Ensino Superior

Aluno do ensino médio na rede pública do Acre passa em 5 faculdades nos EUA

Bruna Souza Cruz
Do UOL, em São Paulo 17/07/2014

Basta diploma?

Nunca tantos brasileiros chegaram às salas de aula das universidades, fizeram pós-graduação ou MBAs. Mas, ao mesmo tempo, não só as empresas reclamam da oferta e qualidade da mão-de-obra no país como os índices de produtividade do trabalhador custam a aumentar.

O exército anti-cotas

No dia 15 de agosto, uma marcha intitulada “Exército Anti-Cotas” foi realizada na cidade de Santa Maria-RS e ganhou força nas redes sociais durante a semana, causando certa polêmica em muitos perfis, inclusive o meu.

Alunos negros são apenas 6,13% entre os formandos no ensino superior

Estudo feito pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) com as informações dos alunos que fizeram Enade, revela que  apesar de formarem 50,7% da população brasileira, os autodeclarados negros ainda são minoria entre os formados no ensino superior.

Mesmo depois da política de cotas, apenas 6,13% dos estudantes que estão concluindo seus cursos se auto-declaram pretos ou pardos. Os números são ainda menores em carreiras como medicina, no qual o percentual é de 2,66%.

Universidades públicas de SP irão propor cotas de 50%

(Fonte: O Estado de S. Paulo)

As três universidades públicas paulistas, USP, Unesp e Unicamp, fecharam na quinta-feira (22) proposta que será apresentada nesta semana ao governador Geraldo Alckmin para adoção de um programa de cotas que destinará 50% das vagas a alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. O objetivo é igualar os porcentuais estabelecidos pelo governo Dilma Rousseff para as universidades federais na Lei de Cotas.

Ação Educativa abre inscrições para formação de jovens

Projeto seleciona jovens para formação sobre educação

Estão abertas inscrições da 4ª edição do Projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), uma iniciativa da ONG Ação Educativa, em parceria com escolas públicas da Zona Leste de São Paulo. A iniciativa oferece formação para estudantes e ex-estudantes do ensino médio, tendo como foco temas relacionados ao direito à educação dos jovens: políticas públicas, a qualidade da educação básica, a articulação entre ensino médio, mercado de trabalho e ensino superior.

Relações internacionais: conhecer um pouco de todo o mundo

Viajar e conhecer pessoas do mundo inteiro, tomar contato com diferentes culturas e povos. Essa ideia está na cabeça de muitos jovens que sonham ou planejam cursar a graduação em Relações Internacionais (RI). Mas será que a vida de viagens, culturas diferentes e povos diversos tem registro na realidade?

Divulgar conteúdo