fotografia

O Mundo Maravilhoso de Albert Kahn - 1, Uma Visão do Mundo

Este é o primeiro de nove episódios que exploram as origens de um ambicioso projeto de 1908, quando o banqueiro e industrial francês Albert Kahn lançou o que é considerada a mais ambiciosa iniciativa na história da fotografia. Ele recrutou um time de fotógrafos e os enviou a todo o mundo para produzir fotos da vida humana na Terra. Aproveitando-se de sua imensa fortuna pessoal Kahn deu ao time a tecnologia mais avançada da época. Eles estavam equipados com o autocromo, o primeiro sistema prático do mundo, capaz de tirar fotos coloridas.

Fotografias reproduzem cenas do filme "Rei Leão"

O fotógrafo Brandon Heuser, que mora em Vancouver - Canadá, registrou um material bem bacana em uma visita à Reserva Nacional Masai Mara (Quênia) e, ao regressar, decidiu assistir novamente a famosa animação: Rei Leão. Ficou surpreso ao reparar que muitas das suas imagens se pareciam muito com algumas cenas do filme. Confira as fotos: 

 

 

Fotografias incríveis da gestação e nascimento de bebês em ambientes magníficos

O pai realiza trabalhos incríveis do nascimento de seus quatro filhos, nascidos todos de parto totalmente natural no meio da natureza. No mar! O trabalho é totalmente acolhedor e envolvente, apresentando um  novo ponto de vista do nascimento de uma criança. Confira mais desse trabalho incrível no link a seguir: http://bit.ly/17kS924

Quando a lava do vulcão encontra o mar

Um incrível espetáculo visual que foi capturado pela lente de Bruce Omori. O fotógrafo viu e documentou no Havaí como a lava que sai de um vulcão explode em direção à costa e, quebrada em pedaços, se transforma em areia preta e forma uma nova praia.

Poema "Difícil fotografar o silêncio", de Manoel de Barros, declamado por Antônio Abujamra

Poema "Difícil fotografar o silêncio", de Manoel de Barros, declamado por Antônio Abujamra.

Segue o poema:

Difícil fotografar o silêncio
(Manoel de Barros)

A fotografia desconcertante de Chema Madoz

por Zupi;

O fotógrafo espanhol Chema Madoz parece ter um talento especial para fotografar temas que fundam temas aparentemente desconcertantes. Nada é o que parece ser, à primeira vista, mas tudo faz sentido quando você olha para a imagem grande.

Henri Cartier-Bresson - "O Olho do Século"

Já que é pra falar de imagem, não podíamos deixar de citar um fotógrafo que mudou a história do fotojornalismo no século XX. É o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004). Hoje em dia, com o advento do digital na fotografia, todo mundo sai tirando foto sem nem pensar direito. Só que nem sempre foi assim. A fotografia analógica dependia de um processo praticamente artesanal para se concretizar e tinha um custo bem mais alto do que agora.

Guiné Bissau - exposição fotográfica. Uma homenagem ao Dia da África - 25 de maio

Missão de Cooperação e Pesquisa realizada entre os dias 04 e 10 de fevereiro em Cabo Verde. Missão da Rede ECOSS, Unilab. 
Fotografias: Paulo Carrano
Música: Mustus na Claro (Mamma Jambo)

Cabo Verde - exposição fotográfica. Uma homenagem ao Dia da África - 25 de maio

Missão de Cooperação e Pesquisa realizada entre os dias 04 e 10 de fevereiro em Cabo Verde. Missão da Rede ECOSS, Unilab.
Fotografias: Paulo Carrano
Música: Nós Dom (Canta Nancy Vieira - compositores: Carlos "Kalu" Monteiro.

Paisagens da Escola - Imagens em diálogo

Praia das Flexas, Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro

Portal Ensino Médio EMdiálogo utilizará o robô Gigapan para fazer fotos panorâmicas das escolas e promover o encontro entre estudantes de diferentes lugares.

Clique o seu lugar: concurso de fotografia com celulares e máquinas portáteis

concursoFoto.jpgO que tem de bom onde você mora? E o que tem de problema?

Fotografias dos Jovens Observadores

Vídeo com as fotografias produzidas durante o I Curso de Jovens Observadores das Escolas, em Niterói/RJ.

Divulgar conteúdo