Racismo

Racismo reverso

Em quase todas as discussões sobre racismo, aparece alguém para dizer que já sofreu racismo por ser branco ou que conhece um amigo que sim. Pessoa, esse texto é para você.

Não existe racismo de negros contra brancos ou, como gostam de chamar, o tão famigerado racismo reverso. Primeiro, é necessário se ater aos conceitos. Racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas. A população negra sofre um histórico de opressão e violência que a exclui.

“Deixar de ser racista, meu amor, não é comer uma mulata!”

 A seguir, cinco considerações sobre elogios racistas

Charô Nunes, Blogueiras Negras

 

O jovem negro no Brasil nos dias de hoje

Apesar de um aumento nas pesquisas educacionais que tratem sobre o racismo e processos discriminatórios contra jovens negros, presencia-se cada vez mais no Brasil cenas de violência e crimes bárbaros. Esses crimes vem acontecendo a todo o momento e em todos os espaços, estando a desigualdade social entre uma das principais causadoras de tal situação. 

Ineqüidade social X genética

Neste vídeo, após uma pergunta preconceituosa, o astrofísico Neil deGrasse Tyson, um dos maiores divulgadores científicos de nosso tempo, responde sobre o baixo número de negros e mulheres como pesquisadores científicos.

Racismo no futebol. Até quando?

Na partida de domingo (27) entre Barcelona e Villarreal pelo Campeonato Espanhol,  o jogador brasileiro Daniel Alves, mais uma vez, foi vítima de racismo por parte de torcedores espanhóis.

Durante uma cobrança de escanteio, foi atirado ao campo, na direção do jogador uma banana.

A resposta dele para esse ato vergonhoso, foi categórica: ele se abaixou, pegou a banana e a comeu.

Nosso racismo é um crime perfeito

O antropólogo Kabengele Munanga fala sobre o mito da democracia racial brasileira, a polêmica com Demétrio Magnoli e o papel da mídia e da educação no combate ao preconceito no país

Por Camila Souza Ramos e Glauco Faria

Fórum – O senhor veio do antigo Zaire que, apesar de ter alguns pontos de contato com a cultura brasileira e a cultura do Congo, é um país bem diferente. O senhor sentiu, quando veio pra cá, a questão racial? Como foi essa mudança para o senhor?

Gritaram-me negra

“ Me gritaram negra" (Victoria Santa Cruz)

Respeitem meus cabelos, brancos - Chico Cesar

Este vídeo retrata a questão do respeito as diferenças etnicas raciais. Excelente para ser trabalhado em sala de aula.

 

Postado durante a oficina de tags realizado no CEP Rosilda de Souza Oliveira.

Por: Maria Cristina; Estela; Rosmary; Luci

A mulher negra e o sexo frágil

Com tantos abusos aos quais as negras são sujeitas, destruir um estereótipo de fragilidade não é nem de longe uma de suas demandas mais urgentes

Por Jarid Arraes, no Blogueiras Negras

Sobre a morte de nove pessoas em confronto com o Bope no Complexo da Maré RJ, e as manifestações no Brasil.

 

"O tiro nas manifestações que ocorrem na zona sul e no Centro é de borracha. Aqui na favela, não", disse Patricia Vianna, representante da ONG Redes da Maré, ao Portal Terra.

Racismo no Brasil e no mundo, uma coleção de exemplos.

Piadas sobre negros ainda são usadas para desqualificar e marginalizar essa parcela da população, critica o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Dagoberto José da Fonseca, que pesquisa o tema desde a década de 1980. "Esse tipo de piada, de brincadeira, que não é nada inocente, tem o objetivo de rebaixar, de inferiorizar, de desqualificar o negro, de mostrá-lo como um animal, incompetente ou estigmatizar uma situação de pobreza pela qual passa boa parte dessa população."

Chico Buarque fala sobre o racismo no Brasil

Em uma entrevista sobre o racismo no Brasil, Chico Buarque levanta questões relacionadas a não superação de tal questão pelos brasileiros. Sua tese é de que não há mais "brasileiros brancos" no Brasil e, em um dos trechos, Chico relata a agressão que sua filha, Helena Buarque, e seu genro, Carlinhos Brown, sofreram num condomínio classe média na Gávea, no Rio de Janeiro, em decorrência da cor de pele do seu genro e de seus netos. Por conta disso, eles teriam deixado de ficar neste local quando vão ao Rio.

Trote com saudação nazista provoca acusações de racismo na UFMG

Um trote realizado por alunos da Faculdade de Direito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) na última sexta-feira (15) levou a acusações de racismo e sexismo na internet depois que duas fotos da “brincadeira” passaram a circular nas redes sociais.

Em uma delas, uma caloura aparece amarrada e pintada de preto enquanto um veterano a puxa por uma corrente. Ela carrega um cartaz em que é chamada de “Caloura Chica da Silva”, em referência à escrava que viveu em Minas Gerais no século 18.

Juventude Viva

A reportagem aborda importantes temáticas sobre o cenário atual do Brasil em relação à juventude negra.

O programa Juventude Viva prevê: período integral nas escolas estaduais, criação de espaços culturais em territórios violentos, estímulo ao empreendorismo juvenil através da economia solidária e a capacitação dos profissionais que atuam com os jovens, especialmente a polícia.

Racismo é burrice?

Quantas vezes escutamos falar em racismo sem de fato refletirmos sobre essa tematica... Em varias escolas temos projetos que perpassam sobre a história e cultura Afro Brasileira, e na sua escola, como se desenvolve essa tematica? Seus professores conversam sobre o tema? E sobre a musica do Gabriel Pensador, você já a conhecia? O que pensa a respeito da letra?

Confira a letra da musica na integra:

Racismo É Burrice (nova Versão De Lavagem Cerebral)
Gabriel O Pensador

Divulgar conteúdo