Nós no Meio: Juventude e Ambiente

Diana quando sai de sua casa observa esgoto correndo na rua, gente espremida em ônibus em péssimas condições que entre solavancos expele fumaça preta pelos ares e o lixão instalado em seu bairro. Ao chegar na escola é dia do meio ambiente, debate-se  mudanças climáticas no planeta , as ameaças ao urso polar e à floresta amazônica, a importância de cada um fazer a “sua parte” economizando água, energia e reciclando lixo. Diana pensa: e eu com isso?! Onde ficam meu bairro meus amigos e meus desejos nessa história? Qual é a nossa parte nesse ambiente?

Aqui se inicia um diálogo para falarmos do envolvimento entre juventude e questões socioambientais, aquelas que dizem respeito aos problemas desencadeados pelas relações sociais   no uso do ambiente e seus recursos.    Se falar de meio ambiente te passa a ideia de um ambiente dividido, que nos coloca à sua margem apenas reagindo a ele ou causando danos à natureza, o convite é outro: é para compartilharmos histórias reais de nossas vidas em nossos locais de moradia, escola e lazer que ilustram com toda força o que são os problemas socioambientais, aonde eles começam e por que eles tem tudo a ver com a gente...

Como você vê o seu lugar de moradia e o de sua escola? Quais os principais problemas? O que pensa que poderia ser feito para melhorar seu ambiente?

Clonagem Humana

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Professora: Vânia Daniela de Oliveira
Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ciências da Natureza
Etapa II – Caderno III
06/04/2015

Abordei a pesquisa com a turma do 1º ano do Ensino Médio tendo como objetivo a reflexão sobre a clonagem humana; quais os malefícios e benefícios que a mesma pode trazer na vida de um indivíduo.

O ensino de Ciências da Natureza, de uma maneira ampla, é aplicada para confirmar algum conceito e, muitas vezes, tem somente como objetivo motivar mais o estudante para o referido tema.

PENSAMENTO LÓGICO-DEDUTIVO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM MATEMÁTICA

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR RAIMUNDINHO ANDRADE-CEPRA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ORIENTADORA: GORETE SOARES
ETAPA II - CADERNO V

 

CARDERNO V
REFLEXÃO E AÇÃO (pág.15)
PENSAMENTO LÓGICO-DEDUTIVO NAS ATIVIDADES PROPOSTAS EM MATEMÁTICA

 

ADRIANA BARBOSA
ALICE MACÊDO
ARACÉLIA LIMA
DAIANA DE CASTRO
DILMA TEIXEIRA
GRAÇA BONA
KACILDA TEXEIRA
KENEDY SOUSA
NETE CAVALCANTE
REGINALDO “KK”
VANDRESSA ABREU

O USO DOS LÍQUENS COMO BIOINDICADORES DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO SÁ PEREIRA -DIREC 06 - ILHÉUS - BA
ÁREA: CIÊNCIAS DA NATUREZA - ETAPA II - CADERNO II
Planejamento de uma unidade de ensino envolvendo componentes curriculares de forma interdisciplinar sob a abordagem CTSA.
Por Marli Alves Rodrigues

EIXO TEMÁTICO: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
TEMA: O USO DOS LÍQUENS COMO BIOINDICADORES DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE DE ILHÉUS-BA

RESUMO

ARTIGO: POLUIÇÃO DE RIOS E AÇUDES

UNIDADE ESCOLAR 13 DE MARÇO
ORIENTADOR: JORGE CÂMARA

 

ARTIGO: POLUIÇÃO DE RIOS E AÇUDES

ANTÔNIA CARVALHO
ELIZÂNGELA MARIA DA SILVA
LUIS HERMÍNIO

 

 

CAMPO MAIOR, PIAUÍ.
POLUIÇÃO DE RIOS E AÇUDES

O LIXO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

UNIDADE  ESCOLAR  PROFESSOR  RAIMUNDINHO ANDRADE
ORIENTADORA: Maria Goretti Soares
PARTICIPANTES: Alice Macêdo, Aracélia Lima, Dilma Teixeira, Graça Bona, Kaká

O LIXO E SEUS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE

TEMA: DROGAS NAS ESCOLAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II – CADERNO III
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

 

ARTIGO
TEMA: DROGAS NAS ESCOLAS

 

