Projetos de futuro

O que você vai ser quando crescer? A pergunta foi feita a cada um de nós quando ainda não podíamos fazer muito mais do que sonhar, fabular, imaginar o futuro distante da vida adulta. Bem, agora já estamos grandes – ou quase! – e quanto mais o tempo passa mais concreta vai ficando a necessidade de termos uma resposta. Ou melhor, uma resposta ainda não, mas uma ideia mais séria, um projeto, pois se trata de uma das questões mais difíceis e incertas da vida.

De um lado, são tantas as possibilidades! Quantas são, de outro lado, as limitações. Tudo vai depender de uma quantidade enorme de coisas que, nem sempre, podemos controlar – o lugar e o tempo onde nascemos e crescemos, pessoas que encontramos ao longo do caminho e situações que vivemos e que nos influenciaram, desejos, acasos, necessidades, chances aproveitadas, esforços às vezes bem sucedidos, às vezes fracassados... São tantas as variáveis possíveis que o percurso da vida de cada um é único. Ele até poderá se parecer com outro, mas nunca vai ser exatamente do mesmo jeito. Nos resta ter consciência da nossa própria história e inventar, a partir dela, o nosso lugar neste mundo grande.

Poucos momentos podem ser tão importantes na definição de nosso futuro quanto a transição que vivemos no Ensino Médio (ou talvez na não definição, depende do tempo e circunstância de cada um). Como vou ocupar o meu tempo? Vou encarar o vestibular e seguir estudando? Qual curso vou fazer? Superior? Aí vão ser quatro, cinco anos de definição, mais a carreira profissional que virá depois e pro resto da vida! Ou quem sabe um curso técnico, que pode me dar um emprego mais cedo? Vou só trabalhar, por enquanto? Quais são as minhas prioridades? Vou sair da casa dos pais? Vou me casar? Ter filhos? Montar uma banda? Um negócio? Qual é meu talento? Será que eu tenho algum em especial?

Espera! Não nos afobemos, não. Vamos respirar e nos dar um tempo para compartilhar ideias, dúvidas, sugestões, informações. É por isso que criamos a comunidade Projeto de Vida. Vamos construí-la juntos e, quem sabe, ajudar a iluminar o caminho pessoal que cada um tem diante de si.

Melhora na qualidade de vida nas pequenas ações

Ter boa qualidade de vida engloba vários aspéctos de nossa vida. Para se ter uma vida funcional e saudável, é preciso combinar fatores como vida social, saúde, educação e lazer. Esses e outros fatores retornam a chamada qualidade de vida, tema principal deste texto.

A importância da vida em sociedade

Reeducação Alimentar Para uma Vida Saudável

Todo mundo quer viver um pouco mais, ter saúde e condições de levar um estilo de vida divertido onde se possa fazer o que quiser e na hora que quiser. Mas cuidar da alimentação e outros hábitos que implicam em uma vida mais saudável, pode reverter diabetes, obesidade e outras doenças crônicas, mas isso nem sempre é algo que levamos como prioridade no dia-a-dia.

Projeto para o Futuro

O vídeo mostra as expectativas de alguns alunos da Escola estadual Santos Dumont referente aos planos que possuem para o futuro. Mostra também, na opinião dos alunos, quais são as contribuições da família e da escola.

Antes das manifestações de junho, pesquisa já revelava interesse dos jovens pela participação política

"Quais são os problemas que mais preocupam os jovens atualmente?", "O que os jovens valorizam no Brasil?" e "Como eles avaliam  a importância da política?" foram algumas perguntas feitas para jovens brasileiros, entre abril e maio de 2013, portanto antes das manifestações que aconteceram em junho no país.

 

Sem medo de ser feliz; pessoas que largam tudo por um sonho

Largar emprego, vender a casa, juntar as economias e correr atrás de um sonho parece coisa de cinema, fora do mundo 'real' - onde as pessoas têm que trabalhar, ter bens e estabelecer uma família. No entanto, tem gente, com coragem e determinação, que vive pela filosofia de que sem o sonho é impossível viver e ser feliz.

Um filho de pipoqueiro e lavadeira analfabeta tem futuro? Luiz Ruffato, a condição brasileira e os livros como horizonte.

Na abertura de uma das principais feiras do livro do mundo na Alemanha, em Frankfurt, o escritor brasileiro Luiz Ruffato, um dos nomes da atual literatura brasileira, fez um discurso contundente sobre nosso país. Seu texto, claro, forte e direto, sintetiza de forma magistral, nossa condição social, política, histórica, econômica. O escritor, de origem pobre e que se diz salvo "pelos livros", nos oferece fatos para se pensar como a cultura pode orientar nossos projetos de futuro.

