Je parle, I speak, Yo hablo, Ich spreche... e você?

A proposta de uma comunidade para discutir o ensino de idiomas em escolas públicas de Ensino Médio se baseia na importância da comunicação, da interação, da descoberta do outro, da consciência de si e do mundo pelo/a jovem: je parle, I speak, yo hablo, ich spreche...e você? como você se comunica com pessoas de outros países?

Comunidade Idiomas! Para além da disciplina Língua Estrangeira Moderna, uma discussão sobre as experiências em outras línguas!

Como docente de escola pública de línguas do DF, os chamados Centros Interescolar de Línguas - CILs e em 2014 e participantes da formação do Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio, nós gostaríamos de criar um espaço para discutir as questões relacionadas ao ensino público de idiomas. O aprendizado de línguas é uma questão que precisa ser discutida em relação aos/às estudantes de EM, pois muitos/as visam ter oportunidades de realizar intercâmbio em outros países e a proficiência esperada em idiomas determina muitas vezes a concretização ou não de tal projeto.

Nós, docentes dos CILs do Distrito Federal, trabalhamos com estudantes do Ensino Médio em cursos de idiomas - o curso Específico. Temos também estudantes de EM em turmas do curso pleno em níveis do Básico, Intermediário e Avançado. São oito CILs no Distrito Federal. Perto de 33 mil estudantes estão em nossas escolas e por volta de 600 docentes. Muitos jovens do EM fazem mais de um idioma em CILs e são jovens plurilíngues, com projetos de estudos e trabalho no exterior. Há também muitos jovens docentes de línguas estrangeiras que atuam nos CILs do DF.

Acreditamos que é importante o acesso ao ensino de línguas para estudantes do Ensino Médio para além das aulas previstas em suas escolas regulares, em escolas que foram concebidas para este ensino. Estudar um idioma é uma oportunidade de rever sua identidade, de conhecer o outro, de se comunicar com estudantes de outros países com maior facilidade. Falar, entender, escrever e compreender uma língua estrangeira com qualidade faz com que o/a jovem ingresse no curso superior com a proficiência esperada para poder participar de programas como o Ciência Sem Fronteiras e para que possa estar pronto/a para entrar no mercado de trabalho com maior facilidade.

Nesta comunidade, gostaríamos de divulgar nossos projetos, nossas experiências e nossos valores no que se refere ao ensino público de línguas em escolas específicas de idiomas de Ensino Médio. Compartilhar nossas vivências em idiomas com outros/as jovens estudantes e docentes de EM é o objetivo dessa comunidade.

Jêune, jeune et jaune!

Tu sais la différence de prononciation entre jêune (pas manger) jeune (pas vieux) et jaune (couleur)? Moi, non plus. Donc, jài demandé a un français, qui m’a enseigné. Écoute!

L'importance de l'alphabet et des premières notions en français

Une fois que nous commençons par la leçon zéro, il est important d'attirer l'attention sur l'apprentissage de l'alphabet du français, du premier contact avec les nombres, la première présentation personnelle et l'identité: oui, on se présente pour commencer!

Alors, pour l'alphabet, comprenons les voyelles (a, e, i, o u) et les semi-voyelles, comme y, par exemple. Les consonnes qui se prononcent avec:

[a]: K, h

[e]: b, c, d, g, p, t, v, w

[E]: f, l, m, n, r, s, z

[i]: j, x

[u]: q

Semaine de la Francophonie: une langue, plusieurs valeurs partagées

Le 20 mars nous fêtons la francophonie, c'est-à-dire, les pays qui ont le français comme langue commune et qui partagent des valeurs communes. Plusieurs discours ont lieu ce jour-là et notamment au mois de mars, comme celui de Michaëlla Jean, Secrétaire Générale de l'Organisation Internationale de la Francophonie.

On a tu une âme / On a tué une femme

On a supprimé sa parole
On a pleuré
On a tout vu
On n'a rien fait
On s'est demandé pourquoi
On a eu peur
On a senti de la rage

Mais elle est morte
Elle s'est fait tuée
Elle ne reviendra jamais
Et nous, nous restons là
Nous restons là en réflechissant
En réflechissant sur notre monde

On a tu une âme

Apprendre le français: commencer par la Leçon Zéro!

Bonjours chers étudiants du FLE 1 Je vous souhaite de bonnes études en français langue étrangère. Actuellement, pour vous aider à comprendre le français, nous avons ce que nous appelons “la leçon zéro”. Il s’agit d’une Introduction et sensibilisation pour le cours de français langue étrangère. Quand j’ai appris le français, il y a plus de 30 ans, ce n’était pas comme ça. Nous apprenions à travers des images et à force de répéter plusieurs phrases. C’était complètement différent. Voir Méthode De Vive Voix (DVV)!

Concurso de poesias pelo Twitter! Vamos animar! Twitteratura!

Pela segunda vez consecutiva, o Centro da francophonie das Américas tem o prazer de organizar, em colaboração com o Centro Richelieu Internacional, o concurso de Twitteratura das Américas.

Quando: de 1 de fevereiro até 29 de fevereiro de 2016

Público-Alvo: Estudantes do ensino fundamental e médio e adultos

Premiação: computador portátil, iPhone, iPad e outros prêmios (em abril)

Tema: Améripoesia