EDUCAÇÃO E SAÚDE: EDUCAÇÃO COMO MEDIADORA NA PREVENÇÃO CONTRA O USO DE DROGAS

A educação e a saúde precisam estar interligadas, principalmente quando o assunto é vida saudável, dignidade e respeito à vida. A cada ano percebemos o aumento do uso indevido e abusivo de drogas na sociedade atual. Diante desta situação, percebeu-se a necessidade da realização de um trabalho voltado à prevenção do uso de drogas, mobilizando a comunidade interna e externa da escola. De início na escola e posteriormente na comunidade local, nas famílias dos alunos e demais órgãos do município. Após os resultados dos questionários aplicados aos alunos, verificaram-se alguns casos em estágios bastante avançados de dependência. Por se tratar de um município com poucos habitantes o índice de usuários é bastante significativo entre crianças, jovens, adultos e até idosos. A escola por concentrar um grande número de pessoas na faixa etária em idade vulnerável torna-se alvo de maus intencionados como usuários e traficantes, que usam os próprios estudantes como “bodes expiatórios”, para repassarem as drogas que depois também se tornam dependentes nas mãos destas pessoas maldosas. Diante disso se faz necessário à realização de um trabalho sério, ético e de parcerias na tentativa de não permitir o aumento de usuários e proporcionar aos alunos momentos de estudos reflexivos e científicos, lazer, alegrias, vida saudável e projetos que “valorizem a vida”. Portanto o projeto pretende mobilizar a comunidade escolar, do Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara – Ensino Fundamental e Médio do Município de Cambira – Paraná, com o intuito de promover a saúde e prevenir sobre os malefícios ocasionados pelas drogas, aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com ações conscientizadoras sobre o uso indevido de drogas. Sendo assim, reduzir o uso e as possibilidades de alunos iniciarem o consumo de drogas tanto lícitas como ilícitas no ambiente escolar e fora dele com ações, como: inserção de temas sobre álcool e drogas no currículo, oficinas educativas, palestras, filmes e vídeos ligados ao tema, implementação de ações com alunos e familiares em parceria com o Sistema Único de Saúde e demais órgãos e seus programas de saúde, promovendo educação integral, visando aumentar a participação dos pais no processo ensino-aprendizagem.

imagem de Leila Aparecida Assolari Cardoso

Prevenção do uso de Drogas.

Este artigo é parte de um projeto elaborado no Curso de extensão universitária ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina, para Educadores de Escolas Públicas na modalidade de Educação a Distância em 2014, que desde 2013, está sendo aplicado  no Colégio Estadual Rosa Delúcia Calsavara, do Município de Cambira, Núcleo de Educação de Apucarana-Pr. e desde então, podendo ser reelaborado e reescrito e implementado a cada ano sempre com novos dados e resultados que permite conhecer melhor os "sujeitos" desta comunidade escolar, para interferir e auxiliar na valorização da vida.

Vote neste Comentário