Faces da mídia

Se uma imagem pode valer mil palavras, a montagem da fotografia que ilustra a página desta comunidade vale muitas explicações sobre a relação entre mídia e discurso, ou seja as posições e pontos de vista que tomamos quando vamos expressar uma ideia. Dependendo do corte, essa imagem pode ganhar significados diferentes, até opostos. Um primeiro corte pode mostrar um prisioneiro capturado, com uma arma na cabeça; noutro corte, tudo o que aparece é um soldado dando água para o prisioneiro. Mas a realidade não parece tão simples assim, podendo dividi-la entre bem e mal: ao que nos parece, vendo a imagem "inteira", se trata de um prisioneiro ao mesmo tempo, tendo uma arma apontada na cabeça por um soldado e recebendo água de um outro. Uma imagem ambígua, que pode ter diferentes interpretações, assim como é a realidade, complexa e difícil de entender. A mídia é uma mediação da realidade, e assim devemos tratá-la, não como a realidade ou uma verdade em si. Temos que desconfiar e questionar sempre. E isso vale tanto para cada um de nós no dia a dia, como para um jornal ou um canal de televisão. Vamos discutir esse assunto? Questionar os discursos dos meios de comunicação? O que andam dizendo a televisão, os jornais, revistas, sites de notícia?

Jovens com HIV encontram avanços na qualidade de vida e reforçam a importância da prevenção

 

 

*Os nomes foram modificados para preservar a identidade dos entrevistados.

Tempo de mais no computador

O peso enfrentado por jovens sobreviventes do ebola

Jovem criador de "Bode Gaiato" que já atrai 4 milhões de seguidores prestará ENEM e espera questões sobre redes sociais

Quem nunca se deparou com os divertidos quadrinhos de Bode Gaiato e compartilhou em seguida para seus amigos se divertirem também?! É com essa fama popular que o jovem pernambucano Breno Melo, de apenas 21 anos já conta com uma legião de fãs em sua página de humor no Facebook.

Imparcialidade da mídia

No Brasil a maior parte da mídia afirma ser imparcial. Essa imparcialidade seria uma garantia de que eles não estariam defendendo ponto de vista nenhum, apenas reportando fatos que qualquer um poderia averiguar caso estivesse no local do ocorrido ou acesso às informações.

Estudo revela perfil do jovem brasileiro moderno como mais empreendedor e conectado

Recentemente uma das maiores pesquisas realizadas entre jovens brasileiros, pela Telefónica, mostrou que a geração do milênio no Brasil é empreendedora e conectada. Essa constatação é fruto da Pesquisa Global Millenium, um estudo feito pela empresa de telecomunicações Telefónica.

"É preciso educar os educadores" - Entrevista com o sociólogo Edgar Morin

Olá leitor@,

Barômetro da Juventude e os líderes do amanhã

O que os jovens americanos, suíços e brasileiros têm em comum? Muitas similaridades, apesar de viverem em países tão distantes geográfica e culturalmente. Quando se fala em tendências, modismos e o boom do mundo virtual - incluíndo aí as redes sociais, troca de informações por mensagens eletrônicas ou download de músicas pela internet -, os jovens desses três países e do restante do mundo são praticamente iguais. Entretanto, quando o assunto é política, educação, valores e tradições, esses mesmos jovens têm posições bastante diferentes.

A cartelização mediocrizante da notícia

Neste artigo, o jornalista Nassif trata da cobertura negativa que a mídia brasileira estava fazendo da copa do mundo, antes dela iniciar. Neste sentido, observa o autor como a imprensa abandonou seu compromisso com a confiabilidade da notícia para atuar politicamente. Muito corajoso por parte do jornalista, fazer as observações que ele aqui aponta. Vale a pena conferir.

 

Manipulação na Venezuela: as imagens e os fatos

Uma mudança surpreendente produz-se no cenário internacional desde há alguns meses – e está relacionada à onda de revoltas iniciada em 2011. As táticas baseadas em enormes manifestações de rua e, muitas vezes, em ocupação física de praças, estão em disputa. Foram empregadas, a princípio, por movimentos que enfrentavam ditaduras (como no Egito e Tunísia) ou eram muito críticos ao capitalismo (15-M, Occupy). Agora, estão sendo adotadas também por grupos claramente conservadores, capazes de mobilizar parcelas importantes de suas sociedades.

Seminário discute as interfaces entre televisão e os direitos da juventude

No próximo dia 12 de dezembro, no contexto da Semana dos Direitos Humanos, a ONG Viração, em parceira com o Centro Cultural da Juventude e com apoio do Participatório, realizará o Seminário Juventude, Direitos Humanos e Televisão.

Revista Viés

Quem já ouviu falar na Revista Viés? disponível em http://www.revistaovies.com/....

