Contradições da televisão brasileira sobre os protestos

Uma pequena reportagem da televisão argentina do programa Bajada de Línea  analisa a repentina mudança de opinião da rede Globo sobre os protestos durante o mês de junho. Um grande celeuma começou com um comentário de Arnaldo Jabor sobre os protestantes, de que eles seriam meros vândalos-burgueses. Porém, quatro dias depois, o cineasta fez um mea-culpa. A abordagem da emissora repentinamente ficou ultrapassada e mudou o tom, os protestantes agora eram bem-tratados como pessoas pacíficas na luta por um Brasil melhor. O arranhão na imagem da maior rede de televisão brasileira e em suas concorrentes ficou latente quando o povo saiu para as ruas massivamente. A reportagem descreve o que acontecia no Brasil e ninguém falava numa emissora aberta.

imagem de Márcio Kleber Morais Pessoa

Indústria cultural

Enquanto acreditarmos que a mídia é imparcial e neutra, absurdos como esse se repetirão. O mais importante ao atuar em sala de aula é buscar demonstrar aos alunos a realidade por trás da grande mídia, revelando como seus interesses influenciam o que noticiam e, consequentemente, a opinião pública (que de pública tem muito pouco).

imagem de João Carlos Moraes Perdigão

Claro, Márcio

Este vídeo pode ser uma ótima ferramenta pra demonstrar o que você falou!

imagem de Aline Ferreira

Contradições da Tv Brasileira

É impressionante como os "jovens que não valem 20 centavos", são os mesmos que "abriram os olhos e foram para as ruas lutar por uma democracia". Ótima referência, João!