Do que os jovens mais gostam na escola? E do que menos gostam? O que os leva a não desistir da escola?

A pesquisa realizada pelo Observatório de Jovens da UFPR – Grupo de Pesquisa Juventude Escola e Trabalho – com 4.143 estudantes do Ensino Médio Noturno em Curitiba e cidades da região metropolitana mostrou que a principal motivação para estudar está em obter uma formação profissional. Em segundo lugar está o motivo de prestar vestibular. Além de concluir os estudos, a principal razão para não desistir da escola é a convivência com os colegas. A convivência com amigos foi apontada também como o que mais gostam na escola, seguido do acesso ao conhecimento. Gostar dos professores aparece em terceiro lugar no que se refere ao que mais gosta, mas para muitos outros, isto aparece em primeiro lugar quando perguntado do que menos gostam.
Então, dá para refletir....Olhe os dados no arquivo anexo e tire também suas conclusões.

imagem de Fran Bernardino

Assunto também abordado em discussão para II Festival de Imagens

Olá, bom dia!

Ao passar os olhos sobre os artigos recentes me deparei com este. Lembrei imediatamente dos pontos discutidos em sala, nesta sexta-feira (16.08). Ao discutirmos sobre o que tratar no II Festival de Imagens, foi levantado o tema de desistência da escola. Para os alunos, um ponto que gera insatisfação é ter que trabalhar no contraturno das atividades escolares. O que, de certa forma, atrapalha a assiduidade nas aulas.  Relataram que há dias em que o patrão/chefe pede para que ele fique mais um pouco no serviço, o que impossibilita a chegada a escola no horário previsto. Por muitas vezes, o horário do trabaho ocupa também o horário das aulas, o que vai desestimulando pouco a pouco sua frequência na escola... Eles tentam então, conversar com o professor, com a direção, o que nem sempre dá certo. Não há diálogo.

Outros pontos levantados foram o vestibular e o fato de estar com os amigos, algo notado pela presença constante na escola. O que facilita o convívio e dicussão de assuntos do cotidiano escolar.

Seguimos em diálogo!

Até breve!