Vestibular - Escolha Profissional - Desigualdade educacional - Direito ao ensino superior

As viúvas do vestibular; Por: Fernando Brito

Uma leitura crítica sobre o antigo sistema de ingresso nas universidades brasileiras, e as futuras perspectivas deu um sistema mais inclusivo e menos segregador.

Universidades públicas de SP irão propor cotas de 50%

(Fonte: O Estado de S. Paulo)

As três universidades públicas paulistas, USP, Unesp e Unicamp, fecharam na quinta-feira (22) proposta que será apresentada nesta semana ao governador Geraldo Alckmin para adoção de um programa de cotas que destinará 50% das vagas a alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. O objetivo é igualar os porcentuais estabelecidos pelo governo Dilma Rousseff para as universidades federais na Lei de Cotas.

Nota de corte

O curta-metragem Nota de Corte investiga as dificuldades de acesso à universidade publica por jovens pobres. O documentário acompanha um jovem da periferia de São Paulo no dia em que vai prestar o vestibular e pode ser um ponto de partida bacana para discussão sobre questões relacionadas ao ensino superior e à escolha profissional. Em um país desigual como o Brasil todos têm as mesmas condições e oportunidades para seguir o caminho que quer? O vestibular é mesmo um mecanismo justo para seleção dos estudantes de ensino superior no Brasil? O que é nota de corte?

 

Divulgar conteúdo