Caderno IV: Áreas de Conhecimento e Integração Curricular

O caderno IV propõe a reflexão acerca do direito dos estudantes do ensino médio de serem inseridos no mundo formal dos conhecimentos produzidos e sistematizados pelas ciências, possibilitando a participação do aluno na dinâmica da sociedade. Para que esse objetivo seja alcançado é necessário refletir sobre o que são as áreas dos conhecimentos, o trabalho como principio educativo e a pesquisa como principio pedagógico, relacionando essas questões com as dimensões de trabalho, cultura, ciência e tecnologia.

Com a revolução científica, os conhecimentos que eram produzidos visando à unificação e a totalidade passaram a ser produzidos de forma fragmentada. Assim, o conhecimento foi especializando cada vez mais, como por exemplo, o estudo da natureza desde os primeiros filósofos até meados do século XIX era estudado na totalidade, mas com o desenvolvimento da ciência no século XX, foi fragmentando se em disciplinas, como, a física, biologia e a química, onde cada uma foi adquirindo um objeto próprio de estudo, isso fez com que cada professor trabalhasse sua disciplina em “caixas”, de forma individual.

Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares para o Ensino médio (DCEM) coloca a necessidade de organizarmos o currículo que visa interdisciplinaridade e que esteja em dialogo com os conhecimentos sistematizados pela ciência. Assim, o currículo deve ser construído em áreas de conhecimento, como Linguagens, matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Ou seja, ao mesmo tempo em que esses conhecimentos são específicos eles podem ser reagrupados, pois o estudo em partes isoladas não é eficiente, visto que distanciam da realidade humana.

O trabalho como princípio educativo propõe que o professor conduza o aluno a refletir sobre o mundo do trabalho como causa principal da existência humana, na qual o cidadão consciente irá agir intencionalmente, produzindo o mundo para si. Assim, podemos pensar nas dimensões da cultura, da ciência e da tecnologia como parte dessa produção.

A pesquisa, como principio pedagógico, é a forma como o professor trabalha, problematizando o conhecimento e fazendo com que o aluno questione, pergunte, e que o estudante faça relação entre teoria e prática, sendo levado pela curiosidade que conduz a novos conhecimentos. Dessa forma, o processo de ensino e aprendizagem deve conter a interdisciplinaridade e ser contextualizado, fazendo sentindo para o alunado, para que ele participe da dinâmica da sociedade de forma critica e consciente.