Disciplinas do ensino médio devem mudar?

Durante a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu mudanças curriculares no ensino médio para mudar a realidade dos jovens brasileiros revelada pelos números.

Mercadante criticou a quantidade de disciplinas obrigatórias para os estudantes do ensino médio e defendeu mais integração entre elas. Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari, “a organização curricular é apenas um dos pontos importantes para mudar o ensino médio. Mas não estamos falando de diminuir disciplinas, porque há leis que exigem essa quantidade. A questão é integrá-las”.

As diretrizes curriculares ressaltam que “o currículo deve contemplar as quatro áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), com tratamento metodológico que evidencie a contextualização e a interdisciplinaridade”. O que não significa agrupar as disciplinas nessas áreas.

Em carta enviada ao ministro Aloizio Mercadante, a diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF) manifestou sua preocupação de que as disciplinas de física, biologia e química sejam reunidas sob um único curso de "ciências da natureza".

A SBF sugere que haja diversificação optativa no ensino médio, com aumento de carga horária para essas disciplinas, destinado aos alunos que pretendem seguir carreira técnica ou científica.

E os estudantes? O que acham disso?

São muitas as disciplinas oferecidas no ensino médio?

Seria uma boa se os alunos pudessem escolher algumas disciplinas para aprofundar o conhecimento de acordo com seus interesses?

Fonte: Jornal da Ciência / Último Segundo Educação

imagem de Adriana Coroa

Mudanças no Ensino Médio

Mudar é sempre difícil.Então fico pensando:será que é possível integrá-las sem que cada uma não perca sua essencia?Pois com essa integração,conteúdos importantes poderiam ser relegadas a um segundo plano.O que fazer para não condensar demais as matérias?Como o MEC iria ministrar os cursos ,uma vez que os professores são formados em suas áreas específicas? Se ainda não concluimos a graduação de área específica da Plataforma Freire que é oferecida pelas Universidades Estaduais????

Vote neste Comentário
imagem de Adriana Coroa