Premiados 2014

Foram doze dias de festival, mais de cem vídeos exibidos, trinta e quatro mil acessos e vinte e três mil novos usuários navegando no Portal EMdiálogo. Alguns vídeos obtiveram mais de trezentos comentários e ultrapassaram a marca de duzentos compartilhamentos do Portal para as redes sociais. O terceiro Festival Imagens foi uma verdadeira festa da educação no Brasil e estamos muito felizes com mais este encontro. Agradecemos à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação SEB/MEC; ao Museu do Ingá; ao Canal Saúde/FIOCRUZ; à Tabuleiro Filmes, pela liberação do filme “O perfil de Jonas Aquino” (convidado especial do festival); à equipe do Inventar com a Diferença - cinema e direitos humanos; à Eliany Salvatierra, Ana Lucia Enne, Tetê Mattos, Emílio Domingos, Paulo Castiglione, Maria Carla Corrochano, Nádia Falcão e BemTV.

Nosso obrigado também a todos vocês pela participação.

Ano que vem tem mais!

E os premiados são...

Prêmio Portal EMdiálogo

(em ordem alfabética)

+30 anos
Niterói/RJ

Meu lar, escola sem muros
Mata de São João/BA

Mundo de lá aqui dentro
Foz do Iguaçú/PR

Um sonho de aprendizado
Mogi das Cruzes/SP

 

Prêmio WEB de Crítica Popular

Uma escola sem Muros
Guarapuava/PR

O Prêmio Web de Crítica foi uma novidade criada para o III Imagens que nos surpreendeu pelo resultado. Foram vários os vídeos que obtiveram comentários de muita qualidade, estimulando reflexões e propostas acerca do universo do audiovisual e da escola. O vídeo que recebe este prêmio nos mostra a potência da estratégia que adotamos com a criação da Comissão Jovem Docente. A disposição das realizadoras deste vídeo em responder aos mais de trezentos comentários postados sem dúvida devolveu a elas mesmas um conhecimento muito maior sobre aquilo que elas produziram. Aguardamos vocês no I Encontro de Jovens Produtores de Audiovisual para nos contar melhor essa história. Parabéns!

 

Vídeo mais votado pelo público

Uma escola sem muros: Bill vai à guerra - Itapeva/SP - 300 votos

Menções honrosas

Da Comissão do Prêmio Portal EMdiálogo para:

(LIBRAS) Só sei dançar com você - Pinhais/PR

Meu espaço - Crato/CE

Da Comissão do Prêmio Web de Crítica Popular para o comentário dos estudantes:

Bruna Soares, no vídeo Afrobrasilidade - A aula (Crato/CE)

Comentário:

"Uma escola sem muros, julgamos ser impossível,
Mas os muros podem ser simbólicos e não representarem empecílios,
À uma aprendizagem favorável, que contemple o imaginário desses jovens muito ativos!

Quando são oportunizados, eles se empenham de verdade,
batalham e correm atrás, demostrando muita vontade,
Falam sobre diversos tema: cultura, saúde, cinema...
Por que não, Afrobrasilidade!

Com uma linguagem própria, demostram que são capazes,
Usam técnicas inovadoras que transmitem a mensagem,
Nos fazendo repensar, que o ensino pode estar,
onde há criatividade!

Parabéns a todos os alunos da EEEP Violeta Arraes!"

Thais Ventura, no vídeo Uma escola sem muros (Guarapuava/PR)

Comentário:

"Sou aluna e concordo plenamente com a comparação de aluno e presidiário. É constrangedor ter que pedir permissão para tudo, principalmente para ir ao banheiro, que é uma necessidade básica de todo o ser humano. Ser chamada por número e não pelo próprio nome, estar sendo vigiada a todo o momento, ter sempre alguém a quem devemos "temer" que no caso é a direção da escola mas que deveriam ser chamados de delegados , como foi citado em outros comentários.

Sem contar que a nossa opinião nem sempre é válida. Nós, alunos, deveríamos poder tomar decisões que nos interferem, como por exemplo horário de intervalo, que em 20 minutos devemos comer, descansar e ir ao banheiro.

Existem alguns "problemas" nas escolas que poderiam ser resolvidos facilmente com um diálogo aberto entre professores e alunos, e não a imposição de regras em que devemos seguir e se acontecer de serem quebradas, somos punidos severamente, como por exemplo a chamada suspensão, que nos impedem de participar das aulas e com isso perdemos a explicação dos professores, e acabamos nos prejudicando nos conteúdos aplicados.

O tema abordado pelas meninas mostra a nossa dificuldade em poder aprender e poder ter um pouco de liberdade e privacidade, espero que com esse vídeo alguns professores se conscientizem e tomem alguma atitude."

Comissão de Seleção e Prêmio Portal EMdiálogo

Ana Paula Abreu
Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA, e mestre em Comunicação/Cinema pela UFF. É professora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, onde desenvolve o projeto de pesquisa e extensão sobre cinema e educação - Quadro a Quadro. É membro da ONG CINEDUC - Cinema e Educação.

Maurílio Martins
Graduado em Cinema e Sócio-fundador da produtora Filmes de Plástico. Foi premiado como melhor diretor no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro com o curta-metragem Contagem e como melhor roteirista no 21º Festival de Vitória com o curta-metragem Quinze.

Roberta Bonisson
Mestrado em Estudos de Mídia pela New School University, NY. No Brasil, trabalhou em projetos de educação audiovisual para as ONG Cineduc e Cinema Nosso. Foi curadora de filmes para a Mostra Geração/Festival do Rio e consultora para o Museu Guggenheim/NY na mostra “Brasil on Screen”. Atualmente dirige o The Shed Space, no Brooklyn/NY, onde realiza exposições de arte contemporânea e leituras.

Sobre a premiação

Comissão do Prêmio WEB de Crítica Popular

Thays Caroline (UFAM)

Lucas dos Reis (UFF)

Paulo Pistili (UFSCar)

Luana Farias (UFF)

João Dias (UFF)

Rafaela Silva (UFAM)

Monize Carvalho (UFSCar)