O computador pode substituir o professor?

Num mundo onde até o ser humano vai sendo robotizado na sua máxima capacidade, as coisas acontecem gradualmente. Será que um professor pode ser substituído por um robô? Segundo o educador indiano Sugata Mitra, “se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque ele realmente merece ser substituído”.

Referência no ensino para comunidades desamparadas, Sugata criou um projeto chamado chamado "Buraco na Parede", onde um computador online era deixado em um local de acesso comum próximo a algum muro para as pessoas utilizarem. Depois de nove meses de uso, crianças que nunca tinham entrado na internet, já sabiam manusear a World Wide Web como qualquer secretária de país desenvolvido.

Mitra acredita que hoje podemos criar técnicas de ensino mista entre o computador e o professor, pois o currículo escolar tem a necessidade de ser reformulado após a imposição do mundo virtual. Será? Leia mais em http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/isto-da-certo/2012/02/08/o-computador-pode-substituir-o-professor/ (os comentários ao final do texto são muito pertinentes).

 

 

 

 

 

Comunidades:

Comments

imagem de Allan Silvério Rodrigues

Substituir, jamais... Atualizar, continuamente!

A questão do ser humano ser robotizado é um assunto muito interessante de se discutir, pois deve-se entender a importância das coisas (ser humano e Máquina). É fato que as novas tecnologias auxiliam no ensino de diversas disciplinas, mas nem todos os profissionais estão aptos, ainda que no mundo globalizado, a utilizarem determinadas tecologias, e isso dificulta até mesmo a distribuição de tecnologias para serem usadas.

É incrível o que as crianças (05 a 10 anos) vem pedindo aos pais atualmente... celulares de 2 e/ou 3 chips, tablets, notebook, TV's gigantescas, video games de ultima geração e outros, mas esta é uma atitude que não está errada, pois face a multipolaridade tecnológica, nada mais razoável do que os pedidos em paridade com a época. Mesmo diante de tal cenário, percebe-se a relutância de uma boa parte dos profissionais em utilizarem vídeos, power point, música e outras tecnologias. O que fazer, quando nos deparamos com tal panorama?

Compartilho da idéia de podemos criar técnicas de ensino misto, mas para isto, será necessário uma nova remessa de professores, não no sentido de professores novos, mas de professores mais interessados em aproveitar as modernidades para o sistema educacional.

Vote neste Comentário