Clonagem Humana

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Professora: Vânia Daniela de Oliveira
Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Ciências da Natureza
Etapa II – Caderno III
06/04/2015

Abordei a pesquisa com a turma do 1º ano do Ensino Médio tendo como objetivo a reflexão sobre a clonagem humana; quais os malefícios e benefícios que a mesma pode trazer na vida de um indivíduo.

O ensino de Ciências da Natureza, de uma maneira ampla, é aplicada para confirmar algum conceito e, muitas vezes, tem somente como objetivo motivar mais o estudante para o referido tema.
Após realizar o trabalho proposto pude constatar um vasto ramo de opiniões. Alguns alunos chegaram a dizer que a clonagem humana pode ser favorável ou não a vida do ser humano.
Algumas curiosidades importantes foram levantadas pelos alunos, tais como: grande parte das religiões considera essa prática criminosa, pois segundo o pensamento deles, só a Deus cabe a criação dos seres vivos.
A turma comentou que a clonagem tem sido discutida com maior ardor nos últimos tempos, em consequência dos debates inflamados que se desenvolveram em torno da ou não das células troncos.
Desta forma os alunos alegaram que estas, surgem logo depois da fecundação; quando o resultado da união do óvulo e do espermatozoide se auto- reproduz, formando até oito cópias de si mesmo. Depois de três dias já se formaram pelo menos cem células dispostas em grupo, compondo o blastocisto, que então se instala no útero materno.
Os alunos ficaram bem surpresos com o tema e foram mais a fundo em suas pesquisas e questionamentos, antes de elaborar a dissertação proposta. Tais fatos consideráveis foram levantados. Um deles foi comentar sobre as células que se dividem funcionalmente; as que estão na esfera exterior formam a placenta e a bolsa amniótica. Já as localizadas interiormente, mais adaptáveis, metamorfoseiam-se mais diversos tecidos, que comporão o novo organismo.
O assunto em questão foi gerando uma polêmica muito grande na sala, pois pontos de vistas diferentes estavam presentes. Com a discussão sendo cada vez mais aflorada, alguns alunos acabaram abordando que existem diversos tipos de clonagens. Sendo assim, algumas delas foram debatidas; tais como a clonagem natural, que nada mais nada menos são frutos das reproduções assexuadas. Outra que foi bem comentada foi a clonagem induzida artificialmente, momento no qual se tira da célula seu núcleo e o óvulo sua membrana. O produto dessa experiência é inserido em uma barriga alugada para gerar o feto resultante. Infinitas formas de clonagem foram discutidas pela turma.
No entanto, a clonagem reprodutiva também não ficou de fora. Esta pressupõe que uma célula formadora de tecidos, seja transportada para o interior de um óvulo esvaziado de seu conteúdo que uma vez unidas às células será gerado um futuro embrião, o qual se desenvolverá se inserido no útero materno.
Portanto, concluí que foi de extrema importância aplicar essa atividade proposta, pois de certo modo os alunos cresceram no conhecimento abordando curiosidades infindáveis; os quais as mesas puderam contribuir significativamente no aprendizado deles. Desta forma, estimulou a criatividade intelectual e social certificando que o processo da ciência e tecnologia culminou pontos importantes na vida dos alunos, levando-os a uma criticidade futura e promissora em seu conhecimento.