Título: Água Autor(a): Alessandra, Assunção, Flávio, Gutemberg, Josias, Liane.

I. Objeto de estudo (caracterização da situação-problema)

Qual é: CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA - Propor estratégias para o aproveitamento de  águas pluviais, contemplando as diversas áreas das ciências naturais.
O porquê: Diante do contexto de falta d’água que se apresenta em várias regiões do pais, trabalhar o assunto é essencial para que se crie uma consciência a respeito, buscando a mudança de comportamentos que pode minimizar o problema no futuro. Além disso, diante da contextualização, o aprendizado dos temas afins deverá ser potencializado.

Problema 1: Como utilizar recursos práticos para coletar e armazenar águas pluviais?
Problema 2: Quais podem ser os usos para essa água?
Problema 3: Como tratar a água para evitar a contaminação?
Problema 4: Porque devemos nos preocupar com a água?

III. Desenho do plano de investigação
Como vou solucionar os problemas? No geral:
Desenvolvendo um sistema de captação de águas pluviais, que vai ser implantado em conjunto com ações educativas.

Que práticas irei desenvolver para cada problema:
Para o problema 1: Através de estudo da Planta da nossa Escola – CED 7 Gama - identificar as áreas de cobertura (telhados, beiral, platibandas) e adaptar as partes constituintes já existentes (calhas, condutores verticais e horizontais, caixas coletoras) para captação da água da chuva.
Para o problema 2: Com a captação de água de chuva é possível economizar água potável, uma vez que serviços gerais como lavagem de quintal, carros, descargas em vasos sanitários podem ser feitos com a água armazenada.
Para o problema 3: Usar métodos de separação de misturas como filtração e decantação para remover resíduos orgânicos, como folhas e material inorgânico como pedra e areia. Adaptar na calha um filtro para separar material orgânico (folhas) e outro filtro com porosidade menor em algum lugar da tubulação para remover pedras e areia. Em caso se extrema necessidade, pode adicionar substância com ação bacteriológica, cloro, para eliminar micro-organismos patogênicos.
Para o problema 4: A importância da água deve ser abordada nos diferentes níveis, da saúde e sobrevivência humana à manutenção da viabilidade da vida no planeta, com abordagem ecológica, ambiental e sustentável.

IV. Como se enquadra o objetivo de estudo nos conteúdos programáticos do ensino médio?

Em que ano?
1ª Etapa – 3º Segmento - EJA
Por que nesse ano?
Para uma maior integração entre as disciplinas, o tema em questão, propicia a facilidade do trabalho da interdisciplinaridade e constitui um fator de integração dos alunos com todos os segmentos escolares.

V. Execução prática do plano do plano de investigação GERAL

Realização da investigação:

APLICAÇÃO EM SALA DE AULA – COMO CADA PROFESSOR VAI TRABALHAR DENTRO DE SEU CONTEUDO

MATEMÁTICA – Professor Assunção

1) Utilizar a planta da escola e identificar as medidas das áreas existentes da cobertura, (telhados, beiral, platibandas) e adaptar as partes constituintes já existentes (calhas, condutores verticais e horizontais, caixas coletoras) para captação da água da chuva.
2) Aplicar o conteúdo de geometria plana e espacial ao projeto.
3) Utilização do conteúdo de funções de 1º e 2 º graus na elaboração de gráficos e estatisticamente comprovar a viabilidade do projeto.
4) Com a ajuda dos profissionais da área, formatar: O projeto do sistema de captação de água de chuva de acordo com a NBR 10844, constando: Materiais e Métodos, Resultados e Discussões e Conclusão.
Após a realização de pesquisas sobre o sistema de captação de água de chuva e a comprovação de bons resultados através das tabelas, fica concluído que: o sistema de captação de água de chuva é viável.

QUÍMICA – Professor Flávio

Para filtração, uma tela adaptada à calha utilizada para escorrer a água da chuva, que já existe disponível comercialmente. Para remoção de partículas menores, pode-se usar um filtro de tecido sintético com poros adequados às partículas de interesse.
Para eliminação de micro-organismos patogênicos, também já existem kits para tratamento de água para com esse objetivo.

BIOLOGIA – Professora Liane

Durante o estudo da Ecologia, o Ciclo da Água será abordado com maior ênfase, bem como a importância da água para os ecossistemas e para a sobrevivência, Será desenvolvida uma atividade chamada: “Desafio dos 13 litros”, inspirada no vídeo que assistimos durante o curso e que os alunos também assistirão em sala de aula. A atividade consistirá em propor que os alunos tentem passar um dia inteiro (preferencialmente um domingo, por estarem em casa) com apenas 13 litros de água, relatando a experiência por meio de um vídeo. Os vídeos serão compilados e exibidos para as demais turmas em uma data posteriormente escolhida para encerrar a atividade.

VI. Interpretação e avaliação dos resultados versus processos.
Aprofundamento do conflito conceitual e processual

Essa etapa será realizada ao fim do processo e será importante para avaliar se obtivemos êxito. Será importante que cada professor seja coerente e avalie a atividade como um todo, buscando os pontos positivos e negativos para aprimorar as próximas atividades semelhantes. Cada área poderá avaliar os alunos dentro do conteúdo trabalhado e o projeto como um todo poderá ser avaliado pelos alunos, a fim de buscarmos um retorno mais efetivo sobre o alcance dessa prática. Do ponto de vista da economia de água é muito provável que o resultado seja positivo.