Uma escola sem muros

Votaçáo encerrada!

Sinopse

É fato que cada vez mais a escola pode ser comparada á uma prisão, devido á grande quantidade de câmeras que monitoram os alunos, regras e muros (não só físicos) existentes na mesma. Analisando, tentamos fazer uma reflexão em cima disso e trazer a tona perguntas e respostas sobre o tema abordado. O intuito é que se imagine uma escola sem muros, sem barreiras, onde alunos e professores sejam tratados de igual para igual e não como carcereiros e presidiários, entre outras coisas.

Escola

Colégio Estadual Visconde de Guarapuava
Guarapuava/Paraná

Comments

Atenção!
Os comentários repetidos, ofensivos e invasivos serão apagados.
imagem de amanda cristine da cruz

Exatamente GabrieliC no

Exatamente GabrieliC no início da escolaridade é um mundo novo cheio de coisas a serem descobertas, amizades para serem feitas, porem com o passar dos anos todo esse entusiasmo se vai pois infelizmente tudo se torna chato, chega na escola senta na cadeira e só levanta na hora de ir embora, todo dia. Podemos analisar também que quando tem algo diferente na escola, seja festa,exposição de atividades e ate mesmo quando tem aula de recreação as crianças ficam muito animadas. Trabalho com crianças tem que ser extremamente lúdico ou então o professor não vai a a atenção dos pequeninos.

imagem de amanda cristine da cruz

É brunacarvalho sem contar

É brunacarvalho sem contar que mesmo em nosso curso que é tão discutido a questão de que os professores devem ter uma metodologia diferenciada, porem nem mesmo os nossos professores fazem isso é o famoso ditado "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". Sem contar que eles deveriam pensar que esses alunos podem ser os futuros professores de seus filhos.
Alem de que existem professores que pensam: eu aprendi desse jeito por que meus alunos não aprenderiam assim também, e no 'meu tempo' era bem pior.

imagem de Sergio Ravanelo

Parabéns!!!

Parabéns!!!

imagem de Rafaella Medlo Barrozo

Muito obrigada professora

Muito obrigada professora Vera, e é exatamente isso, é necessário que todos os envolvidos no âmbito educacional se unam para derrubar esses muros, e construam o muro do conhecimento, como a senhora citou.
Essa mudança só depende de nós, que a começar por nós, algo novo seja feito!

imagem de Vera Lúcia Aparecida da Maia

Primeiramente parabenizo

Primeiramente parabenizo vocês e o professor, pela iniciativa em debater, esse assuntos tão polêmico!
Através dele podemos perceber que o muro está sendo derrubado e construído com responsabilidades. Uma Escola sem muros só será possível quando o conhecimento for realmente valorizado, e os envolvidos em todo o âmbito educacional entenderem que depende de cada um a segurança e o desenvolvimento do progresso do ser humano. Elementos essenciais aos envolvidos no processo: Estudo, responsabilidade, comprometimento, amadurecimento, ideal, prática, utilização, aplicabilidade, valorização, respeito, direitos humanos, igualdade, participação, comunhão, partilha, dignidade, independência, qualificação, escola e família participando ativamente da vida da Escola, tendo a consciência de que a prisão é criada p/muitos de nós. E que os muros do conhecimento derrubam quaisquer barreira criada por ignorância, medo ou falta de democracia. Faça a diferença, derrube os muitos muros que assombram as escolas que não são democráticas e, o respeito a dignidade é descartável. Somos nós quem construiremos o muro do conhecimento de fato!!! Sua contribuição é fundamental nesta transformação!

imagem de Vera Lúcia Aparecida da Maia

Achei muito interessante sua

Achei muito interessante sua opinião Carina. aos poucos os muros são derrubados. E toda essa mistificação vai desaparecendo e as pessoas percebem que só o conhecimento abre portas e derruba muros. Mas enquanto deixarmos de lado o conhecimento, mais muros serão criados.

imagem de Rafaella Medlo Barrozo

Exatamente isso, muros

Exatamente isso, muros físicos são necessários, pois como retratado no próprio vídeo, servem pra segurança dos alunos. Porém, há diversos muros que não são físicos, ou seja, as barreiras que existem dentro da escola, entre professor/aluno ou aluno/aluno, e essas sim, são barreiras que acreditamos ser desnecessárias e prejudiciais à educação, e é por esse fato que queremos derrubá-las, e a partir de então teremos uma escola melhor, mais sadia, com mais liberdade, mais crítica, entre outros diversos fatores.

