Projeto de Lei que circula na Câmara do Deputados e altera a LDB é o maior retrocesso para o Ensino Médio Brasileiro

O Projeto de Lei 5115/2013 propõe o currículo do ensino médio com "três anos de duração será constituído de dois anos com currículo comum e o terceiro ano com três vertentes distintas, Humanística, Tecnológica e Biomédica". Esse modelo traz de volta o formato curricular vigente durante os anos de ditadura militar e recupera das cinzas a antiga Lei 5692/71, retrato, na educação, dos anos de chumbo. Pior que esse PL é o relatório da Câmara dos Deputados (Comissão Especial para Reformulação do Ensino Médio), enviado ao Ministro da Educação e que propõe, além da ideia acima, que os jovens permanecam o tempo todo na escola, estabelecendo 1400 horas anuais obrigatórias. Nossos jovens não terão mais o tempo de viver suas juventudes em todos os espaços possíveis: pretende-se o confinamento escolar, "justificado" para que, desse modo, se combata o uso de drogas, a violência, etc.. O Ensino Médio basileiro corre sério risco, e nossos jovens também. Conclamo a uma grande mobilização em dedesa do direito a um ensino médio de qualidade, de acesso a todas as formas de expressão da culrura e em defesa de uma formação humana integral.

imagem de monica ribeiro da silva

Principais pontos da Reforma

Principais pontos da Reforma do Ensino Médio:

- Ensino integral diurno (7 horas);- Eliminação do ensino noturno para menores de 18 anos, em até três anos;- Ensino Médio Noturno com duração de quatro anos;

- Ênfase do ensino em quatro áreas de conhecimento: linguagem,matemática, ciências da natureza e humanas;- Transversalidade do conhecimento com ensino de temas como: empreendedorismo, prevenção ao uso de drogas, educação ambiental, sexual, de trânsito, cultura da paz, código do consumidor, e noções sobre a Constituição Federal;

- Estímulo, no último ano do EM, da escolha da carreira profissional com base no currículo normal, tecnológico ou profissionalizante;- Universalização do acesso ao ensino integral em até 20 anos. No final do décimo ano, com 50% das matrículas em 50% das escolas.- Implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte da conclusão do EM.

AS PROPOSTAS FALAM POR SI: APROFUNDAM AS DESIGUADES, CERCEIAM DIREITOS; RACIONALIZAM O CURRÍCULO FRAGMENTANDO-O..E DEPOIS VÃO PUNIR OS ALUNOS QUE NÃO "FOREM BEM" NO ENEM COLOCANDO SUA NOTA EM SEU HISTÓRICO ESCOLAR

Vote neste Comentário