O que a matemática tem a ver com Fernando Pessoa?

O que a matemática tem a ver com Fernando Pessoa? "Tudo!", afirma Danielle Cavallo, de 16 anos. No ano passado, quando cursava o primeiro ano do ensino médio, ela e a colega Karen Oliveira, da Escola Lourenço Castanho, redesenharam o famoso retrato do escritor português a partir de gráficos com retas, parábolas e curvas. O resultado do trabalho, perfeito, mostrou que o software utilizado nas aulas ajudou ambas a entender as temidas funções de primeiro e segundo graus.

Exemplo de que o uso de ferramentas além da lousa e do giz ajuda os alunos a ver sentido no que aprendem e pode ser muito útil para o ensino da disciplina campeã de rejeição entre pequenos e adultos. "Sempre tive dificuldade com matemática. E, se eu tivesse aprendido só no papel, teria sido monótono e muito difícil. Quando consegui desenhar o Fernando Pessoa, vi a aplicação prática daqueles números todos", conta Danielle.

Para facilitar a compreensão, vale usar imagens dos terremotos dos últimos dias na Itália para explicar logaritmos ou sair às ruas e usar os ângulos dos prédios para explicar trigonometria. "A frase que mais ouço e mais me deixa feliz é: ?Ah, então é isso?", diz a professora Janine Moura Campos, que executou o projeto com a colega Heloisa Hessel. "Conseguimos quebrar nove anos de resistência. A maioria desses alunos não gostava da disciplina desde que entrou na escola", acrescenta.

Janine refere-se à tradicional aversão do brasileiro à matemática. Um hábito cultural percebido já no primeiro ano do ensino fundamental, afirma Juliana Cunha de Melo, professora há 16 anos na cidade de Franca, interior de São Paulo. "Percebo que o pai já avisa, antes de a criança ir para a escola, que matemática vai ser um problema", diz Juliana. "Daí, o menino de 7 anos já chega decidido a não gostar. Como a didática dos docentes não ajuda, logo isso se confirma." As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

______________________________________________________________________________________________________

Resolveu seu problema com a matemática?

Dialogue!

imagem de mmoreira

Tô em crise ainda.

hahaha, não, ainda não resolvi meu problema com a matemática.

mas eu adoro matemática, só tenho preguiça em pensar com números rs.

brincadeiras de lado, o que eu achei interessante dessa matéria é por trazer mais uma vez necessidade de aplicar os conhecimentos. achei mais legal ainda no caso do desenho do Pessoa, pq mostra o quanto a arte (principalmente as de resultado digital) usa a matemática, ainda que de maneira naturalizada. Acho importante evidenciar isso já que estamos nesse mundo bem virtual.

E outra coisa, é o comentário final da professora sobre a postura dos pais. Tenho lido em vários lugares que uma (grande) parte da solução dos problemas da educação seria o envolvimento dos pais nas escolas, que ampliaria o diálogo e faria com que esse equívocos não acontececem. Não sei resolver seno e conseno, mas ia falar pra minha criança que matemática é o maior barato!

Ai gente, esse meu envolvimento com o EMdiálogo tá me fazendo pensar seriamente em ter umas aulas particulares de matemática hehe.

Marina.

Vote neste Comentário