imagem de Vera Lúcia Aparecida da Maia

Olá João Vitor! Sou a Vera de

Olá João Vitor! Sou a Vera de Guarapuava, professora de matemática. Atualmente na Direção Auxiliar do Colégio.
Gostei da sua colocação, a qual é bem verdade, mas não é só uma questão de vontade p/derrubar os muros. É necessário uma mudança de consciência de todos os envolvidos no âmbito escolar.

imagem de Gabrieli C

Obrigada João Vitor,

Obrigada João Vitor, realmente, o muro físico sabemos que é para a proteção de todos, mas o muro invisível que há entre professores e alunos não é nada saudável, precisamos nos unir, e juntos conseguiremos :)

imagem de João Vitor

Meu nome é João Vitor, tenho

Meu nome é João Vitor, tenho 33 anos e no meu tempo de Ensino Fundamental e Médio as escolas não tinham muros altos como hoje. Elas eram rodeadas de telas praticamente abertas e todos poderiam ver de dentro para fora e de fora para dentro. Mas com o passar do tempo, devido á violência e para a segurança dos alunos, construir muros foi um "mal" necessário, e de tempos em tempos sendo aumentados para que os alunos não saíssem de dentro e para que quem fosse mal intencionado não entrasse. Já os muros invisíveis sempre existiram, acredito que até antes da minha época de escola. Acredito que como dito em muitos comentários, se escola, comunidade e poder publico se unirem eles podem e devem ser derrubados! É só ter vontade e perseverança. Parabéns pelo trabalho!

imagem de marcio alessandro osinski da silva

O processo da educação

O processo da educação constrói uma sociedade critica, capaz de abordar com sutilidade temas importantes a nossa sociedade, a abordagem realizada pelas alunas autoras do vídeo, mostra sua visão da escola, fazendo um paralelo com o sistema prisional, porem trata com sutileza e de forma leve o perfil das escolas, demonstrando com cuidado cada posição hierárquica e por fim expressa sua opinião, são essas opiniões que irão construir uma sociedade critica e capaz de amadurecer mesmo diante dos desafios da educação.

imagem de Rafaella Medlo Barrozo

Exatamente Gabrieli, os

Exatamente Gabrieli, os professores tem que ensinar as crianças a terem gosto de ir pra escola, que com o passar dos anos, sua vontade de estudar só aumente.

imagem de Gabrieli C

Algo que podemos perceber é o

Algo que podemos perceber é o entusiasmo em que os pequeninos vão para a escola nos primeiros anos, mas a partir de um tempo, eles vão se cansando da rotina e das barreiras, e infelizmente acabam perdendo toda a vontade de frequentá-la e de adquirir aquele conhecimento que no inicio eles possuíam. Temos que tomar atitudes para que essa vontade, esse entusiasmo, essa sede do aprendizado não se acabe nunca!!!

imagem de Carina Machado Ferreira

Obrigado pelo apoio Estefne,

Obrigado pelo apoio Estefne, e nós como futuras professoras devemos tomar como lição a forma como o ensino é atualmente, e tentar corrigir os erros quando estivermos lá na frente dando aula. E também botar em prática tudo que foi falado aqui, para fazermos nossa parte na tentativa de derrubar essas tantas barreiras citadas.

imagem de Estefne Ap. Galeazzi

Concordo com você Carina

Concordo com você Carina devemos expor mais tudo aquilo que aprendemos e tentar repassar a todas as pessoas,como uma forma de incentivo para elas. E assim trocando experiencias o nosso conhecimento vai cada vez mais se aperfeiçoando.

imagem de Estefne Ap. Galeazzi

Nos como alunos e futuros

Nos como alunos e futuros professores, esse vídeo nos deixou uma grande lição de como podemos fazer com que haja a mudança em aqueles detalhes que não nos está nos satisfazendo. Podendo fazer com que cada vez mais esteja melhorando a nossa educação, que é e que será o futuro de nossa sociedade.Devemos nos preparar para sermos boas pessoas e bons profissionais para atuar lá fora.

imagem de Carina Machado Ferreira

Na escola não podemos ter

Na escola não podemos ter medo ou vergonha de mostrar nossos potenciais e talentos. Devemos fazer sempre o nosso melhor, servindo de exemplo para que os demais alunos façam o mesmo, compartilhando suas habilidades e tornando a aula mais rica em conhecimento. Acredito que conhecimento todos alunos têm, só que alguns ainda não sabem do seu verdadeiro potencial e despertar esse saber é um dos papeis do professor. É preciso que eles explorem os conhecimentos de seus alunos, formando debates para que os alunos se expressem e exponham suas ideias e opiniões, mostrando de forma descontraída e diferente aquilo que sabem.
Obrigado pelo apoio professora Marcia, é muito bom ter em nossas vidas de estudantes, pessoas como você, que ensinam e não têm medo de aprender.

imagem de Gabrieli C

Obrigada Carina Silva.

