Estão abertas as inscrições para o Sisutec

Alunos que concluíram o ensino médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 já podem se inscrever para quase 240 mil vagas em cursos profissionalizantes. As aulas do novo programa do governo federal, o Sistema de Seleção Unificada para o Ensino Técnico (Sisutec), começarão entre 22 de agosto e 22 de outubro, variando conforme o curso.

O cronograma foi anunciado ontem pelo ministro da Educação, Aloi­zio Mer­cadante. “His­to­ri­ca­men­te, o Brasil não desenvolveu ensino profissionalizante. Estamos correndo atrás de um tempo que perdemos”, destacou o ministro.

As inscrições vão até o dia 12 de agosto e dois dias depois sairá o resultado da primeira chamada. Os aprovados poderão se matricular entre 15 e 16 de agosto. No dia 19, o MEC divulga a lista de segunda chamada. Interessados devem acessar o site http://sisutec.mec.gov.br para se inscrever.

São Paulo é o estado com mais oferta de vagas no Sisutec (76,7 mil), seguido por Pernambuco (40,7 mil), Minas Gerais (27,9 mil) e Paraná (17 mil). Para garantir as 239.792 vagas, o governo contou com a adesão de escolas técnicas, institutos federais, instituições do Sistema S (Senai e Senac), além de escolas técnicas vinculadas às universidades federais. Ao todo, segundo dados divulgados pelo MEC, participam 586 unidades de ensino.

Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas que fizeram o Enem 2012 formam o público prioritário do programa. Para eles foram destinadas 85% das vagas.