Pará terá mais 35 mil vagas no Ensino Médio

Abertura de novas vagas se dará após construção de novas escolas.

Pará - Cerca de 35 mil novas vagas para o Ensino Médio na rede estadual estão confirmadas para os próximos anos com a construção de 24 escolas que oferecem esse nível de ensino. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) já firmou junto ao Ministério da Educação, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), convênios para a construção de seis unidades de ensino. Outras 18 já são objeto de convênios que estão sendo formalizados. A meta da Seduc é de construir, até 2014, 30 novas escolas de Ensino Médio, totalizando mais de 43 mil novas vagas.

As seis primeiras escolas a serem construídas serão instaladas nos municípios de Alenquer, Ananindeua (Coqueiro), Belém (Jurunas), Maracanã, Novo Repartimento e Ulianópolis. Cada unidade de ensino vai ocupar uma área de 10 mil metros quadrados, com 5,2 mil metros quadrados de área construída. Do projeto constam 12 salas de aula, laboratórios multidisciplinar e de informática, salas de arte, vídeo e para o Conselho Escolar, biblioteca, auditório, praça central, quadra esportiva e recreio cobertos, entre outros ambientes. O custo estimado para a construção de cada escola é de R$ 4 milhões.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) possui um projeto com padrões pré-definidos para escolas de Ensino Médio. Mas para dar início à ampliação de oferta de vagas, a Seduc desenvolveu um projeto alternativo, adaptando a estrutura física à realidade das escolas da rede. O projeto com as devidas adequações foi aprovado junto ao FNDE no final do ano passado. Desde então, a diretoria de Rede Física da Seduc cumpriu as etapas necessárias até, nesta semana, dar início ao processo de licitação que vai selecionar as empresas responsáveis pelas obras, com início previsto para o segundo semestre deste ano.

De acordo com o diretor de Rede Física da Seduc, Waldomárcio Melo, o novo projeto apresenta mudanças que influenciarão em diversos aspectos. “A principal delas será o uso de estrutura metálica no telhado, substituindo aquela estrutura de madeira do forro”, explicou Waldomárcio, acrescentando que, com a adequação, os telhados terão isolamento acústico, um resfriamento térmico mais veloz, além de maior durabilidade.

Para a Coordenação de Ensino Médio da Seduc esta ação constitui um todo que integra a nova jornada do Ensino Médio no Brasil e no Pará. Além de oferecer um ambiente de qualidade, ela reforça a responsabilidade do Estado diante da juventude com vistas à melhoria do sistema de ensino, com investimentos de recursos financeiros e materiais para a ampliação dos tempos e espaços adequados na sala de aula. “Este princípio está disposto nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, publicadas em janeiro deste ano”, ressalta Cláudio Trindade, coordenador do Ensino Médio.

“Entendemos que a construção de novas escolas potencializam as ações de expansão e melhoria da qualidade do Ensino Médio, assim como garante melhores condições de trabalho aos profissionais da educação em nosso estado e dá oportunidades aos jovens paraenses. Por outro lado, afirma o compromisso do Governo do Estado do Pará com a educação pública”, destaca José Roberto Silva , diretor do Ensino Médio e Profissionalizante da Seduc.

Fonte: Agência Pará