Obrigada Carina Silva. Ficamos felizes em ver que parte de nossos objetivos estão sendo alcançados, que é demonstrar uma educação de verdadeira qualidade, onde todos sairão ganhando :)

imagem de Estefne Ap. Galeazzi

Isso mesmo gabrielli, a

Isso mesmo gabrielli, a "escola sem muros" não pode ser interpretada com uma bagunça, sem regras e limites, mas deve ser vista como uma forma de fazer com que todos se sintam bem, frequentando a e lá consigam ter resultados. Pois é isso que nós alunos queremos um lugar onde nós possamos nos sentir pessoas a procura do conhecimento e não como alguém "preso" dentro de regras e leis, nos tornando prisioneiros apenas nisso.

imagem de Rafaella Medlo Barrozo

Obrigada Carina Silva, foi

Obrigada Carina Silva, foi uma maneira simples que encontramos para mostrarmos nossa insatisfação com as escolas de hoje em dia, apontarmos meios que acreditamos que possam resolver alguns desses problemas, e métodos para por fim nesses muros. Pois o que mais queremos é UMA ESCOLA SEM MUROS!

imagem de Carina Silva

Parabéns pelo vídeo! Tanto os

Parabéns pelo vídeo! Tanto os professores que auxiliaram, incentivaram, quanto a equipe pedagógica que deve ter apoiado. Parabéns, pelas alunas que inspiraram uma reflexão de como é possível uma escola menos engessada, que é possível uma escola sem barreiras. Conhecimento é isso mesmo, conhecimento não aprisiona, se é isso que acontece com nosso sistema educacional, o que menos temos feito é conhecer.
Não podemos desconsiderar nossa história - vivemos um período de ditadura, e antes uma sociedade industrial. Então vemos muitos símbolos das industrias e presídios: como dito no vídeo o "recreio" para tomar sol..., a "grade" curricular, temos também o sino para sinalizar a próxima atividade, os muros, as janelas com grades... sem falar em outros símbolos ocultos. Que bom que temos produções como essa, para pensar: "O que depende da minha atitude para que a escola sem muros seja possível?" Acredito nessa possibilidade e a mudança está acontecendo, percebo em ações como essas.

imagem de Marcia Aparecida de Oliveira

Queridos estudantes,pais,

Queridos estudantes,pais, mães, responsáveis e cuidadores: O que é a liberdade? Qual sua medida?Mandela, um dos ícones da liberdade passou 27 anos preso. Mas seu espírito era mais forte e livre que o de seus algozes. Ao sair, por seu amor à liberdade e perseverança tornou-se presidente de seu país. Poderia odiar, mas espalhou sementes de amor e união em sua nação.Grandes lições as suas.
"Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta.
Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você.
E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".
(Discurso de posse, em 1994)
Nelson Mandela

Lições que atravessam muros visíveis e invisíveis.

Orgulhosa e feliz de conviver com estudantes como vcs meninas! A lição desta vez foi por conta do seu trabalho. Espero ter aprendido.

imagem de Estefne Ap. Galeazzi

Nos alunos devemos ajudar a

Nos alunos devemos ajudar a fazer tudo aquilo que está a nosso alcance para que ocorra toda essa mudança citadas nos comentário, que deixando apenas ali escrito e esquecido não fará diferença alguma dentro de nossa escola.
Por isso vamos fazer com que seja quebrada todas essa barreiras existentes dentro da instituição, podendo assim melhorar nossos rendimentos e estar cada dia mais recebendo e aperfeiçoando todo conhecimento.