Meu projeto: Felicidade

2012 não foi o ano do fim do mundo – muito pelo contrário. Pelo menos pra mim, 2012 foi um ano memorável, daqueles para se pregar na parede. Casei com a Karin – uma companheira bonita e inteligente – ganhei prêmios profissionais , viajei na lua-de-mel e fiz shows com a minha banda. Não plantei uma árvore, mas lancei um livro. Apesar de tudo isso, ou melhor, por causa de tudo isso – eu e a Karin estávamos questionando como nunca a vida que levávamos no tempo regulamentar da vida.

Les 10 métiers qui procurent le plus de bonheur

Les 10 métiers qui procurent le plus de bonheur

1er) Les hommes d’Église : l’amour de l’autre, l’écoute et l’entraide semblent remplir de joie ces serviteurs de Dieu, qui arrivent en tête de ce classement.

2e) Les pompiers : un sondage révèlerait que plus de 80 % des soldats du feu sont heureux dans leur métier. Comme les hommes d’église, il semblerait que ce soit l’assistance et la protection d’autrui qui apportent du bonheur à ces professionnels du sauvetage.

Planejando o futuro com a Mafalda

Assim como a Mafalda, você já planejou a sua vida?  Profissão? Casamento? Banda musical?

Quais planejamentos são necessários para que os seus sonhos se realizem? Já pensou em quais caminhos terá que traçar? Os projetos, na sua opinião, são importantes?

O Emprego

Esse é um vídeo de animação argentino que recebeu 102 prêmios ao redor do mundo. Sem nenhuma palavra ser dita, ele nos leva à reflexão sobre vários aspectos do trabalho, tais como: qual a função dele nas nossas vidas, ele nos trás benefícios além do da mera sobrevivência, estamos cientes de quantas pessoas trabalham para que possamos ter o que usamos no nosso cotidiano, entre muitas outras. Vale muito a pena assistí-lo.

 

Choque de realidade - Mafalda

 

 

 

 

Choque de Realidade.

O que é importante para o seu futuro? Compartilhe suas considerações.

 

Jovens do Palácio - Cinco Caminhos

Descrição : O documentário Jovens do Palácio - Cinco Caminhos é resultado de um diálogo de pesquisa com cinco jovens com idades entre 20 e 24 anos (quatro homens e uma mulher), moradores da comunidade do Morro do Palácio, Niterói.

Os entrevistados participaram de projetos de arte e agenciamento cultural desenvolvidos pelo Museu de Arte Contemporânea da cidade de Niterói. Os jovens desenham mapas de seus percursos e redes de relacionamentos na cidade, narram cotidianos, histórias de vida e expectativas de futuro que revelam seus caminhos biográficos.

Projeto de vida

O vídeo "Projeto de Vida" serviu de medição para o diálogo na pesquisa realizada pela equipe do Projeto Diálogos com o Ensino Médio no Estado do Pará.

Filtro Solar

Filtro Solar, Use Filtro Solar! Pedro Bial, Jornalista, autor e apresentador brasileiro traduziu e interpretou o texto "Filtro Solar", de Mary Schmich, em 2003, que foi e até hoje é um grande sucesso. O vídeo exibe uma percepção em relação as angustias e ansiedades sobre nossos "projetos de futuro". Casar ou comprar uma bicicleta? Universidade ou viajar para o exterior?

O computador pode substituir o professor?

Num mundo onde até o ser humano vai sendo robotizado na sua máxima capacidade, as coisas acontecem gradualmente. Será que um professor pode ser substituído por um robô? Segundo o educador indiano Sugata Mitra, “se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque ele realmente merece ser substituído”.

Quando Você Crescer

Sabe aquela pergunta que desde criança nos fazem, sobre o que queremos ser quando crescer? Então, ela parece tão distante e tantas coisas acontecem no processo que às vezes não paramos para refletir como queremos chegar lá. Muitas pessoas só se dão conta que cabia a elas decidir o que fazer quando já há pouco tempo hábil, e acabam por fazer coisas só porque é assim que todo mundo faz, e, assim, perdem a chance de serem responsáveis por estarem onde gostariam. Não existe certo ou errado nas escolhas que são feitas, mas elas devem ser conscientes e planejadas, não é? Já pensou nisso?

As viúvas do vestibular; Por: Fernando Brito

Uma leitura crítica sobre o antigo sistema de ingresso nas universidades brasileiras, e as futuras perspectivas deu um sistema mais inclusivo e menos segregador.

A formacão superior não garante mas sem dúvida abre as portas diante da dura realidade de trabalho

Na maioria das vezes, as noticias de jornal não dizem nada de útil. Mas me deparei com essa matéria muito interessante sobre uma mulher que trabalhava na faxina do Mercado Central, em Belo Horizonte e que foi "descoberta" falando holandês, com formação técnica e que omitiu seu curriculo de esforço e experiencias para conseguir um emprego.

Jovem de futuro

O que pensam os  jovens do Centro de Ensino em Período Integral Cecília Meirelles, em Aparecida de Goiânia - GO,para o futuro.

“Pedreiros do futuro”

 

Divulgar conteúdo