A revista o Viés foi fundada em 2009, é uma revista digital desenvolvida inicialmente por estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (RS), hoje mantém colaborações de jornalistas, blogueiros, poetas e contistas do Brasil e do Mundo.

Um desabafo sobre a cobertura da mídia na manifestação dos professores

Um desabafo sobre a cobertura da mídia na manifestação dos professores

Força do movimento de professores é ignorada na imprensa tradicional, que nada falou sobre a pauta dos profissionaos de educação. Noticiário focou nos "baderneiros que quebravam a cidade e enfrentavam a PM"

Até quando vamos endeusar a revolução farroupilha?

 

 

 

Até quando?

Todo os anos eu me pergunto: até quando?

Sim, até quando teremos de mentir ou omitir para não incomodar os poderosos individuais ou coletivos?

Contradições da televisão brasileira sobre os protestos

Uma pequena reportagem da televisão argentina do programa Bajada de Línea  analisa a repentina mudança de opinião da rede Globo sobre os protestos durante o mês de junho. Um grande celeuma começou com um comentário de Arnaldo Jabor sobre os protestantes, de que eles seriam meros vândalos-burgueses. Porém, quatro dias depois, o cineasta fez um mea-culpa. A abordagem da emissora repentinamente ficou ultrapassada e mudou o tom, os protestantes agora eram bem-tratados como pessoas pacíficas na luta por um Brasil melhor.

Roda Viva | Mídia Ninja | 05/08/2013

Transmitido ao vivo em 05/08/2013
Roda Viva recebe o jornalista Bruno Torturra e o produtor cultural Pablo Capilé, ambos idealizadores do grupo Mídia Ninja.

Fonte: Roda Viva

O que forma a juventude?

O que forma a juventude?

As atitudes? O consumo? A tecnologia? Ou as diferentes formas de rede? 

Do que a juventude é feita? 

Dialogue.

Você sabia? #fascismo?#

Todo mundo sabe que o termo fascista é hoje pejorativo; um adjetivo frequentemente utilizado para se descrever qualquer posição política da qual o orador não goste.  Não há ninguém no mundo atual propenso a bater no peito e dizer "Sou um fascista; considero o fascismo um grande sistema econômico e social."

Comentários

imagem de Sabrynna Fernandes

faces da mídia

muito interresante,gostei me atualizou sobre alguns assuntos!

imagem de Ivanete Loyola

Pesquisar para não se alienar

Cabe a nós , sujeitos  "livres" , buscar  mais informações acerca  de uma  que nos é apresentada .

Sabemos que  o jogo  de poder  está presente  também  no meio midiático e será  repassado ao público  as informações da forma que  interessar  ao grupo majoritário desse meio.

Portanto antes de  falar  algo  sobre  uma dada  informação,   é  melhor  pesquisar  um pouco mais para não correr  o risco  de ser  um propagador  das  ideias  de   um alguém , que conseguiu   te alienar.

 

imagem de Rodrigo Silva Morais de Almeida

Mídia

É isso ai, gostei muito. A mídia é um caso sério!

imagem de igor william andriolli

gostei muito desta publicação

gostei muito desta publicação .....muito critica.

imagem de Vanessa Antunes

muito legal ...gostei.

muito legal ...gostei.

imagem de Tainara da Silva

gostei muito dos assuntos

gostei muito dos assuntos retratados pois nos deixa mais informados dos assuntos e ajuda no dia a dia...muito legal

imagem de Mateus Poganski

O assunte de midia é muito

O assunte de midia é muito interessante!

imagem de Joice Fátima dos Santos

gostei muito dos assuntos

gostei muito dos assuntos tratados, pois devemos prestar atenção nisso. Somos nós cidadãos que devemos escolher o que é bom e o que é ruim para nós mesmos.

imagem de Edenilso Rodrigues dos Santos

mídia

Esta página é muito legal  porque mostra um pouco da realidade deste mundo em que vivemos e é isso mesmo que realmente acontece em nosso mundo.Muito bom mesmo.Adorei até breve.

imagem de Luciane Carine Theobald

Esta página é muito

Esta página é muito interessante!! Muitas vezes nos deixamos levar pela mídia, por propagandas, não vemos as coisas como elas realmente são.

imagem de ADRIANA REGINA SOMAVILLA

o assunto é bem completo,

o assunto é bem completo, facil de entender. Muitas vezes é isso  o que acontece.

imagem de Edieli Kronbauer

midia

Gostei da página, é muito interressante. Pude perceber que a mídia é mesmo algo muito influente na sociedade atual, mas nem por isso seus conteúdos são importantes, pois buscam mostrar só o que as pessoas querem ver, não o que realmente seriam de alguma importância para elas.

imagem de TAIS LETÍCIA THEOBALD

mídia

 A questão da mídia foi muito bem retratada, muitas vezes é isso aí mesmo que acontece . Issa página é muito interessante, pois retratou um pouco da realidade.

Divulgar conteúdo