imagem de Gabrieli C

Obrigada Márcia Oliveira, nós

Obrigada Márcia Oliveira, nós também, como futuras professoras desejamos praticar o que dizemos no vídeo.
Não queremos mais essas barreiras entre professores e alunos, a mudança esta a caminho, basta ambas as partes se unir e tenho certeza que chegaremos chegar lá ;)

imagem de Gabrieli C

Muito obrigada Dhafny, nosso

Muito obrigada Dhafny, nosso objetivo com o vídeo esta se cumprindo, o primeiro passo que é conscientizar as pessoas, o segundo passo é colocar em prática (acreditamos nisso).
Todos estão vendo que nosso intuito não é uma escola de baderna, fervo, etc; Mas sim aonde nós nos sinta bem, afinal passamos grande parte de nossas vidas na escola, e o nosso desejo é gostar e ser incentivados, estimulados a frequentá-la, ir por vontade e não por obrigação.
Essa é o nosso desejo ;)

imagem de Marcia Aparecida de Oliveira

This comment has been deleted.

imagem de Estefne Ap. Galeazzi

Isso mesmo Rafaella, para não

Isso mesmo Rafaella, para não ficar injusto com nós alunos deveria ser avaliado de formas com que os alunos tem mais facilidade de mostrar tudo aquilo que sabe; como por exemplo a prova oral e a escrita pois alguns tem mais facilidade de se expressar falando outros escrevendo, qonde seria uma forma e ver melhor o rendimento dos alunos.

imagem de Dhafny Queiroz

Não tem o que agradecer

Não tem o que agradecer Rafaella, eu que tenho que agradecer de vocês fazerem nós todos pensar e ver que só basta querer para conseguir alguma coisa!!

imagem de Helida Cristina de Matos

Também penso como você

Também penso como você Carinaf, pois acredito que tudo é uma questão de diálogo e incentivo , mas se mesmo com incentivo e diálogo esses alunos ainda continuam "manchando" a imagem dos demais é porque esses aluno estão agindo de má fé e ainda não conseguiram compreender o valor de uma educação , o valor de uma instituição escolar e o valor de um professor em suas vidas.

imagem de Carina Machado Ferreira

Agradecemos de todo o coração

Agradecemos de todo o coração Dhafny, como Rafaella disse, o objetivo maior era a reflexão sobre o tema e este foi concluído com êxito. E desejo que não paremos por aqui, como Gabrieli disse, que esse seja apenas o começo!

imagem de Bruna Carvalho

Isso mesmo Rafaella, o

Isso mesmo Rafaella, o estudante devia ser avaliado pelo seu rendimento em relação ao conhecimento, deveria existir formas flexíveis de avaliações que não prejudicasse o estudante pelo seu mal desempenho em alguns conhecimentos, veja só até nisso somos punidos, a uma obrigatoriedade até no rendimento escolar sem ao menos avaliar as potencialidade dos alunos em outras áreas! Acho que está mais do que na hora de reconhecermos vertentes diferentes e favoráveis para todos!

imagem de Rafaella Medlo Barrozo

Muito obrigada Dhafny

Muito obrigada Dhafny Queiroz, é muito bom ver que conseguimos atingir o nosso objetivo, que foi alcançar diversas pessoas através do vídeo, e fazê-las pensarem em: como a escola está atualmente? quais são as mudanças necessárias? o que podemos fazer para que elas ocorram? depende de quem?

imagem de Estefne Ap. Galeazzi

Bem isso Bruna Carvalho, a

Bem isso Bruna Carvalho, a nota de provas nem sempre corresponde ao conhecimento que ele teve sobre certo conteúdo, muitas vezes ele pode apenas ter decorado. Por isso nós alunos devemos tentar dar mais atenção as aulas para que não precisamos estar decorando conteúdo que depois poderá nos fazer falta.

imagem de Dhafny Queiroz

Certamente, quero que todas

Certamente, quero que todas as ideias que foram propostas aqui derem certo futuramente, e é claro começando por nos mesmas, como alunas e futuramente professoras, para que as escolas, a educação em geral possa ter melhorias, que nós possamos formar cidadães críticos, e também que os nossos alunos tenham aquela liberdade de poder conversar com o professor sem medo, para que haja um dialogo, e que além do aluno o professor aprenda com ele.
Se todos quisermos e irmos atrás dos nossos direitos, vamos! Não podemos deixar essa chance passar e fazer de conta, como se nada estivesse acontecendo, vamos em busca de melhorias para a nossa educação e que as nossas crianças de hoje e as que estão por vir, ver um lado diferente e observar o que mudou, e que mudou pra melhor, temos que ir a luta, não podemos ficar parados, vamos derrubar esses muros impostos por todos e até mesmo por nós, só assim vamos realmente ver que SIM nós podemos, e como já citei em alguns comentários, É SÓ IR ATRÁS, QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA!
Meninas do vídeo, só tenho que parabenizar vocês pelo o belo trabalho, e por fazermos pensar no que estamos vivendo, e também nas metodologias que futuramente podemos usar, de coração, parabéns!!

