Classe Découverte: Autour de l'Eau. Saída de campo: Em Torno da Água

Como uma das atividades previstas para a Semana da Francofonia no Distrito Federal, o Núcleo para os Centros Interescolares de Línguas e a Embaixada da França organizaram uma saída de campo. Os CILs foram organizados em grupos e visitaram uma Fazenda chamada VER DE PERTO.

Nosso CIL, o CIL de Brasilia, visitou a fazenda no dia 08 de abril deste ano. Et voilà!!! Quelle découverte!! Quanta descoberta!! Acompanhei meus estudantes e os estudantes da Profa Débora. A professora Josi, da Educação Ambiental nos acompanhou. Seguimos viagem!

O encontro foi marcado às 8h na escola e assim que todos os 26 estudantes de francês chegaram, fomos à fazenda. O ônibus, super confortável, nos levou até a VER DE PERTO. Durante a viagem os estudantes quiseram rever e ver o filme Amélie Poulin e foi bem divertido.

Na chegada fomos recepcionados por Maria e Camila, proprietárias da fazenda. Houve uma abertuda do evento na casa principal da fazenda e fomos divididos em dois grupos: segui com o grupo para conhecer a barragem, o moindo, a cascata. Depois fomos de trator visitar a região ao redor da fazenda. Uma maravilha e uma diversão. On parlait en français tout le temps!

Houve várias refeições: café da manhã, almoço e lancha na saída. Todo mundo gostou. Depois um momento para descanso: rede, balanços, caminhadas em grupos. Conhecemos então os estudantes do CIL do Recanto das Emas, um novo CIL no DF.

Propûs uma dinâmica para compreender o Carnet de Bord e suas questões, bem como o léxico específico sobre meio-ambiente, água, fazenda entre outras. Pedi para que os estudantes resumissem a Classe Découverte em uma palavra.  Obtive cinco categorias de temas a partir das 26 palavras em francês, muitas que se repetiram, inclusive:

a) Essentiel/Important/Histoire/Apprendre: em alusão à importância da visita

b) Jolie/Merveilleux/Belle/Beau/Magnifique/Cool/Parfait: em alusão à beleza do local e paisagens

c) Environnementaux/Biodiversité/Vert/Nature: em alusão ao meio-ambiente

d) Jus/Repos/ensemble: em alusão ao que fizemos, bebemos

e) Amour/Paix: em alusão aos sentimentos despertados com a visita

Voilà!!! Uma Classe Découverte que vai ficar nas nossas memórias não somente pela visita em si e suas aprendizagens, mas pela imersão em francês, oui, oui, on a parlé en français tout le temps!

Vive la Francophonie et les possibilités de la commemorer ENSEMBLE l'apprentissage de la langue française dans des espaces fantastiques comme la ferme VER DE PERTO

imagem de Larissa Sandes Rodrigues

promenade

Foi um dia incrível, entramos em contato com a natureza, nos divertimos e aprendemos um pouco sobre muitas coisas diferentes!

imagem de Denise Gisele de Britto Damasco

C'est cool!!! Tu as raison Larissa!!!

Tu sais, une Classe Découverte nous anime et nous fait sortir de notre routine de salle de cours.

Apprendre le français dans une ferme, c'est fantastique!!

Bravo!!!

Et ta participation, elle est toujours excellente!

Et Lais, elle a aimé la Classe? Demande-lui! Dis-lui d'écrire en français son expérience, si elle veut!

Bravo!!!!

imagem de Clara Moreira Lucini

J'adorerais cette jour!

J'ai adoré connaître cette ferme et le contact avec la nature! Parfait!

imagem de Victória Abreu

Le jour parfait :)

J'aime connaître cette ferme et la nature !

imagem de Denise Gisele de Britto Damasco

Le contact avec la nature!

Bonjour Clara,

Tu as raison, le contact avec la nature est important et surtout quand on a l'occasion de l'avoir entouré des amis et des camarades de classe.

Pour moi, en tant que professeure de langue française ce contact est fantastique parce que nous pouvons parler en français hors la salle de classe!

J'espère avoir d'autres classes découvertes!

imagem de Denise Gisele de Britto Damasco

Moi aussi, j'aime cette ferme!

Tu as raison Victoria: elle a belle la ferme et la beauté est important non seulement dans notre vie personnelle, mais aussi dans le cadre de l'apprentissage.

Pouvoir sortir de la salle de classe pour parler le français dans cette nature fantastique est un vrai cadeau pour moi!