Como resolver os conflitos na escola?

Em uma escola no município de São sebastião, Distrito Federal, os conflitos são resolvidos de uma forma diferente.

A escola fica na 3º região mais violenta em Brasília. Segundo a vice diretora, os conflitos existem diariamente, a questão é como eles são resolvidos nessa escola.

Em uma mesa redonda, estudantes e professores sentam e conversam com um representante e mediador de cada lado. Um representante dos alunos e um do professor.

Os mediadores alunos foram escolhidos pela característica de liderança que já possuíam, porém, eram considerados "líderes negativos". Hoje, são exemplo na escola de companheirismo, amizade, cumplicidade. Assim como Kamilla, estudante do ensino médio, que conta como era sua rotina antes e hoje, após o curso de mediação de conflitos.

Gostou da ideia? Acha que pode funcionar? O que você pensa sobre esse curso de mediação de conflitos?

Quer saber mais? Acesse: http://www.emdialogo.uff.br/node/3867

 

 

 

 

Comunidades:

Comments

imagem de Ivoneya Adriana Ludke

Liderança Positiva

Na realidade da escola de nossos dias, vemos muitos alunos com grande potencial de liderança perdendo seu tempo em arrumar brigas e confusões. A sociedade precisa destes líderes, mas não podemos aceitar que levem este espírito para o lado negativo. O papel que a escola do Distrito Federal assumiu foi importante e deve mesmo ser divulgado e tomado como exemplo em todas as escolas. Para os casos em que a carência afetiva, econômica e social afetam os alunos, que é a realidade da maioria das escolas públicas do Brasil, esta atitude de mediação é muito valiosa. Acredito que, à medida que os adolescentes perceberem onde estão e até onde podem ir pode contribuir muito para o sucesso da convivência, do respeito e, acima de tudo, da aprendizagem. A escola só não pode deixar de ser o local onde os alunos vem para conviver, mas também para aprender. Parabéns aos idealizadores deste projeto. 

Vote neste Comentário
imagem de jaqueline plauth

aluno e professor

os professores ser mais anmigos dos alunos

 

Vote neste Comentário
imagem de Beatriz Fátima Dariva

conflitos escolares

quem não tem na sua escola um aluno que é mal exemplo que responde todo mundo não respeita ninguém,toda escola tem isso,e o bacana desse projeto foi ver  esse que antes virava tudo hoje é exemplo,mas um exemplo de bem .

 

Vote neste Comentário
imagem de ADRIANA REGINA SOMAVILLA

COMO RESOLVER OS CONFLITOS NA ESCOLA?

O QUE MAIS OCORRE SÃO AS BRIGAS DE MENINOS, DISCUSSÕES DE ALUNOS COM PROFESSORES E DESRESPEITO COM OS PROFESSORES. QUANDO A SITUAÇÃO FOGE DO CONTROLE ELES SÃO RESOLVIDOS COM PROFESSORES E DIREÇÃO, ATRAVÉS DE DIÁLOGOS E  EM CASOS ESPECÍFICOS  SÃO CHAMADOS OS PAIS. É CONVERSANDO QUE AS COISAS SE RESOLVEM.OS ALUNOS BAGUNCEIROS ATRAPALHAM AS AULAS COM CONVERSAS E RISOS TIRANDO A ATENÇÃO E MUDANDO DE FOCO A AULA. PARA QUE AS AULAS SE TORNEM MAIS AGRADÁVEL PRECISA-SE ABORDAR ASSUNTOS QUE INTERESSEM O ALUNO E QUE SEJA DE ACORDO COM SUA IDADE.AS REGRAS SÃO CRIADAS PARA TER UMA BOA CONVIVÊNCIA NO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS E CONVIVEMOS COM OUTRAS PESSOAS, ALÉM DE EMITIR MAIS RESPEITO E ORDEM NESTE AMBIENTE.

ALUNOS: ANDRESSA ALBRECHT, FÁBIO PORT, JAQUELINE PLAUTH, MARINÊS DOS SANTOS3ª SÉRIE –EEB FRANCISCO MACIEL BAGESTON – PAIAL- SC

Vote neste Comentário
imagem de Maria Alda de Sousa

Conflito x Violencia

O vídeo abre uma  discussão interessante e lança a  pergunta: é possível estabelecer uma distinção entre  CONFLITO e VIOLÊNCIA?

Bom ter em mente que conflito e violencia não são sinonimos, embora uma situação de conflito possa repercutir em violencia, seja física ou simbólica. "Violencia, frequentemente, é a reação que uma das partes envolvidas num conflito assume quando não pode vence-lo de outra maneira. Conflitos, diferentemente, podem ser entendidos como disputas em torno de um objeto qualquer " (formas de ver o mundo, regras de conduta,etc), que se bem trabalhados entre os jovens, seja por meio do diálogo, das artes, de práticas esportivas, etc., podem favorecer inclusive a superação de certos tipos de violencia (ex. o bullying)

Vote neste Comentário
imagem de Aline Ferreira

Mediação de conflitos

Acredito que muitas questões colocadas nos comentários são de extrema importância.  O vídeo nos mostra o exemplo de uma escola bem sucedida na mediação dos conflitos. É interessante observar que o diálogo foi um ponto levantado nos comentários e que é muito importante. Ter um representante dos alunos e um dos professores coloca a discussão mais horizontal se propondo a ouvir cada parte para resolver o problema. O tempo para a conversa é livre, assim as pessoas se acalmam e conseguem se entender melhor.  O que vocês acharam dos representantes dos alunos  na mediação serem "líderes negativos"?

Vote neste Comentário
imagem de Luciane Carine Theobald

Conflito na escola

 A escola além de desenvolver o papel de ensinar, deve ser um local onde os alunos aprendam a conviver com as diferenças. Os conflitos surgem sobre ideias e opiniões contrárias, que não são aceitas pelos outros colegas. Muitos conflitos também surgem do desrespeito de alunos para com professores e entre colegas que não respeitam limites e regras. Para conviver bem é preciso respeitar. Na nossa escola os conflitos são levados a direção. Em alguns casos é chamados os pais para tomar conhecimento das atitudes do seu filho, já que muitos não falam sobre seu dia na escola. Em nossa opinião uma maneira de resolver o problema ou o conflito seria realizar um debate com o aluno envolvido no conflito com um professor e alguém da direção da escola para fazer com que o aluno entenda o que ele fez.

Escola de Educação Básica Francisco Maciel Bageston – Paial-SC

Alunos: Andrei Junges, Evandro Esposito, João Bomfim, Luciane Theobald, Rosangela Defante e Vinicius Rommel.

Vote neste Comentário
imagem de Edieli Kronbauer

conlflitos na escola

Em nossa escola brigas físicas não são frequentes. Porém, discussões e agressões verbais não são raras.

Tais acontecimentos são levados a professora monitora, e se, não resolvido são levados a direção com a presença dos pais.

 

Escola de Educação Basica Francisco Maciel Bageston - Paial-SC.

 

Alunos: Edieli Kronbauer, Igor Andriolli,Giovani Braatz e Jonas Orso.

Vote neste Comentário