Bicicletas de bambu são novo meio de transporte de estudantes em São Paulo

O projeto Escolas de Bicicleta, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo com o Instituto Parada Vital, desde maio, leva alunos da escola para casa (e vice-versa) em bicicletas feitas com quadros de bambu criados pelo designer brasileiro Flávio Deslandes. Deslandes treinou 15 pessoas das comunidades beneficiadas pelo Escolas de Bicicleta para fabricar os quadros das quase 5 mil bikes do projeto.

O projeto é destinado a estudantes da rede pública de São Paulo que tenham entre 12 e 14 anos. A preparação da garotada começa com um curso teórico. Nele, há noções de mecânica e orientações de como se portar no trânsito, incluindo regras da faixa de pedestres e a importância de sinalizar as conversões com as mãos.

No fim de um mês de aula, eles são autorizados a fazer o trajeto diário casa-escola-casa em grupos de 15 a 25 alunos acompanhados por dois monitores, que têm o papel de fazer sinal para os carros e ajudar quem ainda tem alguma dificuldade com a bicicleta. Se alguém demora mais em uma subida ou descida, o grupo para e espera.

Os ciclistas saem equipados com capacete e colete refletor, e as bicicletas têm bandeirinha (para cortar fio de pipa), campainha, espelho retrovisor, luzes traseira e dianteira.

"No início, o grupo de alunos é uma atração no bairro, as pessoas saem para vê-los. Aos poucos, os motoristas se habituam às bicicletas e dão passagem para o comboio", conta Daniel Guth, coordenador do projeto.

Para pedalar, os alunos precisam estudar no ensino fundamental de um dos CEUs (Centro Educacional Unificado) da cidade, ter de 12 a 14 anos de idade, o consentimento dos pais e morar na região da ciclorrota de cada bairro, caminho predeterminado do comboio. A escolha da rota prioriza ruas onde há pouca (ou nenhuma) circulação de ônibus, com o mínimo de aclives possíveis e sem grandes avenidas.

No momento, o projeto está em 43 CEUs e no Centro de Convivência Educativa e Cultural de Heliópolis, na região sul, com cerca de 700 adolescentes já nas ruas (e 200 em formação). O objetivo é que, até o fim deste ano, todas as turmas dos 45 CEUs da cidade já estejam participando do projeto, totalizando cerca de 4.600 ciclistas.

imagem de raquelpinhao

Por um trânsito mais saudável

Achei muito interessante esse projeto, pois além de estar utilizando um material natural para a confecção das bikes, ainda incentiva o uso de um transporte alternativo e saudável para o deslocamento dos estudantes.

Como no Brasil ainda não temos essa cultura do uso da bicicleta como um meio de transporte, é nítida tanto a falta de infra-estrutura nas vias para os ciclistas quanto a falta de respeito dos motoristas com eles. Por isso acho super importante o curso teórico com as orientações de como se portar no trânsito.

Seria ótimo se esse projeto pudesse ser extentido para outros Estados e para estudantes de outras séries, assim pouco a pouco os motoristas iam se acostumar com a idéia de que eles não são os donos do trânsito!!

Vote neste Comentário