Como ajudar o aluno do Ensino médio a permanecer na escola mesmo seduzido pelo primeiro emprego?

Como professora vejo que em uma parte das escolas inclusive escolas do campo alguns alunos ao conseguirem o primeiro emprego e se deslumbrarem com o primeiro salário acham desnecessário continuar os estudos, já que para muitos os estudos tem uma função única de "fazer arrumar um emprego" e não tem essa visão ampla do conhecimento como outros. Com isso o aluno já se transfere para um horário noturno, vai cansado para as aulas e diante das primeiras dificuldades afirma que já tem emprego, mas não visualiza que para ter uma vida melhor, apenas um salário mínimo não lhe dará essa vida confortável que tem hoje, pois mora com os pais, a maioria não tem filhos ainda e que quando tudo isso mudar a renda deverá ser maior assim como seu senso crítico e seu olhar para o mundo.  Como mostrar a esse aluno que antes já estava desmotivado a estudar e agora só se preocupa com  sua nova renda o verdadeiro valor e a importância dos estudos? Fica esse questionamento e o desafio.

imagem de Déborah Cristina KIch de Los Santos

O aluno trabalhador

Você tem razão!

São poucos os alunos que conseguem conciliar trabalho e escola!

Vote neste Comentário