imagem de Rafaella Medlo Barrozo

Sem contar Bruna, que há um

Sem contar Bruna, que há um método estipulado para se obter esta nota. E devemos levar em consideração, que nem todos os alunos têm facilidades nas mesmas coisas, por exemplo: há alunos que vão melhor oralmente, assim como há outros que conseguem se expressar mais facilmente através da escrita. Ou seja, deveriam ser abertas diversas possibilidades para que o aluno fosse avaliado, onde cada um pudesse escolher a forma com que mais se identifica.

imagem de Carina Machado Ferreira

E como já dito, são esses

E como já dito, são esses alunos que "mancham" a imagem dos demais. Mas será que são imaturos por sua própria índole? Ou porque nunca foram estimulados a ser de outra maneira? Será que já os deram o poder de decidir por si mesmos, ou de pensar sobre sua própria vida escolar? Sou crente que tudo (ou quase) pode ser resolvido na base do diálogo, talvez conversando abertamente com esses alunos algumas coisas mudem. Mas o fato é que sabemos que isso é uma das coisas que mais faltam na instituição a qual estamos discutindo.

imagem de Gabrieli C

ótima analise Kelly,

ótima analise Kelly, realmente, analisando os índices aonde a educação está em alta seria uma das formas em nosso país se espelhar e aumentar a qualidade aqui no Brasil, mudando a visão dos alunos sobre a escola.

imagem de Bruna Carvalho

Exato Dhafny é fácil avaliar

Exato Dhafny é fácil avaliar o estudante através de trabalhos e avaliações buscando notas excelentes, mas que nos garante que o estudante que gabaritou determinado conteúdo aprendeu mesmo? Muitas vezes ele só decorou para usar naquele momento! Outro ponto a se discutir na organização escolar, o fato de sermos avaliados por uma prova ou quaisquer método utilizado não prova nossa eficiência como futuro profissional, porque muitas vezes aquele aluno que teve um desempenho razoável e tinha como média a nota "6,0" exerce um ser profissional de melhor qualidade do que aquele aluno que sempre obteve médias altas. Atualmente temos um grande números de analfabetos funcionais, a instituição escolar deve formar cidadãos visando o desempenho do individuo perante a sociedade!

imagem de Estefne Ap. Galeazzi

Concordo com você Gabrieli,

Concordo com você Gabrieli, os alunos muitas vezes não importam com o conhecimento adquirido mas sim o fato de ganhar nota e de passar de ano, mais alguns não o vê o prejuízo que há nisso no futuro, por que na escola você poder ir decorando algumas coisas, mas decorando em uma semana se esquece, e o aprender de verdade é para sempre, e é esse conhecimento que vai ser utilizado lá no vestibular, Enem e tantos outros concursos.

imagem de Helida Cristina de Matos

Sim Estefne , é até

Sim Estefne , é até deprimente pensar que injustiças como essas aconteçam em nosso país , nossa cidade , nossa escola e que tem pessoas que apesar de terem sido educadas,cuidadas e ensinadas por professores ainda não aprenderam a valoriza-los.

imagem de Rafaella Medlo Barrozo

É verdade Gabrieli, mas

É verdade Gabrieli, mas alunos que pensam dessa forma, na minha opinião são alunos imaturos, pois pensam somente em "se livrar" do Ensino Médio, sem se importar com o futuro, com o vestibular, ou talvez um concurso.

imagem de Helida Cristina de Matos

Luiz Zaniolo acredito que há

Luiz Zaniolo acredito que há um "muro" nessas duas partes , pois como já foi debatido é fato muitas vezes que as aulas não se tornam interessante e eu como aluna sei o quanto há desinteresse , preguiça e falta de reconhecimento por parte dos alunos.
Também já foi comentado que é por isso que não podemos e nem devemos achar culpados , pois todos que estão na comunidade escolar são responsáveis pelo o que acontece dentro da instituição escolar.

