ARTIGO: POLUIÇÃO DE RIOS E AÇUDES

UNIDADE ESCOLAR 13 DE MARÇO
ORIENTADOR: JORGE CÂMARA

 

ARTIGO: POLUIÇÃO DE RIOS E AÇUDES

ANTÔNIA CARVALHO
ELIZÂNGELA MARIA DA SILVA
LUIS HERMÍNIO

 

 

CAMPO MAIOR, PIAUÍ.
POLUIÇÃO DE RIOS E AÇUDES

RESUMO
A poluição de rios e açudes é um problema complexo, na cidade de Campo Maior-Piauí, devido ao enorme número de fatores sociais envolvidos. Diversos agentes podem ser percebidos como contaminantes ambientais. Alguns exemplos como à falta de saneamento básico, questões culturais, sociais e políticas são agravantes da problemática exposta. O trabalho será organizado de maneira contextualizada e interdisciplinar por meio de atividades desenvolvidas no espaço escolar e através de pesquisa de campo. Para compreender a fundamentação teórica acerca da temática proposta, as disciplinas Biologia, Química e Física realizarão estudos que viabilizem o entendimento do conceito de poluição, identificação dos processos naturais químicos, identificação dos fatores artificiais que contribuem para a poluição do ar como: queima de combustíveis, incineração do lixo sólido doméstico. Quanto as outras áreas do conhecimento, Geografia, História, Português e Matemática, Religião, Artes serão trabalhados respectivamente, reflexão sobre a importância e as consequências da ação humana no espaço da natureza no que diz respeito aos rios e açudes, além da compreensão que a poluição está ligada às questões culturais, sociais e políticas através de leitura e produção de textos sobre poluição desses recursos favoráveis a nossa sobrevivência.

PALAVRAS-CHAVE: Poluição. Preservação. Conscientização

ABSTRACT

The pollution of rivers and dams is a complex problem in the city of Campo Maior-Piauí, due to the huge number of social factors involved. Several agents can be perceived as environmental contaminants. Some examples such as the lack of basic sanitation, cultural, social and policies are aggravating the exposed problematic. The work will be organized in context and interdisciplinary way through activities at school and through field research. To understand the theoretical foundation about the proposed theme, the subjects Biology, Chemistry and Physics carry out studies that enable the understanding of the concept of pollution, identification of chemical natural processes, identification of artificial factors that contribute to air pollution as: fuel combustion , incineration of domestic solid waste. The other areas of knowledge, Geography, History, Portuguese and Mathematics, Religion, Arts will be worked respectively reflection on the importance and consequences of human action in the nature of space with respect to the rivers and dams, beyond comprehension that the pollution is linked to cultural, social and political issues through reading and production of texts on pollution of these resources in favor of our survival.

KEYWORDS: Pollution. Preservation. Awareness

INTRODUÇÃO

O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde deste. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som) e como principal recurso poluído estão os rios que são recursos de água naturais que se deslocam de um nível mais elevado do terreno para outro mais baixo, correm por terrenos elevados e baixos, acidentados e planos. Alguns rios nunca secam, porém, outros, secam em determinadas épocas do ano por falta da chuva, sendo que a maioria corta o território brasileiro com extrema importância para a população e economia do país. Várias cidades surgiram próximas a eles, pois suas águas são fundamentais para a agricultura, pecuária, navegação, geração de energia, lazer e abastecimento a residências, escolas, hospitais, lojas, restaurantes, entre outros.
Os rios são muito importantes, pois geram água útil ao nosso consumo: para beber, preparar alimentos, cuidar da higiene pessoal, etc, porém a água potável proveniente de rios vem sendo ameaçada pela poluição provocada pelos seres humanos, dessa forma não sendo útil a sua utilização.
Entre as principais causas modificadoras que interferem na natureza dos rios estão à construção de estradas, túneis, viadutos, pavimento de ruas, avenidas e na extração de riquezas naturais.
Consequentemente os motivos que nos levaram a uma investigação aprofundada desse assunto foram a urgência, a magnitude e a preocupação do agravamento da poluição dos rios e o interesse dos alunos pelo mesmo. Dessa maneira foram levantadas algumas hipóteses: uma seria por meio dos temas transversais estudarem a Educação Ambiental para que os alunos identifiquem suas percepções sobre a poluição dos rios e construam alternativas encima de suas indagações. Outra questão são os principais poluidores dos rios e açudes de nossa cidade, sendo o lixo e o esgoto. E uma outra seria algumas alternativas para conter este problema, a poluição, através de campanhas, estudando a realidade local, tratamento de esgoto, reciclagem, leis, entre outros.

 

REFERENCIAL TEÓRICO

Há milhares de anos as atividades humanas interferem diretamente no ciclo da água no planeta, pois o controle sobre os cursos e a vazão dos rios foi fundamental para muitas das civilizações da Antiguidade. Na era industrial, a prática de regularização dos cursos fluviais, por meio das construções de barragens, represas e canais, se disseminou a tal ponto que, no mundo inteiro, são raros os sistemas de drenagem que mantêm intactas suas características naturais. Por outro lado, o aumento acelerado do consumo de água e a poluição dos mananciais por esgotos domésticos e efluentes industriais tornam os sistemas de abastecimento urbano cada vez mais caros.

