Fontes de energia

Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Subsecretaria de Educação Básica 

PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE CIENCIAS COM OUTRAS DISCIPLINAS

UNIDADE ESCOLAR: Centro Educacional 06 do Gama
MODALIDADE: Ensino Médio Regular
COMPONENTE CURRICULAR: Química
PROFESSOR: Firmino Moreira de Queiroz

Disciplinas envolvidas: Sociologia, geografia, estatística, história e química.

Temas: fontes de energia

Objetivos
1) Reconhecer as diversas  fontes de energia.
2) Estabelecer  a diferença entre recursos renováveis e não-renováveis.
3) Identificar os recursos naturais utilizados como fonte de energia tais como: o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e a energia elétrica bem como os impactos ambientais causados por sua utilização.
4) Identificar e reconhecer as consequências ambientais que estão ocorrendo no meio ambiente em virtude da utilização dos combustíveis.
5) Identificar a importância e as consequências do uso da energia nuclear.
6) Reconhecer a importância da descoberta de novas fontes de energia.
Materiais a serem utilizados na aula.
- Materiais áudio visuais
- Mapas
- Computador e projetor.
- Materiais diversos para experimentos
Procedimentos
Utilizar reportagens que falam sobre a necessidade e a dependência do uso de energia para manutenção da sociedade que temos atualmente. 
Dividir a turma em grupos e distribuir um tema para cada grupo.
I- Combustíveis fósseis.
II- Energia elétrica
III- Energia nuclear
IV- Biomassa
V- Lixo
VI- Novas foNtes de energia
Propor que cada grupo pesquise sobre cada tema e na aula seguinte apresente para turma,  por meio de cartazes, maquete, filmes, experimentos diversos etc.,   todas as conclusões de forma que ao final das apresentações estimule o debate sobre:
a- Histórico do uso dessas fontes de energia.
b- Impactos ambientais e sociais.
c- As fontes de energia atuais e a importância de investir em fontes renováveis e limpas.
d- O uso das tecnologias para diminuir o impacto sobre o meio ambiente a partir do uso da energia.
e- O conceito de meio ambiente.
f- O  impacto social no uso das diversas fontes de energia.
g- Os principais produtores e consumidores de energia no mundo.
Ao final propor para os alunos uma produção coletiva:
i- Cada grupo iniciaria a redação fazendo a introdução.
ii- Após o término desta  o texto seria passado para o grupo seguinte que daria continuidade ao texto e assim sucessivamente até que todos os textos passassem por todos os grupos.
iii- Ao final o grupo reestruturaria o texto fazendo as devidas correções gramaticais e de estrutura textual. 
AVALAIÇAÕ FINAL
Leitura e apresentação do artigo final de cada grupo.

Comments

imagem de FIRMINO MOREIRA DE QUEIROZ

Análise do trabalho.

Esse foi um trabalho muito bom que realizei com os alunos do primeiro e do terceiro ano. Os alunos conseguiram produzir excelentes textos e no processo de reestruturação textual e correção gramatical pude observar que eles, ao lerem os textos iam identificando os erros e fazendo as correções. Ao final tivemos  textos bastante informativos. 

Vote neste Comentário