Análise e Interpretação de Informações

Objetiva-se, a partir do levantamento de dados,conhecer a demanda de trabalhadores da empresa Le Vida, vindos de outros municípios, regiões, estados ou países e qual o seu impacto na organização do trabalho, no desenvolvimento tecnológico e na cultura do povo sanjoanense.
Buscou-seefetivar o trabalho de campo através de entrevista para a Empresa “Le Vida”, Coasul,para obter informações como setorde Recursos Humanos da empresa, procurando identificar o número de funcionários que trabalham no frigorifico, sendo que chegou-se aos seguintes resultados:No total a empresa tem 1772 trabalhadores, sendo que desses, 80 são terceirizados. Quando perguntados sobre a origem desses trabalhadores, a resposta foi de que, do município de São João, a empresa emprega 613 pessoas e destas, 491 são da sede do município e 122 são das comunidades do interior. A empresa recebe trabalhadores de várias regiões do Brasil, mas principalmente da região sudoeste do Estado do Paraná, inclusive de outros países, sendo estes últimos em número de 39, e destes, 16 são terceirizados.
Perguntou-se ainda sobre a influência dessa demanda de trabalhadores de outros municípios, regiões do Brasil e do exterior, na cultura da comunidade local, ao que, foi respondido que esses trabalhadores trazem consigo costumes e idiomas diferentes, o que por um lado é bom, pois permite que a população entre em contato com etnias diferentes e amplie seu conhecimento sobre a diversidade humana, inserindo os moradores no contexto global.
A vinda de estrangeiros para nossa cidade é um fato inédito e é acompanhado de perto pelos órgãos de fiscalização pública e pela diretoria da Coasul Agroindustrial, sendo que a empresa possibilita essa verificação da regularidade na documentação dos trabalhadores estrangeiros, mantendo contato constante com esses órgãos e regularizando a permanência dos mesmos.
Em relação aos alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves e suas famílias, aplicou-se um questionário com questões fechadas  para 11 turmas de alunos do Ensino Médio, sendo que, 246 alunos responderam ao questionário. Na questão  sobre quem trabalha no frigorifico de aves obtivemos o seguinte resultado; 7 trabalham diretamente e 3 indiretamente. No questionamento sobre  familiares que trabalham no frigorífico , obteve-se o resultado de 53 pessoas; quanto ao número de pessoas que trabalham diretamente o resultado é de 3 pessoas, indiretamente são 23. Seguindo ao questionamento constatou-se que no setor de transporte são 4 pessoas, em aviários são 7 pessoas, na fábrica de ração são 11 pessoas, em outras funções 2 pessoas. Ao questionarmos sobre a escolaridade destacamos o seguinte resultado; Não alfabetizado são 2; EF Incompleto são 11; EF Completo são 7; EM Incompleto são 11; EM Completo  são 21; Graduação são 8; Pós-Graduação são 3 pessoas. Quanto ao questionamento sobre a remuneração,destaca-se  que recebem 1 a 2 salários 33 pessoas;   2 a 3 salários 8;  Mais de 3 salários 5 pessoas; Não sabe informar/ ou não quis informar,   16 pessoas.

3.4 Análise  de Dados
3.4.1- O Frigorífico Le Vida- Coasul Agroindustrial:
Ao observarmos os dados apresentados acima, percebe-se que a porcentagem de envolvimento da comunidade escolar diretamente na industrialização, é baixa, derrubando as hipóteses iniciais. A industrialização no entanto, principalmente da empresa Le Vida, causou um impacto relevante em toda a região, pois mudou a rotina das famílias onde os pais  passam muitas vezes o dia todo trabalhando e só vêem os filhos por algumas horas. Em outros casos, os pais trabalham no período da noite e  dormem durante o dia, dificultando o diálogo com os filhos que passam meio período na escola e outro muitas vezes no trabalho como estagiários nas empresas que mantém  parcerias com as instituições de ensino. Também dificultou a comunicação da escola com as famílias, pois a rotina dos pais difere da rotina escolar e isso pode ter um efeito negativo, ainda não percebido quantitativamente, porém a qualidade das tarefas de casa já teve uma queda significativa.
Sobre a vinda de pessoas de outras regiões e de outros países, percebe-se que houve um estranhamento inicial, pois essas pessoas passaram a frequentar, além da industria, os parques, o comércio e as instituições de ensino, procurando se introduzir lentamente na rotina da comunidade, porém, ainda são vistos com indiferença pela maioria da população que não mantém um contato direto com os mesmos.
Percebe-se que a empresa Coasul dá assistência aos imigrantes e que mantém um contato direto com os órgãos oficiais de fiscalização e de imigração, mantendo a legalidade dos indivíduos que procuram nossa cidade para desempenhar atividades produtivas.
Quanto ao impacto da industrialização na nossa comunidade, envolvendo os temas: tecnologia, cultura, trabalho e ciências, percebe-se  que na questão do trabalho tenha sido talvez onde mais se percebeu as mudanças, pois como citado acima, as famílias tiveram que se adequar a horários diversos, mudando a rotina das famílias, bem como ao uso de tecnologias diferenciadas dentro das funções que passaram a desenvolver dentro da empresa e que não fazia parte da vida dos mesmos. Outras questões surgem também quando se refere a cultura pelo fato de que muitas famílias de várias regiões e países estão se instalando em nosso município, trazendo com eles, costumes, maneiras diferentes de se vestir e de se relacionar com os outros, maneiras diferentes de preparar os alimentos e talvez a maior diferença, a maneira de organizar as famílias.
Outro impacto que já se percebe é referente ao meio ambiente, pois uma vasta área no entorno da empresa foi adquirida, propriedades que pertenciam a anos para  famílias foram desapropriadas e foram construídos lagos que recebem os dejetos resultantes do abate de aves, que é tratado e devolvido aos rios que percorrem a região. Também foi perfurado um poço artesiano  que consome uma grande quantidade de água retirada do *Aquífero Guarany, consequências disso ainda não são perceptíveis, porém, estudos científicos comprovam que atividades comerciais, industriais, humanas e agrícolas tem contaminado a água do nosso sub-solo.