Apesar de tudo já sabemos sobre os recursos hídricos, da sua finitude, da importância do seu uso para a nossa vida, ainda existem inúmeros pontos de poluição e contaminação dos mesmos. Ainda existem atitudes que causam danos irreversíveis a tal recurso. Infelizmente os rios ainda são usados para o escoamento de esgotos domésticos e industriais, transformando a água, fonte de vida, em agente de doenças e morte. ( FARIA,pág. 59)

 

Dentre os temas frequentemente mencionados pela Educação Ambiental se destaca a questão da poluição dos rios e a qualidade da água para o nosso consumo. Como esta temática é fundamental para os seres vivos, que se faz necessário possibilitar aos alunos reflexões sobre a realidade da água que bebem, como diz respeito à Educação Ambiental, no caso, a poluição da água. No contexto dos rios, seria a percepção dos alunos através da conscientização para reduzirmos esse grande problema. Pois sabemos que mais de um bilhão e meio de pessoas, depende da água subterrânea para suprimir suas necessidades básicas e hoje, devido ao grande mal que o homem fez e ainda faz no meio ambiente, principalmente nos rios, que está ocorrendo à escassez de água no Brasil, com isso sabemos que a sua falta é bastante prejudicial à saúde, não só no que diz respeito às doenças das águas contaminadas nos rios, como também ela é essencial para a nossa sobrevivência.

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. (MEC/PCN´s, 2002, p.187).  

Considerando o importante papel desempenhado pela água em nossas vidas, não é difícil imaginar os inúmeros e quase incalculáveis prejuízos que a falta da água pode causar. Além dos problemas de saúde, temos a desertificação do solo, o que também provoca uma redução na produção dos alimentos. Deve ainda ser agregado o fato de que a falta ou a redução da disponibilidade dos recursos hídricos pode desencadear inúmeros conflitos, que se não contornados podem gerar guerras com todos os malefícios decorrentes. .( FARIA,pág. 59)

Com isso percebemos que a crise da água no que diz repeito à escassez de água potável, é principalmente resultado da poluição dos mananciais disponíveis e da ampliação do consumo, pois uma parcela cada vez maior de água doce que circula o nosso planeta está contaminada, seja por resíduos sólidos, industrial ou até mesmos remédios químicos que são utilizados na agricultura.
Atualmente o ser humano afasta-se da natureza, e age de forma irresponsável sobre o ambiente, causando poluição e destruição, o que provoca grandes desequilíbrios no ambiente afetando a vida de seres vivos. Sendo assim, para Guimarães (2005), é pela gravidade da situação ambiental, em todo o mundo, que se tornou necessária a implantação da Educação Ambiental para as novas gerações em idade de formação de valores e atitudes, como também para a população em geral, pela emergência da situação em que nos encontramos.
Além disso, com o crescimento da população mundial, a cada dia pode aumentar também o número de poluidores, caso estes não sejam devidamente orientados. Há ainda outro fato que contribui para a diminuição de nossa qualidade de vida, que é o grande número de indústrias que afetam o meio ambiente, mas recentemente é possível observar uma melhora na conscientização dos empresários e também da população, pois há uma preocupação mais acentuada da fiscalização por parte dos órgãos públicos competentes para a diminuição de poluentes emitidos (YUS, 2002).

METODOLOGIA

Esse trabalho foi baseado encima de pesquisa bibliográfica com diversos autores e de pesquisa de campo, usando técnica de leitura, entrevistas com os pais e comunidade, realizando coletas de dados relacionados não só a poluição dos rios, como também a poluição do açude grande de Campo Maior - Piauí, buscando assim subsídios para os problemas encontrados. A pesquisa tem como objetivo conscientizar os alunos da Unidade escolar 13 de Março a não poluir o meio ambiente, pois essa poluição pode causar danos aos rios e açudes. Por esse motivo sugerimos campanhas que trate da realidade local, tratando esgotos e fazendo uma reciclagem do lixo, evitando assim a poluição dos mesmos.

 

CRONOGRAMA

Atividade Janeiro/Março Abril/Junho Agosto/Setembro
Realizar debates sobre a poluição do açude grande de Campo Maior-Piauí.

           X 
Entrevistar as pessoas que moram aos redores do açude. 

           X
Confecção de maquete sobre a reciclagem do lixo.             

          X

           
Exposição de cartazes relacionados à poluição dos rios
 

           X
Culminância da realização de todas as atividades.

 

 

 

           X

 

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Os problemas encontrados na poluição dos rios e açudes ocorrem por falta da conscientização da população, por essa razão é favorável que tenha uma campanha para que possamos executar a realização de debates, cartazes, entrevistas e confecção de maquete, tendo assim um cidade limpa, sem nenhuma poluição, desta forma poderíamos viver com a saúde saudável, sem danos da natureza.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho resultará em ação a ser executada pelos alunos da Unidade Escolar 13 de Março, transformando o açude e rios em um lugar onde às pessoas possam apreciá-la sem poluição, destacando os pontos positivos e negativos, sendo estas as soluções para os problemas enfrentados em relação à natureza e aos danos para à vida humana. A ideia principal é viver em ambiente agradável, sem prejuízo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FARIA, Ana Maria Jara Botton. Gerenciamento de reursos hídricos. IFPI, IFPR. Ministério da Educação. Curitiba, PR, 2013.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO. PROEJA – Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos . Brasília: MEC, 2007.

YUS, R. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2002.