Rodas de Diálogo no Rio de Janeiro

As Rodas de Diálogo do Rio de Janeiro se dividem em dois grupos, um em São Gonçalo, outro em Niterói. Teremos também um encontro com educadores de Itaperuna em Dezembro.
    Tivemos encontros com intenso debate sobre juventude, espaço de formação e ensino médio inovador onde o grupo vem reconhecendo e sugerindo um percurso mais interessante, necessário e condizente com as demandas dos grupos.
    Durante as Rodas, educadores trouxeram, por exemplo, uma discussão sobre a distância entre a proposta - do curso, do debate, do próprio ensino médio inovador - e a prática, no espaço escolar. à partir desse debate, reconhecemos juntos uma demanda anterior às abordagens iniciais: como tornar esses espaços (as Rodas) em espaços de debate? Construir propostas efetivas e consistentes nesse contexto? Como incidir e interferir nesses processos? Como ampliar o diálogo e a participação de gestores, educadores, funcionários, educandos e familiares nessa construção?
    Procuramos entender melhor como foi e está sendo a implantação do Ensino Médio Inovador nas escolas. Quem participou da inscrição do projeto? Quantos educadores e turmas estão participando? Como foi feita essa seleção? Qual a alteração na relação de todos esses atores participantes com a escola? Como se dá o diálogo com a Secretaria? Como são feitos planejamentos e avaliações desse processo?

O calendário com os encontros segue abaixo e seguimos em diálogo! É hora de construirmos juntos!

Módulo IV, JUBEMI – de 23.09 a 27.10

3a Roda de Diálogo

Data - 25 de Outubro (sexta-feira)

De 13h30 às 16h30

Locais:

CIEP Brizolão 246 – São Gonçalo

C.E Conselheiro Macedo Soares – Niterói

Módulo VI, JUBEMI – 25.11 a 09.12

4a Roda de Diálogo

Data – 28 de Novembro (quinta-feira)

De 13h30 às 16h30

CE Santos Dias – São Gonçalo

CE Guilherme Briggs – Niterói

Seminário JUBEMI

Data – 29 de Novembro (sexta-feira)

Local à definir

ITAPERUNA – Roda de Diálogo

Data – 04 de Dezembro (quarta-feira)

De 08h às 13h

Local CE Cherquer Jorge

5a Roda de Diálogo

Data – 13 de Dezembro (sexta-feira)

Encontro de avaliação e encerramento das Rodas de Diálogo de 2013, com todos os cursistas e participantes de Niterói e São Gonçalo e outros educadores interessados

Local: UFF – Gragoatá

.

imagem de Patrícia Abreu Damasceno

Gente, só visando... a Roda

Gente, só visando... a Roda de Diálogo em Itaperuna foi antecipada para o dia 02 de dezembro.

Vote neste Comentário