COMPONENTES:
Fabíola Ibiapina da Silva
Joana D’arc Costa Cunha Romildo
Jonas Rodrigues de Moraes
Luciana Ximenes Costa
Maria do Socorro Neves Loiola
Ricardo Andrade de Sousa
Risoleida Mauria Aragão Barbosa

 

 

CAMPO MAIOR-PI, FEVEREIRO DE 2015
INTRODUÇÃO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O MEIO AMBIENTE

Adriana Barbosa Costa*
Daiana de Castro Lima**
Francisca Francinete Cavalcante Cruz***
Francisco Kenedy  de Sousa Silva****
Kacilda Texeira da Silva Andrade*****
Vandressa Damasceno Abreu******

 

Bioma Caatinga - Conhecer para preservar

ESTADO DA PARAIBA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO INOVADOR  PROFª ADILINA DE SOUSA DINIZ
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO- PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

 

ARTIGO: Bioma Caatinga - Conhecer para preservar

 

A HISTORIA DAS COISAS

Vídeo que vale cada segundo do seu tempo. Apresenta uma visão revolucionária e reveladora do consumismo desenfreados, que vem acontecendo em uma velocidade assustadora. Veja e reflita ;)

Portaria do MMA cria comitê interno de juventude

Objetivo é engajar os jovens no debate de políticas públicas ambientais

Por: Tinna Oliveira* - Edição: Vicente Tardin

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu o Comitê Interno de Juventude, por meio da portaria nº 412, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (19/11). A proposta do comitê é subsidiar as políticas públicas ambientais relacionadas aos direitos da juventude à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Educação ambiental é ensinada a 1,4 mil alunos de Naviraí pela PMA

Um trabalho educativo e conscientizador vem sendo feito pela Polícia Militar Ambiental (PMA) onde vem "atuando de forma direta na educação ambiental, levando conhecimento para crianças e jovens de Mato Grosso do Sul. Em apenas uma semana cerca de 1.442 alunos foram atendidos em Naviraí - cidade a 366 km de Campo Grande.

Falta de água é tema de filme futurista produzido por jovens

O cinema pode ser o retrato de sua época. Vez ou outra isso ocorre não a partir da intenção dos seus realizadores de mostrarem algo que está em voga. Mas justamente por uma feliz coincidência ou por explorar um campo que tende a chegar ao fato. É o caso do curta-metragem “Limbo”, produzido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso de jovens santistas que estudaram na Anhembi-Morumbi, em São Paulo. O filme, cuja trama se passa no futuro, fala da falta d’água: tema recorrente da sociedade atual, especialmente na capital paulista.

E o desperdício?

O que o disperdicio de alimentos tem a vê com a questão ambiental?

O que nós temos a ver com esse debate?

 

Pense e comente!

Revista Juventude e Meio Ambiente seleciona contribuições

 

 Jovens de 15 a 29 anos podem se inscrever nas categorias de fotos, charges, reportagens, poemas, artigos livres e acadêmicos

Juventude do campo vai realizar ações conjuntas por mais direitos

 

Ao longo do segundo semestre de 2014, a juventude rural de diversos movimentos sociais prometem realizar ações conjuntas pela permanência do jovem no campo e para denunciar o modelo do agronegócio.

As ações surgiram após a apresentação do Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural (Pajur) pelo governo federal.

UNEA é encerrada com chamado de ação pela qualidade do ar

Terminou nesta sexta-feira, em Nairobi, no Quênia, a primeira Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O documento final destaca o combate à poluição do ar, ao comércio ilegal de madeiras e espécies selvagens e a defesa dos ecossistemas marinhos. O evento teve a participação de mais de 190 países, incluindo o Brasil. Pena que os eventos da copa do mundo ofuscaram um pouco a importância desta Assembléia e de seu documento final.

Japoneses recolhem o próprio lixo após jogo de sua seleção

Muito incrível a lição que os japoneses nos deram de consciência ecológica, de respeito ao meio ambiente, nessa atitude de recolherem o seu lixo gerado dentro de estádio. Vale a pena conferir...

Em operação inédita, SP começa a captar água do volume morto do Cantareira

Em uma operação inédita no Brasil, o governo de São Paulo começou a captar na manhã desta quinta-feira (15) o volume morto do Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento da região metropolitana de São Paulo. O nível do sistema está hoje em 8,2%. A previsão é extrair 182 bilhões de litros de água dos 400 bilhões de reserva, elevando em 18,5% o nível do Cantareira.

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