imagem de Gabrieli C

Dhafny, muitos alunos só

Dhafny, muitos alunos só querem saber de "passar de ano", e não de aprender realmente e levar esse conhecimento pro resto da vida. Boa quantia, não vê a hora de chegar no terceiro ano do ensino médio pra terminar, e quando se termina os estudos sempre se ouve a pergunta: "Você sente saudades da escola??". Na maioria das vezes a resposta é: "Da escola não, mas das amizades que fiz nela, e do tempo que passei com meus amigos(as) lá".
E dessa forma também que percebemos "os muros das escolas, muitas vezes os alunos não tem nem a simples saudade do tempo em que estudava.

imagem de Kelly Cristina Gehrmann

Esse tópico levantado é

Esse tópico levantado é interessante, pois em algumas instituições o corpo docente acredita que cada vez mais vigilância e controle sobre o adolescente/criança é visto como segurança, quando para os estudantes isso gera uma certa revolta e dúvidas, do porque tantas câmeras e tanto controle sobre tudo o que os alunos fazem, de certa forma a vigilância é importante, mas até certo ponto isso não interfere no aluno se sentir pressionado, ou se sente preso por tanto controle, acaba que por interferir em como o aluno se sente no local de ensino até mesmo de forma negativa, como "muros", vendo como exemplo a China, lá o que mais importa é a disciplina, a vigilância até se torna desnecessária visto que lá eles tomam como base outros conceitos e pretextos. Pra realidade de algumas escolas fazer mudar isso é impossível visto que a base do ensino e a disciplina se perderam nas instituições de ensino em alguns locais. Há muita coisa que se deve mudar pra que esse sentimento que os alunos tem mude em relação a escola, mas acredito que se tomar como base as instituições de ensino em países que a educação é de alta qualidade e tirar deles o exemplo de como se deve fazer pra mudar a realidade do Brasil já é um começo ;) boa matéria!

imagem de Estefne Ap. Galeazzi

Concordo plenamente com você

Concordo plenamente com você Hélida, o professor é a principal pessoal responsável pela nossa transformação e da sociedade , que muitas vezes não são valorizados, começando pelo seu salário, certo que não é tão mal assim mais poderia ser melhor, pela quantidade de papéis que exerce todos os dias, educa, cuida e ensina, por isso todos devem dar valor a todos esses merecedores. Pois nenhuma pessoa é bem qualificada sem passar pela mão de um professor.

imagem de Dhafny Queiroz

Concordo GabrieliC, muitos

Concordo GabrieliC, muitos alunos fazem frutos de um tal assunto naquele momento de "avaliações e trabalhos", e logo após esquecem, e deixam de lado depois disso, tem que fazer com que eles saibam e não decorem, pois decorar depois de uma semana esquece e se aprender, nossa... Será um conhecimento pro resto da vida!

imagem de Bruna Carvalho

Rafaella o que você colocou é

Rafaella o que você colocou é um ponto fundamental a ser discutido, pois eu particularmente não aprovo a recomendação do MEC para que as escolas não retenham os alunos dos três primeiros anos do ensino fundamental, acho isso o reflexo da defasagem da aprendizagem das series seguintes, consequentemente essa defasagem continua de uma maneira maior que não é possível preencher os "vazios" que acabam se formando no conhecimento dos alunos, esse certamente é um dos fatores pela não aprovação em um vestibular! Entretanto temos direito a uma educação igualitária o que não acaba ocorrendo, pois as instituição privadas se sobressaem em relação as instituições públicas. O que a de errado com a nossa Instituição?

imagem de Helida Cristina de Matos

Rafaella bem colocado esse

Rafaella bem colocado esse ponto da falta de aprovações de alunos de escolas públicas nas universidades,pois entendo que isso seria um reflexo da existência desses "muros"na educação , e que infelizmente se a mudança não acontecer outros reflexos negativos poderão surgir !

imagem de Dhafny Queiroz

Com toda a certeza GabrieliC,

Com toda a certeza GabrieliC, se nós formos em busca, nós conseguimos, pois nada é impossível, se você querer mesmo e realmente correr atras consegue, e precisamos de pessoas que também queiram para ir a luta conosco pois só assim vai gerar uma grande mudança, uma renovação, eu, como futura professora defendo as novas metodologias.

imagem de Gabrieli C

Carina, sem contar que muitas

Carina, sem contar que muitas vezes o aluno só decora pro momento da avaliação, logo pós esquece o conteúdo todo.

Assista Também

Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo
Veja o vídeo