3.4.2- A escola e a comunidade escolar

Após ouvir os alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves- São João- Paraná, observou-se que a valorização da educação como estratégia para diminuir a desigualdade social, o impacto da educação acumulada pelo trabalhador sobre a renda percebida é significativamente superior aos demais fatores. Sendo assim, os desníveis educacionais seriam os principais responsáveis pelos desníveis de renda e, consequentemente, pela desigualdade social, o que reforça a valorização de políticas que visam aumentar o nível educacional da população brasileira.
Os resultados obtidos nesse estudo mostram que o  imigrante costuma ser visto pelo nacional como alguém exótico e diferente. Quando migra em direção ao trabalho, ele vem suprir uma demanda de trabalho que seu país não oferece por diversos motivos.
De modo geral os dados apontam para a empregabilidade queestá diretamente associada à questão da qualificação profissional, sendo esta representada por um conjunto de atributos que incluem aspectos relativos à educação formal, à capacidade de aprender permanentemente, de empreender, além de um conjunto de atitudes como iniciativa, autonomia e versatilidade. Esses atributos garantiriam aos trabalhadores a decantada empregabilidade, isto é, a capacidade de permanecer no mercado de trabalho.
Ao conhecer melhor a situação das famílias de nossos alunos, percebe-se que há compreensão pelos mesmos e pelas suas famílias, sobre a importância da industrialização em nosso município, pelo fato de que há possibilidade de aumentar a renda familiar e evitar que busquem em outras localidades as condições de trabalho que a empresa oferece tão perto de casa.
Percebe-se no entanto que não há ainda um grande envolvimento dos familiares de maneira direta na industrialização, porém, já se percebe mudanças, tanto positivas, quanto negativas, que modificam o dia a dia dos nossos alunos e influenciam o andamento das aulas e consequentemente a aprendizagem de todos.
5. CONCLUSAO
Este artigo propôs-se a oferecer uma visão geralsobre  a demanda de trabalhadores da empresa Le Vida, Frigorifico de aves da Coasul agroindustrial, vindos de outros municípios, regiões, estados ou países e a sua influência na organização do trabalho, no desenvolvimento tecnológico e na cultura do povo sanjoanense.
Também propôs-se a desenvolver em nossos professores e alunos o hábito da pesquisa como maneira de conhecer a realidade para poder atuar nela de maneira mais significativa, utilizando para isso, procedimentos científicos, fundamentados na filosofia e nas demais ciências que pautam a nossa prática nas instituições de ensino.
Está presente nesta pesquisa, um procedimento científico amplamente utilizado, baseado na regularidade do fenômeno: a experimentação para colocar em prova uma hipótese ou um modelo. Isso é altamente relevante quando se considera a necessidade de trabalhar nas aulas não apenas os conteúdos e conhecimentos, mas também procedimentos utilizados na produção do conhecimento científico. Tanto o questionário como a entrevista avaliaram vários aspectos onde a indústria trouxe o desenvolvimento de nosso município, porém, constata-se que o emprego diretamente  é para pessoas de outros municípios, estados e países.
Dessa forma, concluímos que os objetivos do trabalho foram atingidos, uma vez que, passou-se a conhecer  a demanda de trabalhadores da empresa vindos de outros municípios, regiões, estados ou países e a influência na organização do trabalho, no desenvolvimento tecnológico e na cultura do povo sanjoanense. Contudo, em relação a instituição de ensino analisada, percebeu-se que a industrialização ainda não está ligada diretamente aos familiares e alunos do Enso Médio da escola, pois o envolvimento ainda está aquém do que se pensava inicialmente, não confirmando a hipótese inicial.

5. REFERÊNCIAS
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Disponível em:
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