Etapa II - Caderno V: Matemática

O Caderno V do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) trabalha com a área do conhecimento de matemática. São abordadas reflexões sobre o papel dessa ciência na formação humana integral dos estudantes, como também características específicas dessa área do conhecimento. A primeira unidade apresenta a importância do ensino de matemática para as necessidades cotidianas e aborda quatros tipos de raciocínio ou intuições que essa ciência possibilita, tais como o pensamento indutivo, o raciocínio lógico-dedutivo, geométrico-espacial e não-determinístico. Assim, é necessário que o docente busque equilibrar e articular o uso desses quatros tipos de raciocínios ou intuições, além de estabelecer atividades que conversem com diferentes componentes curriculares.

A unidade dois aborda os direitos dos estudantes do ensino médio à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de matemática. Essa área do conhecimento contribui para que os estudantes percebam a presença dos conhecimentos de matemática em diversas situações e desenvolvam capacidades de resolver problemas, considerando possibilidades e restrições, como também o estimulo da curiosidade, do espírito crítico e da capacidade de argumentação e a criatividade. Outro ponto importante abordado no caderno é a construção de projetos coletivos e articulados com diversos componentes curriculares.

A unidade três aborda as dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia na área de matemática. Também traz reflexões acerca da matemática desenvolvida ao longo da história, buscando mostrar como essa área do conhecimento teve ligações estreitas com as dimensões citadas acima. Conforme o caderno, os conceitos matemáticos são antigos assim como a própria cultura. Os motivos da construção desse conhecimento foram problemas ligados ao comércio, agricultura, registros sobre corpos celestes, entre outros, produzindo objetos para a existência humana (trabalho), o que conduziu ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura. Outra questão importante colocada na unidade é o currículo, escolha de conhecimentos que devem estar articulados com as dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia.

A unidade quatro propõe reflexões acerca dos princípios norteadores para a organização dos currículos. São eles o trabalho como principio educativo e a pesquisa como principio pedagógico, visando a formação humana integral. É trabalhado também possibilidade de articulação dos conhecimentos da matemática com outras áreas do conhecimento.
 

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imagem de Valtemir  Aparecido da Silva

COLÉGIO BEATRIZ F. ANSAY Caderno V (Reflexão e Ação ) Pagina 14

CÓLEGIO BEATRIZ FARIA  ANSAY

CURITIBA /2015

Ação e ReflexãoEtapa II – Caderno V      Atividades (pg. 14)Professora: Neusa Allebrandt     No texto dessa Unidade fizemos a afirmação de que há um predomínio, nem sempre desejável, do pensamento lógico-dedutivo nas atividades propostas em Matemática. Você, professor de Matemática, concorda com isso? Ou o dominante é mesmo a mera prescrição de regras e procedimentos sem comprovação?     Vamos pensar sobre o assunto? Nos exemplos que usamos no texto, há a indicação de atividades, que podem ser pensadas por várias áreas ou componentes curriculares. Propomos que, em grupo, seja analisado um conjunto de atividades realizadas com os estudantes no período de uma semana. O ideal é que sejam analisadas as atividades de todos os componentes curriculares de uma determinada turma de estudantes na tentativa de observar e identificar os tipos de pensamento matemático que possam estar presentes nessas atividades. Sugerimos o uso da seguinte tabela:

Componente CurricularDisciplinaBreve descrição da AtividadeTipos de pensamentos matemáticos envolvidosMatemática  Propor a um debate com os alunos sobre as técnicas de contagens. Apresentando uma situação do cotidiano, uma situação problema, envolvendo contagens, desatada maneira envolvendo o assuando.. Não- determinístico;. Raciocínio lógico;. Indutivo. GeométricoArte  Perspectiva ponto de fuga, propor desenhos que represente multidão   . Indutivo;. Não- determinístico;

Historia Determinar e evolução através das eleições, o número crescente de eleitores. . Não- determinístico;. Raciocínio lógico;. Indutivo

PortuguêsAs escolas literárias que estavam presente na evolução dos acontecimentos. Não- determinístico;. Indutivo

Física

Medição do espaço e tempo do ocorrido . Não- determinístico;. Raciocínio lógico;. Indutivo. GeométricoGeografia Acompanhamento da evolução do crescimento populacional. . Não- determinístico;. Raciocínio lógico;. Indutivo. GeométricoSociologia e FilosofiaDebate sobre a evolução da humanidade  . Não- determinístico;. Raciocínio lógico;. Indutivo

     Com os dados completos dessa tabela, é possível identificar os tipos de pensamento matemático em todas as atividades? Quais serão os tipos de pensamento mais frequentes na sua área? A partir das explicações e exemplos feitos no texto, pode-se verificar o que foi afirmado em relação a ser o pensamento lógico-dedutivo o mais usado nas atividades de Matemática? Como produzir mais equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático? Como isso pode auxiliar em planejamentos individuais e coletivos? Que apontem a escolha do que será trabalhado com jovens? É importante que o produto dessa reflexão possa ser utilizado em comparação com as outras atividades que propomos adiante.     Compartilhem essa tabela e suas reflexões em formato de artigo publicando-as no Portal EMdialogo, disponível em http://www.emdialogo.uff.br

Postar: Em dialogo até 20/10/15Equipe: Ademir Volpato, Amaise Chime Lopes, Amanda dos Santos Batista, Ana Nilza Wojciechowski, Aparecida Candida Carvalho, Dilvana Maria Ody, Genesio Jandir Freiberger, Jaine Stephane Zadurski, Jose Cristina Fernandes Goes dos Santos, Joseli Vassão Teixeira Mangialardo, Leonardo Erzinger Varela Batista Luciamara Gonçalves dos Santos Ricardini, Luís Fernando Veiga, Manoel Pereira, Maraíza Feitosa Rodrigues Pereira, Marcia Lidiane Pedrosa, Pedro Conejo Junior, Rosicler Barbato Pronsate, Rosicler de Souza Giannini, Sandra Mara Saczuk, Soni Mara Ochiliski Kruger, Valtemir Aparecido da Silva, Eduardo Carvalho de Souza, Cesar Augusto Cruz da Silva, Bruna Maria de Andrade Barreto, Leci Klein de Almeida, Cibeli P. dos Santos, Raphael Almeida Lima.

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