Nota de corte

O curta-metragem Nota de Corte investiga as dificuldades de acesso à universidade publica por jovens pobres. O documentário acompanha um jovem da periferia de São Paulo no dia em que vai prestar o vestibular e pode ser um ponto de partida bacana para discussão sobre questões relacionadas ao ensino superior e à escolha profissional. Em um país desigual como o Brasil todos têm as mesmas condições e oportunidades para seguir o caminho que quer? O vestibular é mesmo um mecanismo justo para seleção dos estudantes de ensino superior no Brasil? O que é nota de corte?

imagem de Aline Ferreira

Enino médio - vestibular

Esse vídeo é muuuuito interessante e aponta muitas questões para serem analisadas.

Foram feitas problematizações sobre o próprio vestibular, o seu real sentido e fundamentações. O que acontece atualmente, é que as provas externas, durante a educação básica, orientam os currículos escolares e os saberes que serão ensinados aos alunos. Será esse o real sentido do ensino médio? A função dele é somente preparar para o Enem?

Outra questão apontada é o fato dos jovens pertencentes às camadas desprevilegiadas socialmente não se vêem representados no ambiente acadêmico universitário. A família, amigos, indicadores sociais e a mídia, muitas vezes fazem o papel de mostrar ao jovem o "seu lugar", o lugar que "deve" ocupar na sociedade. Onde o papel do professor pode influenciar? Ele pode influenciar? É direito do/a jovem ter acesso a educação. Por que não poder sonhar com uma universidade de qualidade? O que ganhamos podando esse sonho? A universidade não é para TOD@S!?

Vote neste Comentário
imagem de Raquel Souza

Ensino médio - vestibular

Legal seu comentário Aline. Apresentei esse vídeo para um grupo de jovens e, a partir dele, fizemos uma conversa muito legal sobre o vestibular, as universidades públicas, a questão do mérito, das desigualdades entre jovens de diferentes classes sociais e cotas. Enfim... a discussão rendeu...