Brasília Sem Fronteiras

No plano federal, temos o programa Ciências Sem Fronteiras! No plano distrital, desde 2013 temos o Brasilia Sem Fronteiras. O ano passado, estudantes dos Centros Interescolares de Línguas de Brasilia foram para Washington - EUA para um curso de imersão em inglês.

Este ano, há prova para selecionar estudantes de CILs em inglês, francês e espanhol, totalizando 800 estudantes que viajarão para ter esta experiência de imersão em uma língua estrangeira!

Parabéns estudantes de CILs! Temos de investir em estudo de línguas durante o ensino médio, fortalecer o ensino de LE nas escolas regulares e nas escolas públicas e específicas. Quem disse que você não iria conhecer outro país ainda no Ensino Médio?

Se você já participou do BSF - Brasília Sem Fronteiras, conte aqui sua experiência!  

Comments

imagem de Jade Christinne da Costa de Paula dos Santos

Minha experiência no Programa "Brasília Sem Fronteiras"

Olá, meu nome é Jade Christinne! Tenho 17 anos e sou estudante do CIL 01 de Brasília. Venho compartilhar com vocês um pouco de minha experiência na primeira edição do programa "Brasília sem Fronteiras" em 2013. Sempre amei aprender idiomas. Comecei a estudar inglês na quinta série no CIL. Tive contato com o idioma e logo me apaixonei. Apaixonei-me pelo fato de que aquilo sempre me fez enxergar além da sala de aula. O aprendizado de um idioma sempre me possibilitou ir além do que imaginei que conseguiria. Logo comecei a me interessar pela cultura americana e quis conhecer aquele país. Tudo acerca de intercâmbio passou a me interessar. Se tornou um sonho pra mim. Porém, minha família nunca teve condições financeiras de custear este sonho. Até que, finalmente surgia o Programa que realizaria meu sonho e me faria viver a experiência mais incrível que teria. Sim, o Programa "Brasília sem Fronteiras". Passei na prova e mal podia acreditar no que acontecia! Estava prestes a realizar o que sempre sonhara. E assim aconteceu. Estive imersa por 4 semanas na cultura americana, especificamente em Washington DC, tendo oportunidade de conhecer ainda mais sobre aquele país. Tive a chance de aprimorar meu inglês, estudando na "Georgetown University - School of Continuing Studies" e vivi momentos incríveis. Este programa transformou minha vivência. Minha forma de enxergar não somente os Estados Unidos como também meu próprio País. Aprendi a valorizar aspectos de minha própria cultura e a respeitar aspectos de uma outra tão diferente. Pude crescer. Me enxergar como parte relevante do cenário global e influência em minha própria comunidade. Posso dizer, que uma experiência de intercâmbio nos faz vivos. Percebo hoje que posso fazer mais, posso fazer melhor. Posso ir mais alto. Posso fazer diferença. O programa "Brasília sem Fronteiras" mudou minha vida e mudará muitas outras. Me deu um senso de descoberta, uma paixão por conhecimento e definitivamente, um coração viajante. Me sinto pronta para ir além de minhas próprias fronteiras.

 

Espero que tenham gostado! Compartilho com vocês meu blog sobre a experiência incrível que vivi na viagem que conta mais sobre minha vivência e meu amor por viagens! 

 

http://girlwithoutborders.tumblr.com/

 

Com amor,

Jade C.

Vote neste Comentário
imagem de Luz Mariana Blet

Parabéns

Parabéns pela experiência Jade. É muito bom ver o relato de uma estudante que conseguiu realizar um sonho de conhecer outro país e outra cultura e perceber que isso não está tão longe de nós quanto pensamos. Continue publicando no seu blog as suas experiências, isso com certeza ajudará outros jovens com os mesmos objetivos.

Vote neste Comentário
imagem de Denise Gisele de Britto Damasco

Uma vivência muito especial

Jade,

Seu relato nos mostra como sua vivência nesta imersão foi significativa para você. Vejo como outros/as jovens como você pretendem fazer o mesmo e por isto já se inscreveram na segunda edição deste programa. 

Acredito que o ensino de linguas no ensino médio pode proporcionar esta vivência especial em outros mundos, outras culturas e outras possibilidades para vocês..assim quando vocês chegam na Universidade, já tiveram experiências marcantes.

Quantos projetos surgem a partir de uma imersão desta!

Isto é mesmo muito maravilhoso.

Vamos te acompanhando pelo seu blog. Parabéns!

 

Vote neste Comentário